sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Escola Park Tool lança curso de Bike Fit para capacitar novos profissionais

Curso de Bike Fit da Escola Park Tool - Foto: Divulgação


Com o objetivo de capacitar novas pessoas para prestar serviços no mercado de bicicletas, que está em constante crescimento, a Escola Parkt Tool está com vagas para o curso de Bike Fit aberta para.

Com um constante crescimento no número de usuários de bicicleta Brasil e no mundo, o Bike Fit é um serviço essencial que consiste em ajustar a bicicleta para o ciclista, considerando suas medidas, capacidades e demandas, deixando o equipamento perfeito e exclusivo para o seu uso. 

Esse serviço vem ganhando muita popularidade devido a sua eficácia e é indicado para qualquer tipo de ciclista, desde os mais iniciantes, até competidores profissionais.

"Para tudo isso se tornar viável, nós fizemos uma parceria com a Bike Fit Up, uma empresa que desenvolveu um sistema extremamente barato e funcional, se destacando em relação aos demais sistemas do mercado", afirma a Escola Park Tool.

"Vale ressaltar que não é necessário ter uma formação em educação física, fisioterapia ou algo do tipo. Qualquer um, com um treinamento adequado, pode se tornar um fitter", desta a Escola Park Tool.

De acordo com a instituição, "ao término do curso o aluno recebe um certificado de conclusão, entra em nosso mapa de alunos formados e leva para casa diversas ferramentas, para já sair do curso apto para trabalhar; como guia de pés, régua de parede adesivada, banqueta, estadiômetro, marcadores refletivos, nível a laser e muito mais".

Mais informações sobre o curso de Bike Fit da Escola Park Took você encontra clicando aqui.

Foto: Divulgação / Escola Park Took
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quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Mathieu van der Poel passa por cirurgia no joelho e segue afastado das competições

Mathieu van der Poel passa por cirurgia no joelho - Foto: Bartek Wolinski_Red Bull Content Pool


Mathieu van der Poel passou por uma pequena cirurgia no joelho no sábado, 8 de janeiro, no hospital AZ Herentals, na Bélgica. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da equipe Alpecin-Phenix.

"Esta operação não tem relação com a lesão nas costas da qual van der Poel está se recuperando", diz o comunicado da Alpecin-Phenix, equipe da qual Mathieu van der Poel faz parte.

Em um acidente anterior, um rasgo havia aparecido na cápsula da rótula. Como resultado desse rasgo, formou-se um tecido cicatricial no qual um fio endurecido esfregou contra o osso. A cirurgia a qual Van der Poel foi submetido teve o objetivo de corrigir isso.

De acordo com informações dadas pela assessoria de imprensa da equipe Alecin-Phenix, Mathieu van der Poel não estava sentindo dores no joelho por conta disso, mas como o ciclista está afastado dos treinos com a bicicleta para se recuperar de uma lesão nas costas, identificaram que era o momento certo para realizar o procedimento no joelho do atleta.

A cirurgia a qual Mathieu van der Poel foi submetido foi considerada um sucesso pelo médico cirurgião ortopedista Dr. Toon Claes.

Mathieu van der Poel está afastado do ciclismo por conta de outra lesão


No início de 2022, Mathieu van der Poel e a Alpecin-Phenix informaram que o ciclista ia precisar se afastar da bicicleta para se recuperar de uma lesão nas costas que atormenta o atleta desde uma queda nas Olimpíadas de Tóquio.

"Não posso falar muito sobre isso, é o que é. Por causa dessa dor nas costas, não tenho conseguido atingir o nível desejado desde o Tour. Eu só quero que isso fique no passado", declarou Mathieu van der Poel.

Por conta dessa afastamento, van der Poel não poderá defender o título de campeão mundial de ciclocross nesse ano, o que deixou o ciclista frustrado.

Mathieu van der Poel reconheceu que é preciso manter um período de recuperação mais longo e sem interrupções para auxiliar no processo e declarou que "seria tolice interromper este período novamente e ainda tentar chegar ao Campeonato Mundial".

Foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool
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quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Nova E-MTB da Oggi, Big Wheel 8.3 2022 chega com geometria para trilhas mais técnicas



Fabricante brasileira com a maior linha de bicicletas elétricas do país, a Oggi Bikes começa o ano com a Oggi Big Wheel 8.3 2022. A nova E-MTB da marca chega com nova geometria mais moderna e permite que a bike seja utilizada em pedais mais técnicos.

A Oggi Big Wheel 8.3 2022 está equipada com uma caixa de direção mais relaxada e alguns centímetros a mais no tubo superior. Com isso, a nova bicicleta elétrica ganha uma pegada para quem gosta de um cross-country mais agressivo, com curvas, buracos e desafios de todos os tamanhos.

Trata-se da bike ideal para quem quer encarar trilhas a sério, com a força adicional do motor para acompanhar outros ciclistas, ou mesmo para ampliar o tempo e as possibilidades de suas pedaladas. 

