sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Ituporanga vai criar rota de cicloturismo nos moldes do Vale Europeu

Ciclista em bicicleta com alforjes para cicloturismo e cicloviagem


A cidade de Ituporanga (SC) vai implantar uma rota de cicloturismo nos moldes do que já existe no circuito Vale Europeu Catarinense. O projeto foi apresentando na segunda semana de fevereiro (2022) durante reunião na Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi).

Segundo informações da prefeitura Ituporanga, a criação da rota de cicloturismo no município já estava sendo estudada desde 2021. A intenção é criar um circuito que liga Ituporanga a Serra Catarinense, passando por Petrolândia, Otacílio Costa, Palmeiras, Lages, Urupema, Urubici, Bom Retiro, Chapadão Lageado e retornando para Ituporanga.


A criação da rota de cicloturismo vai atrair mais visitantes para a cidade de Ituporanga. Hoje o município conta com mais de 50 atrativos turísticos e deve receber ainda mais visitantes com o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor que deve ser inaugurado ainda no primeiro semestre deste ano. A expectativa é que Ituporanga se torne uma referência no turismo a nível estadual e nacional, e a busca em incentivar o turismo por meio da bicicleta faz parte desse objetivo.  

O presidente da Fexponace, Paulo Roberto Ribeiro, salienta que a rota de cicloturismo é mais uma opção para os visitantes, especialmente os amantes de duas rodas. "O que era projeto agora começa a virar realidade e teremos também algo voltado ao cicloturismo já que o número de pessoas que gosta de andar de bicicleta como prática de atividade física e hobby está crescendo. São pessoas que virão para nossa cidade, vão conhecer o município e contribuir com a economia local", comentou.

Durante os próximos dias um grupo de Blumenau (SC) estará em Ituporanga para discutir a implantação da rota de cicloturismo. A ideia é criar vários trajetos sinalizados e com pontos de apoio para os ciclistas. Para isso a Administração Municipal segue trabalhando em conjunto com a Amavi e fazendo parcerias com pessoas e empresas.

Ituporanga também ganhará rota de peregrinação


A cidade também terá em breve uma rota de peregrinação religiosa que é o Caminho do Louvor, idealizada pelo empresário Eduardo Bittelbrum e que está em fase de implantação.  Ela vai ligar o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor, em Ituporanga, ao Santuário de Santa Paulina em Nova Trento.


O percurso base tem cerca de 150 quilômetros de distância por estradas não pavimentadas, baixo fluxo de veículos e com grande oferta de riqueza natural, buscando proporcionar aos peregrinos momentos de reflexão e inspiração, de maneira segura, sinalizada e estruturada.

Texto com informações da Prefeitura de Ituporanga
Foto: Fernando Northpak/Pixabay
Compartilhe essa publicação!


Mais posts relacionados

0 comments:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018-2023 Foto e Bike • Direitos reservados | Escreva-nos: blogfotoebike@gmail.com
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top