quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Imposto de importação de bicicletas vai cair três vezes em 2021

Será que agora o preço das bicicletas vai cair?

Imagem referencial. Foto: Christin Hume/Unsplash

Foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 18 de fevereiro, a redução do imposto de importação de bicicletas, que atualmente é de 35%.


A medida havia sido anunciada no dia anterior pelo presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), nas redes sociais.


Com a resolução, o imposto sobre a importação de bicicletas que era de 35%, sofrerá uma queda, indo para 30% em no primeiro dia de março de 2021. Em 1º de julho do mesmo ano haverá nova redução: o imposto irá para 25%.


A partir de 1º de dezembro de 2021, as bicicletas sairão da Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (TEC) e nova queda do imposto de importação do produto irá ocorrer, indo a alíquota para 20%.


Redução de impostos, seja bem-vinda. Esperamos que a queda dos preços venha junto!

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sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Bicampeão de F1, Fernando Alonso é atingido por carro enquanto pedalava

Fernando Alonso durante um pedal. Foto: Fernando Alonso/Instagram

O bicampeão mundial de Fórmula 1, Fernando Alonso, foi atingido por um carro enquanto treinava de bicicleta nos arredores de Lugano, na Suíça nesta quinta-feira, 11 de fevereiro.

De acordo com a Alpine F1 Team, equipe do piloto espanhol, "após seu acidente de bicicleta ontem, Fernando Alonso foi mantido sob observação em um hospital na Suíça. Os médicos descobriram uma fratura em seu maxilar superior e realizaram uma operação corretiva com sucesso".


"Os médicos descobriram uma fratura em sua mandíbula superior e conduziram uma operação corretiva com sucesso. A equipe médica responsável está satisfeita com o progresso dele. Fernando vai ficar em observação no hospital mais 48 horas", afirmou a equipe Alpine em comunicado.


A polícia local emitiu comunicado confirmando o que Fernando Alonso havia sido atingido por um carro enquanto pedalava.


"Segundo uma reconstrução inicial e por motivos que o inquérito policial terá de apurar, enquanto fazia uma curva à esquerda para entrar no estacionamento de um supermercado, [o motorista] atingiu um espanhol de 39 anos, que andava em sua bicicleta passando por uma fila de veículos parados. A colisão ocorreu contra o lado direito do carro", detalha o comunicado da polícia.

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quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

5 pontos que o ciclista precisa observar ao pedalar no trânsito

- Imagem referencial. Foto: Pexels/Pixabay -
Utilizar a bicicleta como meio de transporte principal para realizar os deslocamentos diários casa-trabalho-casa é a intenção de muita gente, principalmente nesse período de aumento do preço dos combustíveis.

Outro fator que fez crescer o número de adeptos às bicicletas para os deslocamentos cotidianos é a pandemia do coronavírus, Covid-19. Esse dado fica comprovado com um levantamento feito pela Tembici, empresa líder de micromobilidade na América Latina.

"Em todas as cidades de atuação da empresa (Tembici), como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Salvador foi constatado que 54% utilizam a bike para ir e voltar do trabalho e, em média, 90% dos usuários pretendem continuar utilizando as laranjinhas ao término da quarentena", indica o site Seguro Total.

Então beleza! O primeiro passo já está dado, mas é bom listar algumas coisas que o ciclista precisa observar no trânsito para seguir a lei, afinal, desde 1997 a bicicleta e ciclistas estão contemplados no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Listamos 5 tópicos e, em breve, faremos mais outras publicações para falar mais sobre esse tema.

1 - Utilizar os acessórios básicos exigidos por lei


Os acessórios básicos que são exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro para as bicicletas são a campainha/buzina, sinalização noturna dianteira, traseira lateral e nos pedais (faixas refletivas) e espelho retrovisor do lado esquerdo (cf. CTB Art. 105 VI).

2 - Acessórios recomendados, mas não obrigatórios por lei


Para as bicicletas, o CTB fala em "sinalização noturna dianteira, traseira lateral e nos pedais", mas não especifica. Logo, para sinalização dianteira e traseira é bom que se utilize aquelas luzes que piscam.

Capacete e joelheira, apesar de não previsto no CTB, é bom ser utilizado pelos ciclistas urbanos. Luvas também não farão mal!

3 - É proibido que a bicicleta circule na calçada


Sim, é proibido pedalar na calçada. Para circular com a bicicleta nesse local, o ciclista deve estar empurrando a mesma: sendo assim, ele tem os mesmos direitos e deveres do pedestre (cf. CTB Art. 68 § 1º).

Imagem referencial. Foto: Skitterphoto/Pixabay

Há exceções a essa regra, mas elas deverão ser determinadas pela autoridade competente local. Então, se não há nada indicando o contrário, na calçada só pedestres.