A Big Wheel 8.3 2022 é montada ao redor de um quadro de alumínio 6061 com bateria no tubo inferior, cabeamento interno, espaçamento boost com eixo passante e caixa de direção cônica, com componentes de nível intermediário, ideais para quem quer qualidade e desempenho, sem dores de cabeça.

Seguro grátis e dois anos de garantia do quadro


Assim como outras bicicletas da Oggi, a Bike Wheel 8.3 2022 já vem com seguro grátis de um ano, garantia de 2 anos para o quadro, 3 meses para componentes e 6 meses para pintura. A bike está disponível nos tamanhos 15.5, 17 e 19 polegadas, e em duas opções de cores. 

Nova geometria para XC e Trail


Com trilhas e circuitos ficando cada vez mais desafiadores nos últimos anos, o mountain biking vem passando por uma verdadeira revolução. Por isso, assim como outras bicicletas da Oggi, como a nova Big Wheel 7.6 2022 e a Big Wheel 7.2 2022, a Big Wheel 8.3 também teve sua geometria totalmente revisada, para ganhar uma dose extra de controle em situações mais extremas.

Oggi Big Wheel 8.3 2022 tem nova geometria


O detalhe mais importante é a nova caixa de direção, que saiu de 71 para 68 graus de inclinação. Com isso, a bike fica mais estável em descidas inclinadas, velocidades elevadas e degraus mais altos. Além disso, a suspensão ganha capacidade de absorção de impactos, deixando a pedalada mais confortável. 

A bike ainda teve sua porção dianteira bastante alongada pela equipe de desenvolvimento da Oggi. No tamanho 17, por exemplo, o alcance (reach) foi de 395 mm para 435 mm. Com isso, o piloto fica mais centralizado entre os eixos, o que melhora a distribuição de peso e o controle em trilhas mais desafiadoras. 

Ainda seguindo outra tendência importante, o tubo do selim da nova bicicleta elétrica da Oggi ficou mais em pé, saindo de 73 para 74.5 graus. Pode parecer pouco, mas a mudança significa que o piloto da Big Wheel 8.3 2022 fica melhor posicionado para encarar subidas inclinadas e desafiadoras - uma verdadeira fonte de diversão quando você tem a potência de um motor elétrico para ajudar.

Big Wheel 8.3 2022 tem componentes precisos e confiáveis


Conforme informações da Oggi, para que ciclistas de todos os níveis possam encarar trilhas variadas, a Big Wheel 8.3 2022 aposta no sistema elétrico Shimano Steps E7000, que tem um motor capaz de oferecer 250 watts de potência nominal, com até 60 Nm de torque.



Usando sensores avançados para detectar a força da pedalada do ciclista, o funcionamento do motor é super natural, com a assistência podendo ser configurada em três níveis: Eco, Trail e Boost. Todo o sistema pode ser ajustado ao gosto do ciclista através do aplicativo E-Tube da Shimano. 

Com capacidade de carga de 418 Wh, a bateria oferece uma autonomia de até 81Km, e todos os aspectos da pedalada podem ser monitorados por meio de um display de controle instalado no guidão da bike. 

Além disso, a Big Wheel 8.3 2022 aposta na transmissão Shimano Deore M5100 de 11 velocidades, para criar uma combinação perfeita entre desempenho, durabilidade e custo mais acessível de manutenção.



O grupo conta com um cassete 11-51 de grande amplitude, que permite encarar trechos planos, descidas e subidas extremamente desafiadoras com total competência, tudo para dar aquela turbinada no nível e na duração de sua diversão.

Para absorver os impactos, ela conta com uma suspensão dianteira Rock Shox Recon Silver RL com 100mm de curso, hastes de 32mm de diâmetro, trava remota, mola pneumática Solo Air e controle hidráulico de retorno. Com eixo boost de 110mm de comprimento e 15mm de diâmetro e espiga cônica, ela oferece o controle e a rigidez lateral que fazem toda a diferença em uma elétrica. 

As rodas são montadas com cubos Shimano, raios de inox e aros Alexrims de 25mm de largura interna, calçando pneus Kenda Booster Pro Tubeless Race com 2.4’’ de largura e grande volume de ar, o que melhora o conforto, a tração e a velocidade de rodagem.

As frenagens ficam garantidas pelo conjunto Shimano BR-MT 410, com disco de 180mm na frente e 160mm atrás, e ela vem montada com cockpit feitos em alumínio, com o selim e as manoplas sendo feitos pela Velo.

