sábado, 28 de janeiro de 2023

Cubos Absolute Prime Boost para MTB agora podem ser comprados avulso

Cubo Absolute Prime Boost traseiro | Foto: Isapa/Divulgação
Ciclistas terão melhor custo benefício para montar rodas de alto desempenho | Foto: Isapa/Divulgação


A partir de 2023, os cubos Absolute Prime Boost para MTB também podem ser comprados de forma avulsa para melhorar o custo benefício do ciclista que quiser montar uma roda de alto desempenho, foi o que divulgou a Absolute Bike na quinta-feira (26 de janeiro).

No início de 2022, a Absolute Bike apresentou no Brasil suas novas rodas Absolute Prime Boost, modelo topo de linha para MTB, montadas com aros de 26mm de largura interna e emendas soldadas, e cubos de alto desempenho. Com 6 "macaquinhos" no freehub, esta roda chegou ao mercado com engates super rápidos e precisos assim que o ciclista começa a pedalar, elevando o controle da bike nas subidas mais técnicas e acelerações.

A novidade é que agora os cubos podem ser adquiridos pelos ciclistas de forma avulsa. Dessa forma, a Absolute possibilita ao biker a facilidade para montar uma roda de alto desempenho com melhor custo benefício.

Os cubos Absolute Prime Boost são compatíveis com eixos passantes 15x110mm na dianteira e 12x148mm na traseira, e estão disponíveis nas versões 28 e 32 furos. Os cubos contam com núcleos no padrão HG (comum) mas, para ampliar as possibilidades de montagem, estão disponíveis de forma avulsa os núcleos nos padrões Shimano Micro Spline e SRAM XD, para cassetes de 12 velocidades.

Baixo peso e alta resistência


Para mover menos o ponteiro da balança, algo fundamental para quem deseja montar uma roda para treinos e competições de XCO, XCM, ou até mesmo para Trail e Enduro, os novos cubos Absolute Prime Boost usam e abusam do alumínio, que está presente não só no corpo dos cubos e da roda livre, mas também nos eixos, que são superdimensionados para aumentar a resistência.

Cubos Absolute Prime Boost | Foto: Isapa/Divulgação
Cubos Absolute Prime Boost | Foto: Isapa/Divulgação


Com isso, o peso do cubo dianteiro é de apenas 208g, com o traseiro pesando 312g com o freehub Shimano HG, 305g com o XD e 310g com o Micro Spline.

Para oferecer muitos quilômetros de uso sem preocupações, ele é montado com rolamentos selados de inox de alta qualidade. Inclusive, o núcleo é apoiado por três rolamentos, e não apenas dois como em muitos outros cubos. Assim, o freehub fica mais bem apoiado, otimizando a transmissão de energia da pedalada e, também, a durabilidade do conjunto. 

Outro segredo deste projeto é a utilização de um mecanismo de trava com seis "macaquinhos", o dobro dos cubos mais comuns, o que aumenta consideravelmente a velocidade de engate da relação. Além disso, cada um deles é feito em inox com três pontos de engate, que aumentam a superfície de contato entre o macaquinho e o corpo do cubo, criando uma interação mais sólida entre os componentes. Assim, a relação transmite imediatamente a força do ciclista para as rodas, permitindo acelerações rápidas e mais facilidade na hora de superar obstáculos técnicos.
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