4 - Lugar de bicicleta é na rua


Apesar de muitos motoristas dizerem o contrário, lugar de bicicleta é na rua sim! E é o próprio Código de Trânsito Brasileiro que garante isso explicitamente em seu artigo 58 (será que faltaram às aulas de legislação na autoescola?).

Porém, é bom que o ciclista fique atento ao seguinte:

- Se não houver ciclovia, ciclofaixa, acostamento ou quando não for possível utilizar esses dispositivos, o ciclista deve pedalar nas margens da pista de rolamento.

- O biker deve seguir no mesmo sentido do trânsito. Nada de andar na contramão!

- No parágrafo único do artigo 58, o Código de Trânsito Brasileiro diz que "autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas no sentido contrário ao fluxo dos veículos automotores, desde que dotado o trecho com ciclofaixa".

 

5 - Bicicletas também devem respeitar o semáforo


Mais uma coisa que às vezes os ciclistas se esquecem de fazer: obedecer os semáforos. Ou seja, se estiver vermelho é obrigatório que todos os veículos parem.

Mas bicicleta é veículo? Sim! E é classificada pelo Código de Trânsito como veículo de passageiros com propulsão humana (cf. CTB Art. 96, I, c; II, a, 1).

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segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Brasil sediará Copa do Mundo de Mountain Bike em 2022

Henrique Avancini na etapa Petrópolis da CIMTB/2019. Foto: Davi Corrêa

A CIMTB Michelin em parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) organizará a abertura da Copa do Mundo de Mountain Bike, entre 8 e 10 de abril de 2022, em Petrópolis, Rio de Janeiro. O evento que acontece em vários continentes, retorna ao Brasil após 17 anos para expandir o esporte e incentivar a prática do ciclismo em diferentes regiões do mundo.


As provas oficiais, de XCO (Cross Country Olímpico) e XCC (short Track), ocorrerão na cidade natal do primeiro brasileiro a vencer uma etapa da Copa do Mundo, Henrique Avancini, que também é um dos responsáveis pela conquista.


“Desde 2017 ou 2018 já existia um desejo muito grande da UCI, da Red Bull e dos nossos parceiros de trazer o evento para o Brasil. Eu participei muito no sentido de buscar um organizador que atendesse às exigências da UCI. Eles requisitaram que, se fosse vir para o Brasil, teria que ser na minha cidade. O Rogério [ Bernardes ] topou o desafio, o que gabaritou ainda mais a confiança deles”, conta Avancini.


A CIMTB Michelin já organizou mais de 70 eventos internacionais da UCI em sua história e uma etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike Eliminator (XCE) em Congonhas, em 2018.


“É uma conquista coletiva. Tanto minha, que venho crescendo como atleta, para a CIMTB Michelin como organizadora e para todo o contexto do ciclismo no Brasil, que tem se tornado uma potência mundial do esporte”, completa.


As etapas da Copa do Mundo de Mountain Bike são competições muito disputadas por organizadores no mundo inteiro. De acordo com a União Ciclística Internacional (UCI), órgão máximo do esporte, os maiores eventos da UCI chegam a gerar mais de 200 milhões para os negócios locais.


Disputa entre Avancini e Cocuzzi na CIMTB, em Petrópolis. Foto: Davi Corrêa


“Essa conquista representa muito não só para nós e para o Henrique, mas para o ciclismo brasileiro, que será mais uma vez o centro do mapa mundial do esporte em 2022. Vamos fazer o melhor trabalho possível para que a Copa do Mundo não saia nunca mais do Brasil. E tenho certeza que a torcida brasileira vai eletrizar e fazer história”, conta Rogério Bernardes, organizador da CIMTB Michelin.


O mercado brasileiro de ciclismo vem crescendo de forma estável já há alguns anos. Segundo a Abraciclo, o crescimento da produção no Brasil em 2020 foi de 12,8%, com um total de 750 mil bicicletas fabricadas. Um dos motivos desse aumento é a bike entrando no dia a dia do brasileiro durante a pandemia.


“A importância de trazer uma Copa do Mundo de uma modalidade olímpica para o Brasil é sem precedentes. Estamos todos muito felizes, foram meses de muita dedicação, enfrentando várias reuniões na União Ciclística Internacional e agora recebemos essa incrível notícia da aprovação. Será uma oportunidade única para mostrarmos a força do Mountain Bike brasileiro para o mundo inteiro. Não tenho dúvidas que iremos mais uma vez entregar o nosso melhor, dentro e fora da pista, deixando um grande legado para o nosso país, assim como fizemos no Mundial de Paraciclismo em 2018, que se tornou referência na UCI”, comentou José Luiz Vasconcellos, presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo.

