domingo, 29 de janeiro de 2023

Transbike de porta-malas é permitido?

Carro com transbike de porta-malas | Foto: SaiKrishna Saketh Yellapragada/Unsplash
Transbikes de porta-malas são cheios de regras para uso | Foto: SaiKrishna Saketh Yellapragada/Unsplash


Para carregar bicicletas nos carros a maioria das pessoas acaba escolhendo comprar um transbike de porta-malas. Acontece que há uma série de dúvidas sobre se é permitido esse tipo de suporte de bicicletas para carros e quais as regras para utilizá-lo.

Dentre as opções de transbike disponíveis no mercado, os de porta-malas são os que têm valor mais acessível e, por isso, são os mais escolhidos. Além do preço atrativo, é mais fácil colocar as bicicletas neles do que nos suportes para aplicação no teto dos carros.

De acordo com a legislação, o transbike de porta-malas é permitido. Porém, nem tudo são flores: é preciso ficar atento à algumas regras essenciais se você não quiser tomar multas no trânsito.

Regras para uso do transbike de porta-malas


O uso dos transbikes de porta-malas é permitido, mas há uma série de regras que devem ser observadas para que não seja cometida uma infração de trânsito e penalização com multas. E é aí que a pessoa que vai fazer o transporte de bicicletas nesse tipo de suporte precisa ficar atenta.

É o artigo 3º da resolução 349 do Contran quem explica com as bicicletas devem ser carregadas no transbike de porta-malas de forma segura e dentro da legislação de trânsito.

Basicamente, o texto lista 5 formas de como as bicicletas não podem ser levadas no transbike de porta-malas. Confira a seguir os itens na lista abaixo para saber como os transbike NÃO podem estar.

1. Não coloque em perigo as pessoas nem cause danos a propriedades públicas ou privadas

2. Não se arraste pela via nem caia sobre esta

3. Não provoque ruído nem poeira

4. Não oculte as luzes, incluídas as luzes de freio, setas e os dispositivos refletores

5. Não exceda a largura máxima do veículo

Caso você leve sua bicicleta no transbike de porta-malas em qualquer uma das condições listadas acima estará cometendo infração de trânsito graves e gravíssimas e poderá tomar multas que variam de R$ 190,00 a R$ 290,00. Como se não bastasse isso, seu veículo ainda pode ser retido.

Formas corretas e seguras de utilizar o transbike de porta-malas


Bom, agora que você já sabe que é o transkbike de porta-malas é permitido e também quais as formas de não utilizá-lo, é importante saber como transportar suas bicicletas no carro com esse dispositivo.

Carro com transbike de porta-malas, régua de sinalização e segunda placa traseira | Foto: GM Europe/sob licença CC BY-NC-ND 2.0
Carro com transbike de porta-malas, régua de sinalização e segunda placa traseira | Foto: GM Europe/sob licença CC BY-NC-ND 2.0


E ainda aqui você vai ver outras recomendações importantes que se, caso não forem seguidas, também são passíveis de multa. É verdade que os transbike de porta-malas são os mais procurados por terem melhor preço, mas eles são que mais têm regras para seu uso.

Não tampar a placa do carro


Esse é o ponto principal do transbike de porta-malas e o que mais faz os motoristas levarem multas: tampar a placa do carro, parcialmente ou completamente.

As placas dos carros precisam estar completamente visíveis. Quando você instalar o seu transbike de porta-malas, coloque as bicicletas nele e observe se a placa do veículo vai ficar obstruída parcialmente ou completamente. Se isso acontecer você vai precisar fazer uma segunda placa traseira para colocar por cima das bicicletas (e tem que ser placa oficial do Detran e tem que pagar o Documento Único de Arrecadação, o famoso DUDA).

Veja se as luzes de sinalização estão encobertas


Outra parte do carro que não pode ser obstruída pelo transbike de porta-malas são as luzes de sinalização. Aqui vale a mesma regra da placa: após colocar o suporte e as bicicletas, veja se estes sinalizadores não ficaram parcialmente ou completamente tampados.

Uma vez instaladas no transbike de porta-malas, caso ocorra das rodas das bicicletas tamparem as luzes, você precisará comprar uma régua de sinalização. Esse dispositivo tem medidas especificas e características próprias estipuladas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Possivelmente se as luzes de sinalização do carro forem obstruídas pelas bicicletas instaladas no transbike de porta-malas, a placa também terá sido tampada. Ao comprar a régua de sinalização, a segunda placa traseira também pode ser fixada nela.

As bicicletas não podem exceder a largura do carro


Um ponto muito importante é que as bicicletas instaladas no transbike de porta-malas não pode exceder a largura do veículo. Se isso acontecer sabe qual pode ser a consequência? Multa, é claro!

Para evitar isso, instale as bicicletas no transbike e veja se elas não excedem a largura do carro (contando os retrovisores). Caso elas ultrapassem esse limite, uma sugestão para corrigir é retirar uma das rodas (ou as duas): pode dar um trabalho, mas é melhor do que ser multado.

Como você pode ver, o transbike de porta-malas é permitido e tem um excelente custo benefício. Porém é necessário ficar atento às regras para não levar multas ao circular por aí com sua bicicleta nesse tipo de suporte. Agora, é só escolher qual o melhor transbike para você, respeitar as regras e ser feliz.
Compartilhe essa publicação!


Mais posts relacionados

0 comments:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018-2023 Foto e Bike • Direitos reservados | Escreva-nos: blogfotoebike@gmail.com
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top