quarta-feira, 17 de março de 2021

7 razões para utilizar a bicicleta como transporte diário

Ciclista em uso de bicicleta diário


Quem pedala sabe que estão chegando novos ciclistas a cada dia. E isso não é especulação, é fato! Porém, muitos ainda têm receio de entrar nesse mundo - seja para lazer ou para os deslocamentos diários. Nessa publicação vamos listar algumas vantagens e benefícios do uso da bicicleta, seja para a saúde do bolso ou saúde do corpo.


Além de ser um veículo que não polui, a bicicleta é silenciosa, econômica, discreta e acessível.


A Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco e mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mariana Oliveira da Silveira tem uma série de artigos que falam sobre os benefícios da bicicleta como meio de transporte.


Conforme registrado por Mariana, "a bicicleta é o meio de transporte mais rápido e eficiente nos trajetos urbanos curtos, além de garantir uma melhor acessibilidade à população".


Na dissertação "Mobilidade sustentável: a bicicleta como um meio de transporte integrado", Silveira destaca alguns pontos benéficos sobre o uso da bike. Vale a pena ler toda a dissertação!


1- Bicicletas são veículos acessíveis


A bicicleta é um meio de transporte democrático, que possibilita o deslocamento de maneira econômica, limpa e eficaz.


2 - Economia


Bicicletas, em geral, possuem baixo valor de aquisição, manutenção e não necessita de abastecimento. Assim, há redução de parte do orçamento familiar que seria destinado aos carros.


Observação: sabemos que há bicicletas mais caras, mas estamos focando no uso diário!


3 - Bicicletas são eficientes no uso urbano


Em distâncias menores que 7 km, o uso da bicicleta é mais eficiente que o automóvel, além de ser flexível no deslocamento e apresentar a facilidade de parada em locais de interesse. É uma ótima opção para quem não gosta do estresse que o trânsito causa.


4 - O uso da bicicleta é saudável


Diversas pesquisas apontam que o uso da bicicleta melhora o sistema imunológico e a circulação sanguínea, reduz o colesterol e o estresse, ajuda no controle da pressão arterial e fortalece o coração. Mas lembre-se que é importante realizar sempre um acompanhamento médico das suas condições de saúde.


5 - Sustentável


Usar bicicletas é ter um modo de deslocamento que faz uso eficiente das vias públicas. Além disso, utiliza pouco espaço para estacionar. As bicicletas também são o meio de transporte que apresentam menor consumo de energia primária em MJ (Mega Joule) por passageiro/km (a Mariana Oliveira da Silveira fala disso na dissertação! Dê uma lida).


6 - Bicicleta é meio de transporte limpo


Bicicletas utilizam a energia humana, não emitem ruídos, não gastam combustíveis fósseis e não poluem. Todos esses fatores beneficiam a qualidade do ar.


7 - Divertido


Pedalar permite descobrir melhor o seu bairro, a sua cidade e espaços públicos. E o melhor de tudo: aumenta o vigor do seu corpo, estimula o funcionamento da sua mente e trabalha melhor os sentidos, facilitando a interação entre pessoas.

Compartilhe essa publicação!


Mais posts relacionados

4 comments:

  1. E ótimo pedalara alem de ser saudável e economia.

    ResponderExcluir
  2. Pedalar e o ótimo exercício físico mente o corpo e alma

    ResponderExcluir
  3. Salve. Quero muito ir para o litoral santista (Santos, Praia Grande ou São Vicente) de bike , mas gostaria primeiro de saber se é permitido, quais cuidados tomar e melhor trajeto para essas três localidades? Referência: Terminal Cidade Tiradentes - Conjunto Habitacional Castro Alves, São Paulo - SP, zona leste.Tenho 65 anos, sou fotógrafo amador e gostaria de registrar a jornada ida e volta. No aguardo, grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  4. Salve. Quero muito ir para o litoral santista (Santos, Praia Grande ou São Vicente) de bike, uma Caloi Velox, aro 29. Mas gostaria primeiro de saber se é permitido, quais cuidados tomar e melhor trajeto para essas três localidades? Referência de partida: Terminal Cidade Tiradentes - Conjunto Habitacional Castro Alves, São Paulo - SP, zona leste.Tenho 65 anos, sou fotógrafo amador e gostaria de registrar a jornada ida e volta. No aguardo, grato pela atenção.

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2018-2023 Foto e Bike • Direitos reservados | Escreva-nos: blogfotoebike@gmail.com
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top