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terça-feira, 22 de outubro de 2019

Brasil Ride 10 anos: Ferreira mantém hegemonia da etapa 2 ao lado de Becking e dupla é nova líder

Foto: Brasil Ride

Guaratinga (BA) - A segunda etapa da décima edição da Brasil Ride foi marcada pela alternância dos líderes nas disputas das elites masculina e feminina. Apesar do início de dia chuvoso em Porto Seguro (BA), o forte calor foi predominante, principalmente na região de Itabela e Guaratinga. Entre os homens, vitória de Tiago Ferreira (POR) e Hans Becking (HOL), da DMT Racing Team, com mais de 5 minutos de vantagem para Jaroslav Kulhavy (CZE) e Matous Ulman (CZE), da Specialized Racing, e Henrique Avancini (BRA) e Manuel Fumic (ALE), Cannodale Factory Racing XC.


Ferreira e Becking, que estavam em terceiro lugar após o prólogo, completaram a etapa em 5h10min49. Com o tempo, conquistaram a camisa amarela, com 4min27 de vantagem para Avancini e Fumic, que concluíram em5h16min26. "A etapa foi boa. A estratégia pré-definida nós não temos, porque tudo pode acontecer. Aproveitamos todos os momentos possíveis para fazer a diferença. Se não me engano no km 80, em subidas novas, forçamos o ritmo e quebramos o pelotão. A partir daí, fomos ganhando vantagem", contou o português.

Além da vitória, Tiago Ferreira confirmou sua hegemonia na etapa, tendo vencido a disputa todas as vezes desde que a Brasil Ride foi disputada no extremo Sul da Bahia. "Não planejamos as demais etapas. Nosso único objetivo é ganhar. Então vamos tentar todos os dias e o que for, será. Não vamos focar demais em um plano ou outro. Este ano a etapa foi bastante diferente, muito singular. É bom ter ganhado as quatro etapas que ligaram Arraial até Guaratinga", complementou Ferreira.


"Em uma etapa como essa você tem que esperar e seguir seus instintos. O início era lento quando o grupo estava grande e sabíamos que o final era forte, ou seja, devíamos salvar energia o máximo possível. O Tiago começou a forçar o ritmo e é o meu trabalho segui-lo. Fiz o meu melhor até o fim e estamos felizes com esse resultado", comemorou Hans Becking.

Tricampeão da Brasil Ride, o experiente Avancini avaliou a etapa. "Tivemos um pouco mais de trilhas em relação aos anos passados. Não eram tão técnicas, mas puxou a velocidade média um pouco para baixo. Diria que foi a etapa mais quente da Brasil Ride que eu já pedalei. O calor era surreal. O pelotão teve um ritmo mais moderado até o km 50 e aí começaram ataques. Abrimos com o Hans e o Tiago, mas na última parte mais fluída do percurso perdemos contato. Tentamos perseguir eles, mas não foi possível, então Kulhavy e Ulman chegaram até nós, para trabalharmos para minimizar a distância para os vencedores. Senti bastante o calor nos 10 km finais e aí demos sorte de ficar na roda dos dois tchecos", avaliou Avancini.


Elite feminina - A disputa das mulheres seguiu a toada da masculina, com novas líderes. Em segundo lugar na etapa, Jaqueline Mourão e Danilas Ferreiras (Sense/Tropix) assumiram a liderança e agora vestem a camisa laranja. Já Viviane Favery e Tania Clair Piclker (Cannondale Brasil Racing / Soul), vencedoras do dia, são neste momento as segundas no geral e líderes das Américas. "Ganhar essa etapa é algo indescritível. Focamos em fazer nossa prova, em nossa intensidade, considerando que era a segunda de sete etapas. Respeitamos uma a outra e a comunicação foi fundamental. Decisões inteligentes em quase 7 horas de prova, vencendo no sprint final. Emocionante mesmo", afirmou Vivi Favery.

"Etapa mais longa da Brasil Ride e, chegando da Grécia, foi uma surpresa conseguir competir na Brasil Ride. Estou feliz demais de estar aqui. Consegui uma parceira no último minuto e contente em conseguir a liderança. Foi uma prova mental, em que o programa alimentar fez a diferença, com bastante energia o tempo todo. Há muita água para rolar, mas estamos muito felizes. Chuva no início, trânsito no primeiro single track e trabalho intenso para alcançar a Vivi e a Tânia", disse Jaqueline Mourão.

Resultados - Etapa 2 –Arraial d’Ajuda – Guaratinga – 143 km


Masculino
1- Tiago Ferreira (POR) / Hans Becking (HOL) – 5h10min49
2- Jaroslav Kulhavy (CZE) / Matous Ulman (CZE) – 5h16min24
3- Henrique Avancini (BRA) / Manuel Fumic (ALE) – 5h16min26
4- Kristian Hynek (CZE) / Martin Stosek (CZE) – 5h18min18
5- Edson Rezende Jr. (BRA) / Nicolas Sessler (BRA) – 5h18min18