Mini ficha técnica da Oggi Big Wheel 8.3 2022




Quadro: Alumínio 6061 T6 tratado com suporte da bateria ao tubo inferior com rota interna dos cabos
Grupo: Shimano Deore 11 velocidades
Suspensão: RockShox Recon Silver RL 29 Solo Air tapered - curso de 100 mm (boost)
Motor Central: Shimano E7000 / 250W / 60Nm
Rodas: Cubos Shimano MT 400B com aros Alexrims MD 25
Pneus: Pneu Kenda Booster 29x2,40 kevlar
Pedais: MTB-Plataforma
Preço Mínimo Sugerido: R$ 20.480,00

Fotos: Divulgação / Oggi Bikes
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terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Marcela Lima divulga campanha para ajudar moradores de Itabirito afetados pelas chuvas



Marcela Lima, ciclista de mountain bike e integrante do Team Groove Bikes, publicou um vídeo no Instagram falando sobre a situação de sua cidade, Itabirito (MG), que foi fortemente atingida pelas chuvas no último final de semana. A atleta também divulgou uma campanha de arrecadação para ajudar para pessoas do município mineiro.

"Minha cidade sofre com um dos piores momentos que ela já enfrentou. Tem diversas pessoas passando fome, pessoas precisando de ajuda, pessoas sem lugares para ficar, sem o que vestir. Então, diante disso, eu também quero ajudar de alguma forma", conta Marcela.

"Diante deste fato, eu Marcela Lima, atleta da região me senti na postura de ajudar as pessoas nesta situação e fazer está campanha online para que vocês possam ajudar comigo", disse a ciclista.

Marcela destacou que "se cada pessoa colaborar com um real a gente já tem um saldo bacana para poder ajudar essas pessoas". A atleta disponibilizou a chave Pix marcelalibrama@gmail.com para receber as doações.

Cidade de Itabirito em estado de calamidade pública


No domingo, 9 de janeiro, o prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira (Cidadania) assinou o decreto declarando estado de calamidade pública no município que foi afetado por um "volume histórico de chuvas".

Em nota, a Prefeitura de Itabirito esclareceu que "tem priorizado as ações de salvamento emergencial e a retirada de pessoas de áreas de risco e áreas mais afetadas".

Foto: Captura de tela de vídeo no Instagram
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segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Anunciante que tentava aplicar golpes com venda de bicicletas é removido da Shopee



Um anunciante que estava presente no marketplace da Shopee desde o início do ano teve sua loja removida da plataforma na manhã de hoje, 10 de janeiro. O suposto vendedor oferecia bicicletas com valor muito abaixo do praticado no mercado e condições de pagamento fora dos padrões do site.

O 'ofertas_semanal' (Inports___variados) apresentava diferentes marcas de bicicletas em seu catálogo na Shopee, com bikes da Caloi, Gios, KSW, GTSM1 entre outras em seu portfolio. O anunciante supostamente também vendia itens para celulares, camping, decoração, fitnes e carros.

Tirando o erro de português no nome da loja, até aí estava tudo bonito. O problema eram os preços das bicicletas. Por exemplo, você não vai encontrar uma Caloi E-Vibe City Tour nova por menos de 10 mil reais em lojas e anunciantes sérios. Mas eles tinham um anúncio dizendo que vendiam por 2 mil.

A loja ainda exibia dois anúncios de bicicletas da GTSM1 full suspension da série RAV, linha de bicicletas desenvolvidas em parceria com o multicampeão de MTB, Márcio Ravelli. No site oficial da fabricante, o preço das RAV circula entre 20 mil e 49 mil reais, dependendo das configurações, mas com a loja golpista você poderia pagar entre 4 e 5 mil reais.

Ciclistas denunciaram a loja ao Shopee


A notícia de que esse anunciante estava tentando aplicar golpes na Shopee circulou em vários grupos no WhatsApp e diversos ciclistas e outros consumidores denunciaram a loja a Shopee. Como resultado, na manhã desta segunda-feira (10 de janeiro) a loja foi retirada do ar e os produtos estão sendo removidos da plataforma.

Como o número de ciclistas vem aumentando, anúncios como os dessa loja que estava presente no marketplace da Shopee podem saltar aos olhos e, caso o interessado não tenha noção dos valores praticados, pode acabar sendo enganado. Mesmo as bicicletas de valor mais baixo estavam com os preços muito atrativos nesse anunciante.

Fora os preços baixos, a prática do anunciante 'ofertas_semanal' (Inports___variados) estava fora do recomendado pela Shopee, pois na descrição dos anúncios eles afirmavam ter ainda mais desconto para pagamento via Pix ou boleto.

O que diz a Shopee


A Shopee pede que os usuários realizem todas as transações dentro da plataforma e pede aos compradores que fiquem atentos "a qualquer pessoa que lhe peça para realizar pagamentos sem passar pela página de finalização da compra".

Ainda no aplicativo da Shopee é possível denunciar a loja à plataforma, sinalizando a eles a tentativa de golpe para que tomem as devidas providencias.

O que pode ser feito?


Se você caiu em algum tipo de golpe semelhante, procure uma delegacia de polícia para fazer o registro de ocorrência. Caso não tenha sido lesado, denuncie à plataforma para que medidas possam ser tomadas.

