sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Conheça a draisiana, curioso veículo que deu origem às bicicletas



Um veículo movido à propulsão humana, com rodas alinhadas, selim e um local para guiar fazendo a roda da frente mudar de direção para contornar uma curva. Pela descrição você deve ter pensado que é uma bicicleta, certo? Porém é algo mais antigo. Trata-se da draisiana, precursora das bikes e sim, a foto que você viu acima é um veículo desse.

A draisiana é um veículo inventado em 1817 e recebeu esse nome em homenagem ao seu inventor, o barão alemão Karl Christian Ludwig Drais von Sauerbronn. Ela entrou para a história por contribuir com o desenvolvimento da bicicleta e foi o primeiro veículo propulsão humana com duas rodas alinhadas para o qual há evidências.

Construída geralmente com madeira reforçada com elementos de ferro, apesar da draisiana ser movida à propulsão humana, ela não tinha pedais. Para andar, era necessário que o condutor empurrasse o veículo com os pés no chão para ganhar velocidade. Essa característica fez com que Karl Drais desse o primeiro nome do equipamento de laufmaschine (máquina andante).

A invenção da draisiana por Karl Drais se baseava na ideia de que uma pessoa desperdiçava muita força ao ter que caminhar. Com o uso da draisiana só era preciso impulsionar o veículo, economizando força e sendo mais veloz do que em uma caminhada.

Draisianas eram os veículos à propulsão humana mais rápidos da época


Em termos de velocidade, a precursora da bicicleta foi o veículo de propulsão humana mais rápido do mundo naquele período. A draisiana alcançava médias de 15 km/h, o que considerando a qualidade das estradas e à baixa eficiência do sistema de propulsão adotado, era um fato incrível.

Andando de draisiana - Foto: Captura de imagem / Filme Our Hospitality


Contudo, houve ocasiões específicas em que a média de velocidade da draisiana foi maior. Em 1819, durante a primeira competição com esse veículo, um alemão percorreu os 10 km do percurso em pouco mais de 31 minutos, registrando uma velocidade média de 20 km/h, um feito notável dada a qualidade péssima das estradas.

Draisianas e as balance bike para crianças


O legado da draisiana inventada pelo barão alemão Karl Drais permanece até hoje. O formato evoluiu e surgiram bicicletas surgiram com pedais e rodas grandes (as bicicletas penny farthing) e desde então outras bicicletas com sistema de transmissão mais eficiente. Porém, ainda existe um modelo de bicicleta que remontam ao tempo das draisianas: são as balance bikes.

Criança em uma balance bike - Foto: Jeremy Miles / CC BY-SA 2.0 como o original


Também conhecidas como bicicletas de equilíbrio, as balance bikes são utilizadas por crianças a partir de 2 anos para que aprendam a se equilibrar. Lógico que o design foi completamente aprimorado, mas após ver uma criança andando de balance você vai entender mais o menos como era feito lá no século XIX.

Quer ver como se andava de draisiana?


O filme Our Hospitality, de 1923, mostra duas cenas onde é possível ver o personagem andando em uma draisiana, esse veículo que faz parte da história da bicicleta. Confira o no vídeo abaixo.

Compartilhe essa publicação!


Mais posts relacionados

0 comments:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018-2023 Foto e Bike • Direitos reservados | Escreva-nos: blogfotoebike@gmail.com
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top