Feminino
1- Viviane Favery (BRA) / Tania Clair Pickler (BRA) – 6h54min35
2- Jaqueline Moura (BRA) / Danilas Ferreira da Silva (BRA) – 6h54min36
3- Raiza Goulão (BRA) / Angelita Parra (COL) – 7h00min16
4- Karen Olímpio (BRA) / Ilda Pereira (BRA) –7h04min29
5- Letícia Cândido (BRA) / Hercília Najara (BRA) – 7h12min03

Acumulado - após 2 etapas


Masculino
1-Tiago Ferreira (POR) e Hans Becking (HOL) - 5h55min41
2-Henrique Avancini (BRA) e Manuel Fumic (ALE) - 6h00min14
3-Kristian Hynek (CZE) e Martin Stosek (CZE) - 6h04min09
4-Jaroslav Kulhavy (CZE) e Matous Ulman (CZE) - 6h05min07
5-Edson Resende (BRA) e Nicolas Sessler (BRA) -  6h05min17

Feminino 
1-Jaqueline Mourão (BRA) e Danilas Ferreira (BRA) - 7h54min09
2-Viviane Favery (BRA) e Tania Clair Piclker (BRA) - 7h55min00
3-Raiza Goulão (BRA) e Angelita Parra (COL) - 7h59min45
4- Karen Olímpio (BRA) / Ilda Pereira (BRA) –8h05min05
5- Letícia Cândido (BRA) / Hercília Najara (BRA) – 8h09min14

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terça-feira, 15 de outubro de 2019

Ciclista é atropelado e morre em Petrópolis (RJ)

Estado da bicicleta após o acidente

Um ciclista foi vítima fatal do trânsito de Petrópolis (RJ) nesta terça-feira, 15 de outubro. O acidente aconteceu na Avenida Barão do Rio Branco, sentido Retiro, em frente à fábrica Xerium. Aparentemente ele foi tentar desviar dos carros que estavam parados na ciclofaixa e foi atingido.

Trânsito não é guerra


Sempre alertamos - nós, ciclistas - que na Barão muitos veículos ficam estacionados na ciclofaixa; e, nesse caso específico, o local é de proibido estacionamento, visto que há um hidrante. Porém nenhuma autoridade faz nada: não há multas, os carros não são recolhidos e, ao que sabemos, também não são tomadas medidas administrativas.

O que acontece em frente a Xerium se repete também em outros pontos da Barão, como por exemplo: em frente da frente do Fórum até um pouco a diante da entrada para o Quarteirão Brasileiro; em frente a FASE (e nessa chegam a colocar cones na ciclofaixa - é via pública ou foi privatizado para a faculdade?).

Algumas pessoas (motoristas ou não) alegam que as pessoas precisam ter local para estacionar os veículos, pois há casas ali. Seria justa a alegação, mas ao comprar a casa você também garante uma vaga na rua? Não é assim que acontece e vários trechos dessa via estão com a sinalização proibindo isso.

Outros alegam que a ciclofaixa ali não tira o espaço dos veículos. Ora, bicicletas também são veículos: a única coisa que muda é a propulsão. Mesmo que não haja ciclofaixa os automotores devem manter a distância regulamentada de, no mínimo 1,5m de distância.

Não adianta sair para o trânsito como quem vai para uma guerra com o lema "cada um por si". Nesse sistema um é imediatamente responsável pelo outro: enquanto isso não for bem compreendido essas coisas continuarão, infelizmente, entristecendo nossos dias.
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quarta-feira, 27 de março de 2019

Mudanças na estrutura e pista levarão melhorias para a CIMTB Michelin, em Araxá

CIMTB - Foto: Fábio Piva/pivaphoto.com

As inscrições para a etapa de Araxá estão abertas e quem decidir ir no evento de mountain bike mais importante do calendário de toda América, vai encontrar muita novidade. A competição acontece entre os dias 25 e 28 de abril e reúne mudanças na feira, na largada, na pista e outros. O objetivo é inserir ainda mais o público no evento e dar mais acesso tanto para a feira quanto para assistir a prova de Cross Country Olímpico.


A largada por exemplo agora terá uma reta maior. Ela continuará saindo de frente às termas, porém a mudança será adiante. Os atletas farão a curva somente na Fonte da Água Suforosa Andrade Júnior. Logo depois, os competidores entraram no bosque e darão sequência no percurso indo em direção ao Parque de Aventura.

Um pouco mais adiante, os atletas também vão encontrar mudanças. Desta vez, no Descidão Dona Beja. Com a alteração, todas as categorias passarão pelo trecho. A mudança visa um acesso melhor para o público e também para os atletas, que já haviam solicitado à organização a abertura do trecho para todas as categorias.


A feira também vem com novidade. Desta vez, ela será posicionada ao longo do estacionamento do Tauá Grande Hotel em direção às termas. Serão mais de 50 expositores com as principais novidades do mercado, diversas atrações nos estandes, com brindes e brincadeiras.