Foto: Captura de imagem
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sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Caminhos da Fé faz homenagem a ciclista falecido em acidente de bicicleta no fim de 2021



A Associação Caminhos da Fé publicou uma homenagem ao ciclista Cristofer  Lago, de 35 anos, falecido em 30 de dezembro por conta de um acidente enquanto andava de bicicleta.  

Grande apaixonado pelos Caminhos da Fé, Cristofer incentivava e organizava várias expedições pelo trecho que sai de Minais Gerais e leva até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

De acordo com informações encontradas nas redes sociais, Cristofer teria atingido restos de pneus enquanto pedala uma bicicleta de estrada. Com o impacto, o ciclista sofreu queda e teve traumatismo.

A Prefeitura Municipal de Campestre (MG), cidade onde residia Cristofer Lago, publicou nota em sua página no Facebook manifestando pesar pela morte do "grande incentivador do desenvolvimento do esporte" no município mineiro.

"A vida é um sopro, feita de momentos. Com tristeza em nossos corações pela falta que nos fará, mas gratos por tê-lo conhecido e o prazer de ter desfrutado de sua companhia", diz a nota da prefeitura que ainda destacou que Cristofer foi "um dos  idealizadores da Bike Gerais, importante colaborador na Criação do Ciclo Tur em Campestre".

Nas redes sociais, amigos e conhecidos lamentaram a perda e parabenizaram a Associação Caminhos da Fé pela homenagem feita a Cristofer.

"Grande Cris, incentivador e organizador de várias expedições ao Caminho da Fé. Fará falta demais pra nós. Mas, agora se tornou um anjo que protegerá todos os que percorrerem pelo CF (Caminho da Fé)", afirmou um do Instagram.

"Merecedor dessa linda homenagem, parabéns Associação Caminho da Fé. Descanse em paz meu amigo", postou outro.

Cristofer Lago deixa a esposa e um filho.

Descanse em paz, ciclista.

Foto: Bike Gerais
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quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Storm Riders mobiliza as maiores assessorias de ciclismo de São Paulo



A Storm Riders está mobilizando as principais assessorias esportivas da capital paulista. A prova de ciclismo, no próximo dia 23, na Marginal Pinheiros, será um dos destaques das comemorações de aniversário da cidade de São Paulo, que completa 468 anos no dia 25.

Atletas de elite e amadores apaixonados pelas bikes vêm garantindo um lugar na corrida. Assessorias como LuluFive, Lagunes, Escaleira, Deluka, Jean Coloca Cycling Team, Run and Fun By Ag, Btreino e Medici Assessoria, Velo 48, Ludão e Spin Sports marcarão presença, com os competidores intensificando cada vez mais os treinos.

A prova Storm Riders terá distâncias de 40 km (2 voltas) e 80 km (4 voltas).  As largadas, por pelotões, nas diferentes categorias, a partir das 6h, serão no Parque do Povo. No percurso, a travessia da Ponte Estaiada, cartão postal da capital paulista. Um dos destaques será a definição do Rei e da Rainha da Marginal Pinheiros, os mais velozes da disputa.

Estarão participando atletas de diversas idades, de 18 a mais de 70 anos, na prova que passará a integrar o calendário oficial de eventos da cidade. Serão diferentes categorias, divididas por idade, além da Elite, a primeira a largar, às 6h. A concentração dos atletas está marcada para as 5h. 

"Estamos mobilizando as principais assessorias de ciclismo, divulgando a prova em pontos de treino, para reunir os ciclistas amadores e os atletas de elite nesse percurso que promete muita disputa na Marginal Pinheiros, com competidores de todas as idades", afirma Matheus Falconi, diretor da Sagaz Esportes, organizadora da Storm Riders.

A categoria Elite, no masculino e no feminino, será realizada somente na distância de 80 km. Por idade (18 a 29 anos, 30 a 34, 35 a 39, 40 a 44, 45 a 49, 50 a 54, 55 a 59, 60 a 64, 65 a 69 e 70+), os participantes poderão escolher os 40 km ou 80 km. Os cinco melhores de cada categoria nos 80 km e os três primeiros colocados nos 40 km receberão troféus. Haverá, ainda, troféu para a Volta Mais Rápida Geral, de 20 km (somente para a distância de 80 km).

Os organizadores seguem divulgando a prova junto aos principais pontos de treino dos ciclistas de São Paulo, como USP e ciclovia da Marginal Pinheiros. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da Storm Riders. No primeiro lote, até a próxima terça-feira (11), o valor é de R$ 329,00. Já no segundo lote, até o dia 18, custará R$ 359,00.

A retirada dos kits pelos participantes será nos dias 21 e 22, das 10h às 19h, na loja Bike Web (Avenida Imperatriz Leopoldina, 1287 - Vila Leopoldina). Não haverá entrega de kits no dia do evento nem após a realização da competição.

