terça-feira, 30 de novembro de 2021

Maratona do Cipó marca encerramento da Santander Brasil Ride Espinhaço

Maratona do Cipó marca final da Santander Brasil Ride Espinhaço 2021 - Foto: Fabio Piva / Santander Brasil Ride


A estreia da Santander Brasil Ride Espinhaço no ciclismo nacional entre os dias 14 e 18 de dezembro, em Conceição do Mato Dentro (MG), vai ter uma corrida única para os amantes do esporte. Será a Maratona do Cipó, programada para o último dia do evento e responsável por encerrar com "guidão de ouro" a ultramaratona que terá a maior premiação da história do ciclismo brasileiro.

"Além de termos os atrativos de os participantes poderem chegar um dia antes e assistir aos melhores ciclistas do país e do mundo competindo sexta-feira (17) no cross country olímpico, e no dia seguinte pedalar pelas mesmas estradas e trilhas ao lado deles, a região do Espinhaço permite aos visitantes conhecerem lugares lindos. Para cada lado que você olha, o visual é deslumbrante e a riqueza de momentos que a natureza propicia chama muito a atenção. Quem for para a Maratona do Cipó, não vai se arrepender", comenta Mario Roma, fundador da Santander Brasil Ride.

Com um percurso de 56 km e 2.086m de altimetria acumulada na sua prova principal. Também há espaço para aqueles que optarem por um desafio menos intenso: esses poderão se inscrever na categoria tour, com 27 km de extensão e 950m de desnível altimétrico.

Com largada e chegada na arena Santander Brasil Ride, os ciclistas iniciam o percurso no centro da cidade, para então subirem a Serra da Ferrugem, um dos conjuntos de montanhas que cercam Conceição do Mato Dentro. Uma subida longa, porém não tão íngreme. Do alto, tem-se uma linda vista panorâmica do município, enxergando também o alto da Serra do Espinhaço, que foi tombada pela UNESCO em 2006, como Reserva da Biosfera, também integrando o Circuito Nacional da Serra do Cipó.

Os participantes da Maratona do Cipó também passam ao lado do "Pico do Soldado", que faz parte da Serra da Ferrugem e é o ponto mais alto de Conceição do Mato Dentro, recebendo este nome por sua semelhança a um soldado descansando com seu cão, como reza a lenda. Do Pico é possível descortinar uma bela paisagem, com grande amplitude visual para todos os lados, sendo uma importante referência geográfica na região, inclusive para o tráfego aéreo regional, com local para saltos de asa delta e paraglider. 

No final da Maratona, o percurso segue pelo Parque Natural Municipal do Salão das Pedras, criado em dezembro de 1999, com uma área de 857 hectares, que também margeia a cidade. Lá, estão sendo construídas trilhas no estilo de um bike park, um paraíso para o mountain bike. O Salão de Pedras é considerado no Brasil e no exterior o melhor local do País para a prática de escalada na modalidade boulder (escalada em pequenos blocos praticada sem o uso dos equipamentos de segurança). Local de clima agradável, que também permite uma visão panorâmica da cidade, ideal para observar o nascer e o pôr do sol e os astros. Encontram-se nesse local sítios arqueológicos que datam de 5 mil anos.

Programação da Maratona do Cipó


A disputa que encerra a Santander Brasil Ride Espinhaço tem retirada de kit na sexta-feira, entre 8h e 15h, na arena Santander Brasil Ride. Quem optar por retirar o kit no dia da prova, precisa fazê-lo entre 7h30 e 8h30. Enquanto a largada da disputa principal será às 10h, a categoria tour tem seu início logo em seguida, às 10h30.

A inscrição para a prova pode ser feita no hotsite da competição.

Foto: Fabio Piva / Santander Brasil Ride
Compartilhe essa publicação!


Mais posts relacionados

0 comments:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018-2023 Foto e Bike • Direitos reservados | Escreva-nos: blogfotoebike@gmail.com
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top