Localização da feira nas edições anteriores da CIMTB - Foto: Gobro Produções

Outra mudança é a pista de Teste Ride e a pista da categoria Mirim. Com bicicletas para todos os gostos, público ou atletas, poderão testar o equipamento na pista de Teste Ride que ficará localizada próxima ao lago, em um espaço arborizado logo após a feira e próximo aos bolsões de largada. Neste local haverá uma área kids com vários brinquedos para entretenimento das crianças e famílias.


Este ano também haverão três áreas de alimentação com Food Trucks, sendo a principal perto da recepção do Tauá Grande Hotel, outra em frente as Thermas e mais uma próxima à Fonte Dona Beja. “Nosso objetivo é levar cada vez mais atrações e qualidade ao público. O mountain bike é um esporte acessível também para quem quer assistir e é isso que estamos trabalhando na CIMTB Michelin. Esperamos um grande público no Complexo do Barreiro”, disse o organizador do evento, Rogério Bernardes.
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segunda-feira, 25 de março de 2019

Schurter e Forster são campeões do Cape Epic 2019

Nino Schurter e Lars Forster - Foto: Cape Epic

Nino Schurter e Lars Forster (Scott-SRAM) entraram na fase final da  Stellenbosch University para Val de Vie Estate com uma confortável vantagem de oito minutos sobre a dupla da Cannondale Factory Racing. Isso significa que apenas tiveram que acompanhar Manuel Fumic e Henrique Avancini para coroar uma semana de sucesso e reivindicar título de capeões do Cape Epic de 2019.


Nino e Forster se deram bem na estreia da dupla e fecharam o Cape Epic com uma margem de 7 minutos e 36 segundos sobre Avancini e Fumic. "Isso foi incrível", disse Schurter sobre o título após o final. "É realmente especial vencer. É muito difícil vencer esta corrida, você precisa ter muita sorte e uma equipe forte. Estamos felizes com isso".

"Ontem eu estava sofrendo e hoje eu estava sofrendo mais", visivelmente satisfeito Forster explicou como o dia final se desenrolou. “Por sorte eu tinha um cara forte comigo que ainda tinha alguns no tanque.”


Uma corrida conservadora até o final pemitiu que outras equipes disputassem a vitória no Grand Finale.

Cape Epic 2020 marcado para 15 a 22 de março


Com o encerramento do Cape Epic 2019, as datas para a 17ª edição do evento já foram apresentadas: será entre os dias 15 a 22 de março e as inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira, 25 de março de 2019.

Fumic e Avancini - Foto: Michele Mondini

Ainda não se sabe muito sobre as duplas que serão formadas para 2019, mas os vice-campeões de 2019, Henrique Avancini e Manuel Fumic (Cannondale Factory Racing) já especularam que estarão juntos.


"Cruzar a linha de chegada mais uma vez com o Fumicão é especial. Eu ainda pretendo vencer a Cape Epic, e por uma longa lista de razões, só será algo mais do que uma vitória, se eu conquistar ao lado desse cara.
Ano que vem tentaremos de novo", disse Avancini no Instagram.

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sábado, 23 de março de 2019

Cape Epic: Scott-SRAM aumenta vantagem sobre Avancini e Fumic

Atletas durante a sexta etapa - Foto: Cape Epic/Divulgação

Aconteceu hoje, 23 de março, a penúltima etapa do Cape Epic 2019 com a vitória inesperada da dupla da 7C CBZ WILLIER. Nino Schurter e Lars Forster (Scott-SRAM) ficaram com na segunda colocação aumentando ainda mais a vantagem sobre a dupla vice líder Henrique Avancini e Manuel Fumic (Cannondale Factory).




Avancini e Fumic concluíram a etapa na quarta colocação e têm agora a desvantagem de 8 minutos em relação a dupla da Scott-SRAM, o que torna as chances pelo título muito difíceis. Em sua conta no Instagram, o brasileiro afirmou que "na primeira longa subida perdemos o contato com um grande grupo".

Sobre Fumic, Avancini segue elogiando a determinação e postura do alemão ao longo do Cape Epic. "Máximo respeito pela postura do Fumic de se manter firme quando as coisas não vão bem", disse.

"Infelizmente hoje não conseguimos fazer nada que animasse a briga pela camisa amarela", concluiu.






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sexta-feira, 22 de março de 2019

Etapa rainha foi cruel para Avancini e Fumic: alemão teve duas quedas

Henrique Avancini e Manuel Fumic: alemão visivelmente estafado na chegada - Foto: Michele Mondini

Como de costume, Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) falou no Instagram sobre a etapa de hoje, 22 de março, do Cape Epic. Segundo o brasileiro, foi um dia "cruel" e com duas quedas de seu parceiro de dupla, Manuel Fumic. A dupla da Cannondale Factory Racing perdeu a camisa amarela para Nino Schurter e Lars Forster (Scott-SRAM).




"Nino e Lars atacaram no começo, abriram uma boa diferença executaram uma boa estratégia e assumiram a liderança de forma merecida até o momento", disse Avancini.