Foto: Divulgação
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Dicas para voltar a pedalar depois das festas do fim de ano

Dicas para andar de bicicleta após festas de fim de ano - Foto: Sean Berry / Red Bull Content Pool


"Ano novo, vida nova" é o que diz a popular frase de virada de ano. Mas como fazer para recuperar a forma e voltar a andar de bicicleta depois de parar a rotina de pedais e treinos para curtir as festas de fim de ano?

Esse é o primeiro desafio para os ciclistas no início de cada ano. A galera sempre relaxa um pouco mais nessas festividades e é normal. Porém, para voltar à forma é preciso ter calma e paciência. Então, para te dar um auxílio listamos 5 pontos que podem de ajudar a recuperar a forma antes de encarar os treinos e competições do ano.

5 dicas para voltar a pedalar depois do fim de ano


1. Retorne aos seus hábitos alimentares saudáveis 


Refaça sua rotina alimentar para que ela se adeque às suas necessidades no ciclismo. Se você cometeu algum excesso nas festas de fim de ano, não se preocupe, pois dá para se recuperar. Você pode ir começando com uma dieta rica em frutas, vegetais e proteínas, por exemplo.

Além disso, pense nas suas refeições diárias e, claro, planeje a sua alimentação nos dias de treino: você vai queimar mais, vai exigir mais, então terá que planejar melhor. 

Seu corpo é inteligente e rapidamente voltará aos hábitos anteriores.

2. Elabore um plano de treinamento progressivo


Você está retornando aos pedais então não espere uma recuperação excessivamente rápida. No ciclismo é assim: você vai ganhando forma (ou recuperando a forma) de maneira devagar e progressiva, mas pode perder muito em uma semana ruim.

É possível retomar a forma rápido? Sim, desde que você não submeta seu corpo a um esforço para o qual estaria pronto antes do Natal. Lembre-se: você quebrou sua preparação por uma semana (tem gente que parou por um mês). Não dá para fazer mágica! Tenha calma e mantenha o foco.

Algumas recomendações importantes do diretor da Taka Fisioterapia Especializada, Ricardo Takahashi, sobre a pré-temporada também podem te ajudar aqui. Então, não deixe de conferir a publicação que conta como aproveitar o período de férias e pré-temporada para construir melhor desempenho. Isso vai ajudar e muito, tanto profissionais quanto amadores.

3. Faça pedaladas leves


Depois de uma pausa na rotina de pedaladas e treinos é importante retornar aos poucos, com foi dito anteriormente. Nos seus primeiros 3 ou 4 pedais, faça giros leves, com calma e sem pressa.

É como se recuperar de uma lesão: não tente colocar o carro na frente dos bois! Gire com calma e acumule quilometragens nas pernas. Aos poucos você vai queimando os excessos e recuperando tanto a forma física quando a atitude mental.

4. Não se pressione e nem se cobre muito


Qualquer plano de treinamento tem muito a ver com expectativas: se você se colocar em um patamar muito alto, a pressão te impedirá de aproveitar e realmente ganhar forma. Por outro lado, se você não estabelecer um objetivo, não terá evolução.

Portanto, tente ser realista,  consistente, evite baixar a guarda e também tome cuidado para não exagerar se esforçando demais. Plataformas de monitoramento de atividades como o Strava, por exemplo, podem ajudar no seu progresso.

Andar de bicicleta também é um estado de espírito, não se esqueça disso!

5. Calma, paciência e tempo


É isso mesmo! Parece uma dica estranha, mas é a dica de ouro para você que precisa recuperar a forma após uma parada na rotina de pedaladas.

Não exagere: tenha em mente que você perdeu forma física se ficou parado. Não saia como louco querendo reconquistar tudo o que perdem em duas ou três semanas.

Exercícios extremos e maratonas extralongas e exigentes? Recupere sua forma e depois encere esse tipo de desafio.

O ciclismo é assim, ele é feio disso. Andar de bicicleta e voltar à forma requer calma, paciência, dedicação, perseverança e tempo. Não se esqueça disso.

Traduzido e adaptado de Brujula Bike
Foto: Sean Berry / Red Bull Content Pool
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quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Governo brasileiro zera imposto de importação de quatro componentes de bicicleta

Peças de bicicleta terão imposto zero - Foto: Shimano / Divulgação


O Ministério da Economia zerou temporariamente a alíquota do imposto de importação de quatro componentes de bicicletas. A decisão foi tomada através do comitê-executivo de Gestão da CAMEX (GECEX) durante a última reunião de 2021.

A medida precisa ser aprovada pelos demais países membros do Mercusul e, após isso, terá validade de 365 com possibilidade de extensão.

Os quatro componentes de bicicleta que terão a alíquota do imposto de importação reduzidas para 0% são: freios, quadros de fibra de carbono, quadros de cromo-molibdênio e correntes.

Em fevereiro de 2021, o governo federal havia publicado a resolução 159 que reduzia o imposto de importação de bicicletas, mas a medida foi revogada por conta de pressão dos senadores da bancada do Amazonas. Agora, com a nova decisão a redução do imposto chega para os componentes.

