quarta-feira, 2 de junho de 2021

Homem dá cotovelada em mulher que pedalava em ciclovia no Rio



Circula pelas redes sociais o vídeo que registra o momento em que um homem dá uma cotovelada e derruba uma ciclista na enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro. O caso ocorreu em 22 de maio e está gerou grande repercussão e revolta em ciclistas de várias regiões.

Nas imagens (confira o vídeo) é possível ver que a mulher circulava em sentido correto e que havia espaço para o homem passar sem a atingir, visto que momentos antes outros (correndo lado a lado) passaram sem problemas.

O blog Foto e Bike entrou em contato com a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) e a instituição informou que esse episódio configura uma agressão.

"Neste tipo de ocorrência, guardas municipais e policiais militares atuam mediante flagrante do crime ou acionamento da vítima, conduzindo os envolvidos (acusado e vítima) para a delegacia, para que seja realizado o registro da ocorrência".

A GM-Rio ainda informou que não fez o flagrante do caso ocorrido na enseada de Botafogo.

Questionada sobre o que está sendo feito para diminuir ou coibir esse tipo de ocorrência, a GM-Rio que "realiza ações diárias de fiscalização de trânsito e também com o foco no ordenamento urbano e para coerção de delitos em todas as regiões da cidade por meio de rondas ou em postos fixos".

O agressor é um policial civil


O G1 noticiou que o autor da agressão à ciclista é o policial civil Marius Brandão. A reportagem do portal de notícias tentou contato com Marius, mas o mesmo não quis comentar o caso. "Não tenho nada para falar com você", disse ele.

O caso da cotovelada de Marius Brandão à ciclista, em Botafogo, está sendo apurado pela Corregedoria da Polícia Civil do Rio de Janeiro que afirmou que "tomará as medidas cabíveis".  

Pedestres podem circular em ciclovias


Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ciclovias são pistas próprias destinadas "à circulação de ciclos", separadas fisicamente do tráfego comum. Pela definição, não é permita a circulação de pedestres sobre ela.

O tema gera bastante discussão, mas, como já é regulamentado por lei, não há o que fazer exceto respeitar.

No caso do Rio de Janeiro, há regras de conduta e uso das ciclovias e áreas de lazer da cidade que reforçam o que diz o CTB. No município não é permitido o trânsito de pedestres na ciclovia, sendo este um espaço destinado aos ciclistas. "Além de ser uma infração, esse tipo de conduta pode causar acidentes graves".

"Uma coisa que todo ciclista deve ter em mente é que a bicicleta é um veículo como qualquer outro. Então é obrigatório respeitar as regras de trânsito na ciclovia, dando preferência aos pedestres nas faixas e respeitando o limite de velocidade de 20km/h – e só pode pilotar na ciclovia quem tem mais de 16 anos. Entre as proibições, estão incluídas a contramão e as manobras em zigue-zague, que atrapalham os demais ciclistas e podem causar acidentes", afirma a Prefeitura do Rio de Janeiro em matéria publicada no site do governo municipal.
Compartilhe essa publicação!


Mais posts relacionados

0 comments:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018-2023 Foto e Bike • Direitos reservados | Escreva-nos: blogfotoebike@gmail.com
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top