O brasileiro também falou de duas quedas sofridas por Manuel Fumic e que causaram problemas mecânicos na bicicleta, o que fez permitiu a perda de contato com a Scott-SRAM. O alemão também havia se acidentado na etapa anterior.

"Na metade da prova ainda estávamos abaixo de 1 minuto, quando Manuel sofreu uma primeira queda forte e depois outra causando problemas mecânicos em ambas", conta Avancini.




Pelas palavras de Henrique, subentende-se que a segunda queda de Fumic foi feia e algo grave poderia ter acontecido com o atleta. "[Fiquei] feliz que ele pode levantar, especialmente de uma das quedas que ninguém viu e que eu não gostaria de ter visto", afirmou.

Muitos estavam ansiosos para ouvir um dos atletas da dupla, pois ao concluir a etapa nenhum dos dois deu entrevistas e Fumic estava visivelmente estafado por conta do esforço durante essa que foi chamada de "etapa rainha" do Cape Epic.




Avancini e Fumic estão agora em segundo lugar na classificação geral e com pouco mais de 5 minutos de desvantagem para Nino e Lars. "Agora temos 5’13” de atraso na classificação geral com 2 dias pela frente. Vamos tentar até o fim", concluiu o brasileiro.



Etapa rainha foi cruel. Nino e Lars atacaram no começo, abriram uma boa diferença executaram uma boa estratégia e assumiram a liderança de forma merecida até o momento. Na metade da prova ainda estávamos abaixo de 1’ , quando Manuel sofreu uma primeira queda forte e depois outra causando problemas mecânicos em ambas. Na segunda metade foi difícil balancear o ritmo. Deixei o Mani fazer o ritmo dele nas subidas íngremes onde eu não conseguia auxiliar e colocava um ritmo mais forte nas partes roladas. Feliz que ele pode levantar, especialmente de uma das quedas que ninguém viu e que eu não gostaria de ter visto. Agora temos 5’13” de atraso na classificação geral com 2 dias pela frente. Vamos tentar até o fim. . . . Queen stage was cruel. Nino and Lars made a good move early on and got away with. They delivered a good plan and got the yellow jersey on a well deserved way for the moment. We did a good job managing the situation on first half on the race. Then Mani had a couple of nasty crashes causing some mechanicals. From there on was hard to balance the pace. So I let him climb as he felt like on the steep climbs and tried to set a good pace on rolling parts. Grateful that @manuelfumic Got up from the crash that no@one else saw and I wish I hadn’t too. 2 days to go and till the end we gonna deliver all we can. 📷 @mmondini_photo
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Com estratégia polêmica Schurter e Forster assumem liderança no Cape Epic

Nino Schurter e Lars Foster venceram com estratégia polêmica - Foto: Nick Muzik/Cape Epic

Durante a quinta etapa do Cape Epic, Nino Schurter e Lars Forster (Scott-SRAM) recuperaram a liderança da prova, tomando a camisa amarela de Manuel Fumic e Henrique Avancini (Cannondale Factory Rancing) fazendo uso de uma estratégia polêmica.




Com 100 km e aproximados 2850 metros de altimetria acumulada, a etapa entre Oak Valley e Stellenbosch teve estatísticas semelhantes ao terceiro estágio do evento, porém era a considerada "etapa rainha" do Cape Epic.

A etapa começou forte com a Scott-SRAM imprimindo o rítmo do dia. Apesar da competição ser em dupla, ficou clara a estratégia adotada pela Scott-SRAM de desmembrar outra dupla do mesmo time (DSV-Scott-SRAM) para beneficiar Schurter e Forster. Andri Frischknecht foi o escolhido para essa jogada polêmica. Ele abandou nitidamente seu companheiro de equipe e deverá ser punido pelo Cape Epic pela atitude.




O trio Scott-SRAM foi puxado por Andri e conseguiram quebrar o pelotão nos trechos iniciais do dia. Fumic sofreu bastante com o ritmo impresso e a dupla da Cannondale Factory Racing acabou ficando para trás.

Momento em que "terceiro da dupla" entrega pneu para Lars Forster - Foto: captura de vídeo/YouTube

Andri ainda desempenhou um papel fundamental para o bom resultado de Nino Schurter e Lars Forster na quinta etapa. Hoje, novamente Forster furou o pneu traseiro, mas ao contrário da ocorrência anterior a solução foi contornada de forma rápida quando Frischknecht o entregou o pneu.

Ainda no decorrer da prova, Nino e Lars se juntaram a dupla PYGA Euro Steel composta por Philip Buys e Matthys Beukes. Philip é ex-parceiro de Nino Schurter. Daí em diante os suíços seguiram na roda até o fim da etapa e, como cortesia, deixaram os atletas da PYGA cruzarem a linha de chegada na frente. Avaninci e Fumic chegaram apenas na quarta colocação, 6 minutos atrás dos primeiros.