Confira na tabela abaixo o que foi aprovado pelo GECEX e as quantidades.

Tabela de redução de impostos


Os pleitos foram apresentados pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) ao longo do ano de 2021 e estão enquadrados como casos de desabastecimento, de acordo com a Resolução GMC Nº 49/19 do Mercosul. A medida foi criada para ajustar desequilíbrios entre oferta e demanda de produtos específicos.

A redução do imposto de importação trará benefícios para todo o mercado de bicicletas e, principalmente, para ciclistas, pois os produtos poderão ficar mais acessíveis. Em tempos de preços elevados por conta da desvalorização do real perante o dólar, do custo do frete marítimo e dos reajustes nas matérias primas, uma redução de impostos é uma notícia importante para todos os amantes da cultura da bicicleta.

Foto: Shimano / Divulgação
Com informações de https://aliancabike.org.br
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Mathieu van der Poel não participará do Mundial de Ciclocross em 2022

Lesão tira Mathieu van der Poel do Mundial de Ciclocross 2022 - Foto: Alpecin-Fenix


Mathieu van der Poel não defenderá seu título mundial de ciclocross no final deste mês devido à lesão sofrida nas costas durante as Olimpíadas de Tóquio. Por conta disso, o atleta e a equipe Alecin-Fenix decidiram encerrar a participação na temporada de ciclocross.

"Não posso falar muito sobre isso, é o que é. Por causa dessa dor nas costas, não tenho conseguido atingir o nível desejado desde o Tour. Eu só quero que isso fique no passado", declarou Mathieu van der Poel.

Depois de adiar sua estreia na temporada 2020/2021 de ciclocross, Van der Poel teve sua primeira participação no dia 26 de dezembro e dias depois exames revelaram um inchaço no disco intervertebral. Por recomendação médica, o ciclista foi orientado a deixar a bicicleta de lado temporariamente. "É frustrante, mas é o que é", disse ele.

Mathieu van der Poel reconheceu que é preciso manter um período de recuperação mais longo e sem interrupções para auxiliar no processo e declarou que "seria tolice interromper este período novamente e ainda tentar chegar ao Campeonato Mundial".

Van der Poel participou do Campeonato Mundial de Ciclocross em 10 vezes consecutivas e sentiu um gosto amargo por ter que ficar fora da disputa em 2022. "Não ser capaz de defender meu título nos Estados Unidos é muito deprimente", afirmou.

Especulações sobre o tempo de recuperação de Mathieu van der Poel


Os gerentes da equipe Alpecin-Fenix afastaram as especulações sobre o tempo de recuperação de de Mathieu van der Poel e informaram que a lesão do atleta está sendo monitorada por uma equipe médica e pelo especialista responsável pelo tratamento.

"As especulações sobre se isso (a recuperação) levará semanas ou meses são infundadas. Atualmente, é impossível prever a rapidez com que o inchaço desaparecerá", mas "os médicos responsáveis ​​pelo tratamento concordam que ele desaparecerá efetivamente com o repouso", afirmam Christoph e Philip em nota.

Sobre a programação de retorno às competições e início da temporada no ciclismo de estrada, a equipe Alpecin-Fenix não soube apontar previsões. "Ele só começará sua temporada na estrada quando a lesão tiver passado e quando ele for capaz de se preparar adequadamente".

Foto: Alpecin-Fenix / Divulgação
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terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Projeto de Lei regulamenta transporte de bens e serviços por meio de bicicletas no Brasil

Projeto de Lei regulamenta transporte de bens e serviços em bicicletas - Foto: Mike Ramirez / Pixabay


A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que regulamenta o transporte de bens e serviços por meio de bicicletas e triciclos no Brasil. O texto cria a Política Federal de Ciclologística e tem por objetivo estimular e monitorar a logística sustentável no país.

Entre outras medidas, a Política Federal de Ciclologística estabelece que a administração pública poderá priorizar os ciclistas para a realização de serviços públicos sempre que a natureza do serviço permitir.

De acordo com o autor do Projeto de Lei 3599/20, o deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), o que está sendo proposto são "requisitos para o prestador do serviço, definindo equipamentos mínimos a serem usados, na bicicleta e pelo ciclista, na prestação do serviço, alguns benefícios para garantia do ciclista, entre outros".

Bismarck disse se preocupar com os ciclistas que fazem entregas por aplicativos. Segundo ele, "o desgaste sofrido pelo profissional é muito mais extenso, haja vista o grande esforço que eles precisam fazer para completar o serviço".

"Nesse contexto, estamos apresentando uma proposta para regular o serviço de entrega de mercadorias com o uso de bicicleta por intermédio de empresa de plataforma digital", disse Bismarck.

O PL 3599/20 foi aprovado na forma do substitutivo do relator, deputado Rodrigo Coelho (Pode-SC). Para ele, a criação da política de ciclologística representa "um marco na modernização da legislação referente a entregas feitas por meio de veículos de propulsão humana".

