sexta-feira, 4 de março de 2022

CBC define ciclistas de estrada para disputa dos Jogos Sul-Americanos da Juventude

Training camping da CBC


Visando selecionar os atletas mais bem qualificados e prezando por um processo de seleção justo, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) realizou um Training Camp avaliativo, entre os dias 25 e 27 de fevereiro para definir a delegação de ciclismo que disputará os Jogos Sul-Americanos da Juventude em Rosário na Argentina, entre os dias 28/04 e 08/05.

O programa dos Jogos contempla a participação apenas do ciclismo de estrada com atletas nascidos entre os anos de 2004 e 2005, nas provas de critérium e revezamento misto, portanto as avaliações foram direcionadas para os aspectos determinantes para estas provas.


No dia 25 aconteceram os testes de laboratório, avaliando medidas antropométrica e de desempenho num ciclo ergômetro da Watt Bike, marca considerada referência mundial no cenário mundial. Desta forma os atletas podem ser comparados em nível internacional também.

Os testes de campo foram realizados nos dias 26 e 27, no Centro Nacional de Ciclismo da CBC, localizado em Londrina (PR) o qual oferece as condições seguras para realização dos mesmos. O objetivo dos testes foi avaliar a força especial, potência aeróbia, além da técnica e tática.

A comissão avaliadora foi composta por profissionais altamente qualificados e com a presença de um membro da Comissão de Atletas da CBC. 

“É sempre muito difícil compor uma delegação, nossa vontade é de poder levar todos, mas sabemos que existem restrições. Porém desta forma foram selecionados os atletas de forma justa e os que não foram desta vez, esperamos que continuem empenhados para oportunidades futuras. O Training Camp faz parte do programa de desenvolvimento de ciclistas da CBC, que visa a identificação de talentos e conscientização dos jovens atletas para a carreira esportiva, por meio de palestras e disponibilização de informações,” relatou José Luis Vasconcellos, Presidente da CBC.


Além das avaliações, os atletas participaram de palestras sobre a carreira do atleta, sistema de preparação esportiva, treinamento e doping, na ocasião os atletas aproveitaram para esclarecer dúvidas e compartilharem informações.

Participaram do processo de avaliação 20 atletas, sendo 10 homens e 10 mulheres, segundo a comissão técnica as disputas foram muito acirradas e a escolha dos atletas se deu pela análise de todos as variáveis mensuradas, dando-se um peso maior para as provas de campo. Desta forma foram selecionados cinco atletas de cada gênero, sendo um suplente:

• Ana Julia Santos Alves – Equipe de Rolândia
• Ana Laura Oliveira Moraes - Audax/CT Vilela/ Bike Show
• Isabela Letícia Schuster – Equipe de Rolândia
• Jaisson Madeira Bressolin – Z6 Cycling Team
• João Roberto da Silva – Clube Maringaense de Ciclismo
• Julio Mateus Antunes Silva - Equipe de Santos
• Luana Ferreira da Silva – Equipe de Rolândia
• Mayra da Costa e Silva – Equipe de Santos
• Pedro Henrique Kunst – Equipe Acivas
• Werik Kauã Domingos – Equipe de Santos

Foto: Divulgação / CBC
Compartilhe essa publicação!


Mais posts relacionados

0 comments:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018-2023 Foto e Bike • Direitos reservados | Escreva-nos: blogfotoebike@gmail.com
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top