Com o resultado de hoje, Nino Schurter e Lars Forster assumiram a liderança na classificação e abriram 5 minutos para Henrique Avancini e Manuel Fumic.

Top 5 da Etapa

1. PYGA Euro Steel
7-1 Philip Buys
7-2 Matthys Beukes 04:19.29,5

2. Scott-SRAM MTB-Racing
4-1 Nino Schurter
4-2 Lars Forster 04:19.30,2 (+0,7)

3. Trek Selle San Marco
10-1 Damiano Ferraro
10-2 Samuele Porro 04:25.44,0 (+6.14,5)

4. Cannondale Factory Racing
3-1 Manuel Fumic
3-2 Henrique Avancini 04:25.57,3 (+6.27,8)

5. Tbelles – ProtourBCN
43-1 Roberto Bou Martin
43-2 Alberto Losada 04:28.41,5 (+9.12,0)




Top 5 Geral

1. Scott-SRAM MTB-Racing
4-1 Nino Schurter
4-2 Lars Forster 19:20.25,3-

2. Cannondale Factory Racing
3-1 Manuel Fumic
3-2 Henrique Avancin 19:25.38,9 (+5.13,6)

3. Trek Selle San Marco
10-1 Damiano Ferraro
10-2 Samuele Porro 19:35.16,0 (+14.50,7)

4. BULLS Heroes
6-1 Urs Huber
6-2 Simon Stiebjahn 19:41.54,9 (+21.29,6)

5. SpecializedFoundationNAD
13-1 Alan Hatherly
13-2 Matthew Beers 19:54.46,1 (+34.20,8)
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Gravel bike: nova Trek Checkpoint AL3 já está à venda

Gravel bike Trek Checkpoint AL3 2019 - Foto: Trek/Divulgação

A Trek divulgou a versão da Trek Checkpoint AL3 2019, uma gravel bike rápida no asfalto e estável em terrenos mais acidentados. Segundo a empresa, é uma bicicleta que "está sempre pronta para uma aventura".

A bicicleta é equipada com tecnologia econômica e robusta que o acompanha tanto no deslocamento para o trabalho quanto ao explorar estradas de cascalho.




Construída com suportes adicionais para paralamas, bagageiros traseiros e dianteiros, um alforje no tubo superior e um terceiro suporte para caramanhola, a Trek Checkpoint AL3 também é um bom equipamento para realizar cicloviagens.

Trek Checkpoint AL3 2019 com bagageiro - Foto: Trek/Divulgação

O quadro da Checkpoint AL3 é de Alpha Alumínio da série 200, resistente, estável e confortável em suas pedaladas mais longas e difíceis. Suporta o peso acumulado de 125Kg. Já o peso da bike é de 10,44kg.




A versão 2019 da Checkpoint AL3 conta com novos freios a disco Flat Mount, mais leves, elegantes, menores e mais limpos que os freios a disco tradicionais, oferecendo melhor desempenho e poder de frenagem em condições difíceis.

Quer mais informações sobre essa bike? Elas estão disponíveis no site da Trek.
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quinta-feira, 21 de março de 2019

Capacetes Bontrager WaveCel prometem maior segurança aos ciclistas

Imagem explodida do capacete WaveCel - Foto: Divulgação

A Trek e a Bontrager formaram uma parceria com a WaveCel para criar uma tecnologia de capacete que interrompe os 30 anos de padrões de segurança aceitos.

WaveCel é uma revolucionária tecnologia de capacetes, exclusiva da Bontrager, que é, de acordo com inconformações prestadas no site da Trek, "até 48 vezes mais eficaz na prevenção de concussões do que os capacetes de espuma padrão".

O WaveCel é um material celular amortecedor que é incrivelmente eficaz na prevenção de concussões causadas por acidentes comuns ao ciclismo. Funciona passando por uma mudança de três etapas na estrutura do material no impacto para absorver a energia antes que ela atinja a sua cabeça.

Testados independentemente pela Helmet Impact Testing (HIT) do Laboratório de Biomecânica de Portland, os resultados mostraram que os capacetes Bontrager WaveCel impedem a concussão em 98,8% dos testes de colisão em um ângulo de 45 graus, potencialmente mudando o futuro dos designs de capacetes.

Modelos que serão inicialmente comercializados - Foto: Divulgação

Inicialmente, a linha WaveCel contará com 4 capacetes, dois de estrada, um de MTB e outro urbano, todos eles com garantia de crash replacement (em caso de tombos), que permite a substituição por um novo por um período de um ano. Além disso, todos eles possuem sistema de retenção BOA, presilha magnética Fidlock e suporte magnético para GoPro no modelo Blaze (MTB) e suporte magnético para luz no Charge (urbano).