Rodrigo Coelho destaca que as bicicletas se tornaram veículos de uma complexa cadeia logística de alimentos, remédios e outros itens essenciais e se mostrou otimista com o texto do Projeto de Lei.

"Acredito que a medida será capaz de contribuir com o desenvolvimento da ciclologística no Brasil e incentivará iniciativas de logística
sustentável", disse Coelho.

Tramitação do PL 3599/20


O projeto segue para análise, em caráter conclusivo, pelas pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Foto: Mike Ramirez / Pixabay
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segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Luiz Henrique Cocuzzi é novo ciclista da Sense Factory Racing para 2022

Luiz Henrique Cocuzzi é novo ciclista da Sense Factory Racing - Foto: Luan / Sense Factory Racing Divulgação


Luiz Henrique Cocuzzi é o novo ciclista da Sense Factory Racing para a temporada de 2022. Agora o time oficial da Sense Bike passa a contar com a performance e a experiência de um dos atletas mais renomados do continente.

Sete vezes campeão Brasileiro de XCO, campeão Pan-Americano e atleta olímpico praticamente dispensa apresentações, Luiz Henrique Cocuzzi dispensa apresentações. Nos últimos anos, o biker consolidou seu nome como um dos principais ciclistas do mountain biking nacional, com resultados extremamente relevantes dentro e fora do Brasil.

Atual vice campeão brasileiro de MTB XCO e agora com 28 anos de idade, o Cocuzzi se prepara para entrar na melhor fase de sua carreira como nova contratação da Sense Factory Racing, equipe pró-continental da Sense Bike.

"Ao longo dos anos tive parceiros ao meu lado que alavancaram a minha carreira e acreditaram no que eu poderia me tornar. Para 2022 não será diferente, tenho ao meu lado uma equipe que sonha e acredita no meu propósito. E é com muito prazer que anúncio minha nova equipe para esta temporada", disse Cocuzzi em suas redes sociais.

O atleta chega para reforçar um time já extremamente variado e competente, que ainda conta com estrelas do esporte como Rubinho Valeriano, Mário Couto e Giugiu Morgen, atletas de mountain bike cross-country e e-MTB, e Rafael Juriti, do cross-triathlon.

Apostando mais uma vez no conceito da multidisciplinaridade, além de representar a Sense Factory Racing em provas de MTB, Luiz Cocuzzi também vai correr algumas provas pela Swift Carbon Pro Cycling Brasil, equipe pró-continental de ciclismo de estrada da S2 Sports, marca que abrange todas as equipes oficiais da Sense Bike, que ainda conta com times de Enduro e de triathlon - com isso, ele vai ganhar ainda mais experiência, em diferentes modalidades do mundo da bike. 

Integração e apoio com objetivo olímpico


Ao longo dos anos, as equipes da S2 Sports ficaram conhecidas por apostarem na integração entre os atletas e em uma grande estrutura de apoio para levantar a régua da profissionalização do esporte com bicicletas no Brasil, e a contratação de Luiz Henrique Cocuzzi é mais um passo nessa direção.

Foto: Luan / Sense Factory Racing Divulgação


"Acreditamos muito no potencial do Cocuzzi, e temos certeza que temos muito para colaborar com um atleta que está entrando na melhor fase de sua carreira. Com essa contratação, estamos entrando em um novo patamar, com mais um atleta que é referência na América Latina, assim como o Rubinho, o Mário e a Giugiu", comentou Marlen Ferreira, Team Manager da Sense Factory Racing.

"Com a contratação do Cocuzzi e nossos outros atletas, teremos uma equipe de ponta, com toda a estrutura de apoio que ele precisa para performar da melhor maneira possível dentro deste ciclo olímpico, com o objetivo de conquistar uma das vagas para as Olimpíadas de Paris em 2024, então vamos para cima deste objetivo", complementou Marlen. 

Para isso, a equipe promete começar o ano com força total, reunindo seus atletas para trocar experiências e acertar os ponteiros em dois training camps que vão acontecer ao longo de janeiro. 

"A temporada 2022 promete ser muito legal, já que diferente de 2020 e 2021, teremos muitas provas. Meu objetivo é sempre entregar meu melhor na prova, e acredito que a união de forças e a estrutura do time Sense vai agregar muito nos resultados, então estou ansioso para começar a temporada 2022", comentou Cocuzzi.

Cocuzzi nas principais provas de MTB no Brasil e América Latina


Ao longo do ano, Cocuzzi deve participar de todas as principais provas de cross-country no Brasil e na América Latina, além de competições da Copa do Mundo de MTB XCO, e também do Campeonato Mundial da modalidade, que acontece entre os dias 24 e 28 de agosto em Les Gets, na França.

Foto: Luan / Sense Factory Racing Divulgação


"A união do time e a troca de experiências será positiva para mim e para os outros atletas, tanto é que já estão organizando um training camp na Serra da Canastra onde vamos passar 10 dias trocando experiências e pegando ritmo, e depois teremos mais um training camp com o Cadu Polazzo, então vamos passar bastante tempo juntos. Acredito que isso será positivo para mim e para meus companheiros de equipe", complementou o atleta. 

