quinta-feira, 6 de maio de 2021

Bicicleta é o meio de transporte que se associa com mais benefícios à saúde, diz estudo

Pessoas andando de bicicleta


Em estudo liderado pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) a bicicleta aparece como o meio de transporte que se relaciona com o maior número de benefícios para a saúde, estando associada a uma melhor autopercepção de saúde, melhor saúde mental e menor sensação de solidão.

 

Os meios de transporte incluídos no estudo foram  carros, motocicletas, transporte público, bicicletas elétricas, bicicletas e caminhada. Os efeitos de todos eles foram estudados separadamente e em combinação.

 

A investigação, desenvolvida no âmbito projeto europeu PASTA, foi realizada em sete cidades europeias - Antuérpia, Barcelona, ​​Londres, Örebro, Roma, Viena e Zurique. Mais de 8 mil pessoas responderam a um questionário inicial e, destes, mais de 3,5 mil fizeram um teste final com diferentes questões sobre transporte e saúde. As questões sobre saúde mental destacaram o conhecimento de suas quatro dimensões principais (ansiedade, depressão, perda de controle emocional e bem-estar psicológico), vitalidade (nível de energia e fadiga) e percepção de estresse. Também questionaram sobre as relações sociais, como sentimento de solidão e contato com familiares e/ou amigos.

 

As conclusões, publicadas na revista Environment International, indicam que a bicicleta foi o meio de transporte com os melhores resultados em todas as análises. Esteve associada a uma melhor autopercepção de saúde geral, melhor saúde mental, maior vitalidade e menor autopercepção de estresse e sentimento de solidão. Após as bicicletas, a caminhada ficou em segundo lugar e foi associada à autopercepção de boa saúde geral, maior vitalidade e maior contato com a família e/ou amigos.

 

A investigadora do ISGlobal e primeira autora da publicação, Ione Avila-Palencia, explica que "este é o primeiro trabalho que relaciona a utilização de múltiplos meios de transporte urbano com efeitos sobre a saúde, como saúde mental ou contatos sociais". "Dessa forma, podemos analisar os efeitos de forma mais realista, uma vez que as pessoas que vivem nas cidades hoje tendem a usar mais de um meio de transporte", afirma a pesquisadora.

 

Além do ciclismo e da caminhada, os resultados para os demais meios de transporte analisados ​​não foram totalmente conclusivos.


Foto de destaque: Yoav Aziz/Unsplash

Compartilhe essa publicação!


Mais posts relacionados

0 comments:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018-2023 Foto e Bike • Direitos reservados | Escreva-nos: blogfotoebike@gmail.com
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top