Esse material exclusivo Bontrager foi elaborado por um engenheiro biomecânico e um cirurgião ortopedista que queriam solucionar o problema de danos cerebrais ocasionados por traumas em pessoas ativas. É a primeira tecnologia avançada de capacete a receber fundos do US National Institute of Health, que é um conglomerado de centros de pesquisa que formam a agência governamental de pesquisa biomédica do departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.


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Brasileiro de Ciclismo de Pista Elite segue com inscrições abertas até o dia 29

Ciclismo de Pista - Foto: Luis Claudio Antunes/CBC

A próxima edição do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista Elite/Sub-23 e Paraciclismo já tem presença confirmada dos principais atletas do país. O campeonato será disputado na cidade de Indaiatuba, em São Paulo, entre os dias 04 e 07 de abril. Este é o principal evento do calendário nacional de Pista e conta pontos tanto para o Ranking Nacional como pelo Ranking Internacional UCI, ambos pela Classe CN.




As inscrições seguem abertas até o dia 29 de março, e podem ser realizadas através do sistema online disponibilizado no site oficial da confederação. A confirmação de participação nas provas será realizada na quinta-feira (04/03), das 14h as 16h, e o Congresso Técnico, a partir das 18h, ambos no Velódromo de Indaiatuba. As provas acontecem de sexta a domingo, sempre a partir das 09h, com entrada franca para o público.

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista Elite e Paraciclismo 2019 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paulista de Ciclismo (FPC), com apoio da Prefeitura Municipal de Indaiatuba e Penks Vestuários.




Participação máxima de atletas


  - 03 ciclistas por equipe para as provas de Velocidade Individual e Keirin;

  - 02 Ciclistas por equipe para a prova de Scratch;

  - 01 Ciclista por equipe para a prova de Omnium;

  - 04 Ciclistas por equipe para a prova de Perseguição por Equipes + 1 reserva;

  - 03 Ciclistas para a prova de Velocidade por Equipes Masc + 1 reserva;

  - 02 Ciclistas para a prova de Velocidade por Equipes Fem + 1 reserva.

  - 02 Ciclistas para a prova de Madison + 1 reserva.
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"Mudar o plano e manter a calma", diz Avancini após 4ª etapa do Cape Epic

Henrique Avancini e Manuel Fumic - Foto: Instagram/@mmondini_photo

A quarta etapa do Cape Epic, Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) falou sobre o desempenho do dia e sobre a queda que Manuel Fumic sofreu durante o percurso. O brasileiro ainda destacou que para os próximos estágios será necessário "mudar o plano e manter a calma".




Avancini destacou que a "missão de hoje era andar forte na etapa de contra-relógio e aumentar a diferença na classificação geral para a Scott". O objetivo da dupla foi afetado após uma queda seguida de problemas técnicos na bicicleta de Fumic.

"Depois de 6km estávamos 5 segundos mais rápidos, quando o Fumic tomou um pequeno tombo e acabou partindo a alavanca da trava de suspensão. O cara fez o restante da etapa sem suspensão!".

"Até o km 20 estávamos com 2 segundos de atraso, mas na parte mais acidentada acabamos ficando muito limitados", conta o brasileiro.




A dupla encerrou o dia com a segunda posição na etapa. Em entrevista após a prova, Fumic elogiou Avancini e atribuiu ao brasileiro o resultado do dia. "Ele me trouxe até o final, estamos felizes com o segundo lugar e mantivemos o amarelo".

Ao fim de sua publicação, Henrique Avancini destacou que tem "respeito pelo comprometimento do Fumicão que não largou osso" e reforçou: "Não vamos soltar essa camisa tão fácil".



Mudar o plano e manter a calma. Missão de hoje era andar forte na etapa de contra-relógio e aumentar a diferença na classificação geral para a Scott. Depois de 6km estávamos 5 segundos mais rápidos, quando o Fumic tomou um pequeno tombo e acabou partindo a alavanca da trava de suspensão. O cara fez o restante da etapa sem suspensão! Até o km 20 estávamos com 2 segundos de atraso, mas na parte mais acidentada acabamos ficando muito limitados. Fizemos o 2º tempo do dia e mantivemos a camisa amarela de líder com 1’:13” de vantagem para a Scott que venceu a etapa. Respeito pelo comprometimento do Fumicão que não largou osso. Não vamos soltar essa camisa tão fácil. . . . Change the plan and keep calm. We had a clear target to ride strong today and try to increase the time on GC. 6km off we were 5” down on Scott, when Mani had a small crash and broke the lockout lever. He rode the rest of Stage with no suspension! Not an easy task on Epic terrain. At km 20 we were 2” up on Scott and from there on was hard to keep up the speed on some bumpy parts. In the end we set the 2nd time for the Time Trial, leading GC by 1’:13” on Scott. Massive respect for Mani’s commitment. We are going to battle hard for this yellow jersey! 📷 @mmondini_photo
Uma publicação compartilhada por Henrique Avancini (@avancinimtb) em





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