quarta-feira, 2 de março de 2022

Rússia e Belarus são proibidas de participar das provas da UCI



A União Ciclística Internacional (UCI) proibiu as seleções de ciclismo da Rússia e Belarus de participarem em quaisquer eventos do calendário internacional da entidade máxima do ciclismo. A decisão foi tomada devido aos russos terem invadido a Ucrânia no dia 24 de fevereiro.

O Comité de Gestão da UCI se reuniu no dia 1º de março em sessão extraordinária para debater a situação na Ucrânia e as medidas que a entidade pretende tomar a este respeito.

"A UCI expressa novamente sua grande preocupação com a situação na Ucrânia e condena firmemente a agressão dos governos russo e belarusso e seu desrespeito à trégua olímpica. A UCI deseja ver um retorno à paz o mais rápido possível e pede o respeito aos valores olímpicos. Com efeito, o desporto em geral e o ciclismo em particular são veículos de paz, amizade, solidariedade e tolerância", diz a nota da instituição.


A UCI decidiu oferecer apoio à comunidade de ciclismo ucraniana e se comprometeu a receber atletas ucranianos no Centro Mundial de Ciclismo da UCI (WCC), seu centro de educação e treinamento em Aigle, na Suíça. 

Após parabenizar as decisões tomadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) no dia 28 de fevereiro e resolveu aplicar as mesmas ao ciclismo.

Dessa forma, as seleções nacionais russas e belarussas não estão autorizadas a participar em quaisquer eventos do Calendário Internacional da UCI a partir do dia 2 de março de 2022.

Dentre as medidas, também foi anunciado que 6 equipes perderam o estatuto de Equipe UCI, sendo três da Rússia e três da Belarus.


Todos os eventos da Rússia e Belarus que constavam no calendário internacional da UCI para 2022 foram cancelados e a entidade não aceitará novos pedidos de registro. As camisas dos campeões nacionais da Rússia e Belarus estão proibidas.

Ainda na série de medidas, a UCI pontuou que "proíbe os organizadores de eventos do Calendário Internacional da UCI de convidar clubes russos e belarussos, equipes regionais ou mistas" E garantiu que não nomeará comissários internacionais russos ou belarussos para eventos até novo aviso.

"A UCI deseja esclarecer que os titulares de licenças da Rússia e da Belarus estão autorizados a participar em eventos do Calendário Internacional da UCI com suas respectivas equipes, desde que estejam inscritos em uma equipe da UCI que não seja russa nem belarussa. Os pilotos russos e belarussos também podem participar nos eventos do Calendário Internacional da UCI se a inscrição individual for autorizada".

"A decisão de não impor uma proibição geral aos atletas russos e belarussos em todos os eventos internacionais baseia-se na obtenção de um equilíbrio de todos os interesses. Em particular, trata-se de levar em consideração os direitos contratuais dos pilotos e equipes em questão, e não penalizar injustamente as equipes que não são russas ou belarussas", diz a nota da UCI.
Compartilhe essa publicação!


Mais posts relacionados

0 comments:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018-2023 Foto e Bike • Direitos reservados | Escreva-nos: blogfotoebike@gmail.com
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top