quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Projeto com texto de associação dos ciclistas é aprovado na Câmara Municipal de Petrópolis

Ciclistas em passeio pelas ruas de Petrópolis (RJ) - Foto: Denis Eletherio / WhatsApp

Com texto que teve contribuição da Associação dos Ciclistas de Petrópolis (Acipe), a Câmara Municipal de Petrópolis (RJ) aprovou uma Indicação Legislativa para que o prefeito da cidade crie um projeto de lei dispondo sobre a concessão de desconto no IPTU às empresas que incentivarem o uso de bicicleta pelos seus funcionários e clientes.

A Indicação foi apresentada pela presidente da Comissão Especial de Mobilidade Cicloviária, vereadora Gilda Beatriz (PSD), que destacou que "o uso da bicicleta como modal de transporte, é um tema amplamente debatido e a sua implementação é tida como política pública nas cidades mais desenvolvidas do mundo".

De acordo com a presidente da Acipe, Isabella Guedes, a associação teve participação ativa no texto da Indicação Legislativa apresentada ao plenário da Câmara Municipal. A associação dos ciclistas "apresentou algumas ideias baseadas em outras leis e projetos de outras cidades, tanto no Brasil quanto no exterior, e a da redução do IPTU foi uma delas".

Isabella destacou que os ciclistas de Petrópolis sempre enviam propostas à Acipe para serem discutidas e recordou que em 2021 foi feita ampla pesquisa na cidade para determinar o perfil do ciclista petropolitano. Na ocasião, foram entrevistadas mais 700 pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte.

"A gente viu que tem uma demanda muito grande de pessoas que usam a bicicleta para ir para o trabalho diariamente, pessoas que são clientes e usam a bicicleta para se deslocar até o comércio", afirmou Isabella.

A presidente da Acipe contou que uma das dificuldades apontadas várias vezes é a dificuldade de encontrar locais para estacionar a bicicleta de forma segura. Outro ponto observado é que, em geral, nos locais para onde os ciclistas se deslocam "não tem uma água gratuita, um banheiro e muitas vezes, para os funcionários principalmente, não tem chuveiro para tomar banho".

"Muitas vezes ele (ciclista) se desloca por grandes distâncias e gostaria de tomar um banho, seja na chegada para o trabalho ou depois para sair. Por ser ciclista, ele não tem esse tipo de direito", comentou a presidente da Acipe.

Como resposta, estimular as empresas de Petrópolis a incentivar o uso da bicicleta diariamente pode promover uma mudança que não demanda alto investimento. Como destaca o texto da Indicação Legislativa, "o uso da bicicleta como alternativa de transporte é parte fundamental da mobilidade urbana em nossa cidade". Seguindo o exemplo de cidades do exterior, no Brasil algumas cidades já estão se mobilizando para incentivar empresas ao estímulo ao uso da bicicleta.

"A gente entendeu que seria uma forma interessante de estimular as empresas a investir para facilitar a vida do seu funcionário que usa a bicicleta como meio de transporte. Várias cidades criam esse estímulo. Então, a empresa que atender a uma série de especificações receberia esse selo e também receberia um desconto no IPTU", explicou Isabella.

A Indicação Legislativa foi encaminhada pela Câmara Municipal de Petrópolis à Prefeitura Municipal e agora aguarda análise do prefeito para criar projeto de lei dispondo sobre a concessão de desconto no IPTU às empresas que incentivarem o uso de bicicleta.

Foto: Denis Eletherio / WhatsApp

Compartilhe essa publicação!


Mais posts relacionados

0 comments:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018-2023 Foto e Bike • Direitos reservados | Escreva-nos: blogfotoebike@gmail.com
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top