Mas, muito mais do que apenas somar na equipe, o que engrandece o esporte com bicicletas no Brasil, a experiência de Luiz Cocuzzi pode trazer outros benefícios para o cenário nacional da bike, o que vai trazer benefícios até mesmo para os consumidores finais dos produtos da Sense Bike. 

"A contratação do Cocuzzi vai muito além de acrescentar na equipe, já que ela acrescenta na Sense Bike enquanto marca. Pelo know-how que ele tem e pela experiência com vários equipamentos, ele tem a possibilidade de nos ajudar no desenvolvimento de produtos, e essa sinergia é fundamental para que nós possamos continuar performando bem, dentro e fora das pistas", finalizou Marlen.

Foto de destaque: Luan / Sense Factory Racing Divulgação
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quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Marcela Lima vai disputar temporada 2022 de MTB na Team Groove

Marcela Lima volta para a Team Groove após três anos - Foto: Team Groove / Captura de tela de vídeo no Instagram


Marcela Lima disputará a temporada de 2022 de mountain bike defendendo a Team Groove. A informação foi confirmada pela ciclista e pela Groove Bikes nesta quarta-feira, 29 de dezembro.

A ciclista teve passagem pelo Team Groove entre os anos de 2017 e 2018. Após três anos competindo pela Henrique Avancini Racing, Marcela Lima volta a integrar o time da Groove ao lado de Laurien Miranda e Leandro Donizete.

"Trabalho bem feito é orgulho no passado, tranquilidade no presente e certeza de um futuro", disse Marcela Lima.

"Para a temporada 2022 do MTB Brasileiro, vamos continuar apostando no poder e no potencial da juventude, com um time jovem, com nomes que já carregam inúmeras conquistas e são grandes promessas para o mundo do MTB", destacou a Team Groove.

Foto: Team Groove / Captura de tela de vídeo no Instagram
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Mathieu van der Poel pode ficar fora do Mundial de Ciclocross por causa de lesão



Mathieu van der Poel segue enfrentando problemas devido à lesão sofrida nas Olimpíadas de Tóquio, quando caiu aos 10 minutos de prova no Sakura Drop e abandonar a competição. Há chances de que a contusão não permita que o ciclista dispute o título de campeão mundial de ciclocross em janeiro.

No domingo (26 de dezembro) após a corrida da Copa do Mundo de ciclocross em Dendermonde, na Bélgica, Van der Poel voltou a se deparar com dores nas costas. A dor piorou durante a corrida em Heusden-Zolder (27 de dezembro) levando o ciclista a abandoar por precaução.

Exames médicos realizados na terça-feira revelaram um inchaço no disco intervertebral, o que significa que Mathieu van der Poel precisará deixar a bicicleta de lado temporariamente. Ainda não está claro quando o ciclista da Alpecin-Fenix vai retomar os treinos e rotinas de competição. "É frustrante, mas é o que é", disse Van der Poel.

Desde a queda durantes o XCO de Tóquio, o Van der Poel teve diversos altos e baixos provocados pela lesão. Inclusive, o ciclista não pôde participar do Campeonato Mundial de Mountain Bike de 2021, disputado em Val di Sole, por causa da mesma lesão nas costas.

"O problema já existe há algum tempo e estou um tanto aliviado por haver uma causa identificável que pode ser remediada com repouso e tratamento extras. Todos sabem que o Campeonato Mundial nos Estados Unidos é o primeiro grande objetivo de 2022, mas certamente não é o único nem o último", destacou Mathieu van der Poel.

Para o gerente da equipe Alpecin-Fenix, Christoph Roodhooft, a situação foi inesperada, mas o time vai dar prioridade à recuperação de Van der Poel para que o atleta possa encarar os desafios da temporada de 2022. 

"Obviamente, isso é um revés, mas não há motivo para pânico. Os médicos garantem-nos uma recuperação total e isso é uma prioridade no momento. Mesmo que isso levasse a ajustar as ambições para o Campeonato Mundial de ciclocross. A curto prazo, seria uma pena, mas 2022 oferece muitos desafios desportivos para os quais a prontidão física é a primeira condição", declarou Christoph.

Mathieu van der Poel está confiante no tempo de recuperação e ansioso pela temporada de 2022, mesmo havendo a possibilidade de não poder defender o título de campeão mundial de ciclocross.

"Quero me recuperar totalmente primeiro, sem pressão de tempo, para poder usar todas as minhas possibilidades. Portanto, só vou retomar a competição quando estiver totalmente pronto. Se eu chegar ao Campeonato Mundial (de Ciclocross), melhor ainda. Se não for o caso, estarei ansioso pela temporada de primavera na estrada", pontuou Mathieu van der Poel.

Foto: Alpecin-Fenix Cycling Team
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