terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Conheça o Ciclo Jacutinga: 15 rotas para cicloturismo em Minas Gerais

Ciclo Jacutinga conta com 15 rotas para cicloturismo | Foto: Divulgação


Pessoas que gostam de estar em contato com a natureza e são apaixonadas por cicloturismo não podem deixar de conhecer o Ciclo Jacutinga, uma série de rotas sinalizadas que passa pelos principais pontos turísticos naturais de uma das regiões mais bonitas do Brasil.

O Ciclo Jacutinga conta com 678 km de rotas sinalizadas com roteiros autoguiados de cicloturismo. Ao todo, são 15 rotas circulares partindo da cidade de Santa Rita de Jacutinga (MG), na Serra da Mantiqueira.

Lançado há cerca de um ano, em janeiro de 2023 o Ciclo Jacutinga passa a contar com mais novidades para os ciclistas brasileiros: a Praça do Cicloturismo, no centro de Santa Rita, que conta com um totem ideal para as fotos de quem vai curtir a viagem e o passeio previsto para os meses de março e setembro.

A primeira edição do passeio de cicloturismo no Ciclo Jacutinga foi realizado pela prefeitura de Santa Rita em outubro de 2022 e contou com mais de 400 ciclistas. Esse evento é ideal para que gosta de festa pedal. Também vale ressaltar que os meses de março e setembro são os melhores para quem quer conhecer a cidade.

As novidades foram apresentadas oficialmente ao público durante o Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura 2022, o Abeta Summit, que aconteceu no início de dezembro, em São Paulo.

Sobre o ciclo roteiro do Ciclo Jacutinga


Idealizado por Gil Cunha, secretario de turismo de Santa Rita de Jacutinga, o Ciclo Jacutinga conta com 15 opções de rotas de cicloturismo sinalizadas para desbravar a região. A variedade de percursos atente aos diversos níveis de ciclistas.

Todas as rotas de cicloturismo do Ciclo Jacutinga são circulares com ponto de partida e chegada no centro da cidade de Santa Rita de Jacutinga, o que facilita a logística do passeio e cria uma vantagem muito grande para quem quer curtir a região com a família e amigos, mesmo aqueles que não são ciclistas.

O projeto Ciclo Jacutinga engloba os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, passando por sete municípios: Santa Rita de Jacutinga, Rio Preto, Passa Vinte, Bom Jardim de Minas, Valença, Barra do Piraí e Barra Mansa. Ao todo, são 678 km de trilhas e estradas de terra totalmente sinalizadas. Os percursos também contam com arquivos para navegação via GPS.

Além de estimular a economia e destacar a cultura local, o Ciclo Jacutinga permite explorar as belezas das regiões turísticas do Circuito Serras de Ibitipoca e do Vale do Café, com os percursos passando por por dez vilarejos e 15 cachoeiras - muitas delas são um convite para pequenas pausas no cicloturismo para um mergulho.

Ciclo Jacutinga proporciona cicloturismo e contato com natureza | Foto: Divulgação
Ciclo Jacutinga proporciona contato com natureza | Foto: Divulgação


De acordo com o Gil, as rotas do Ciclo Jacutinga foram idealizadas com a ajuda de ciclistas locais, que estão acostumados a pedalar na região. Assim, existem opções tanto para quem realmente deseja explorar a natureza e os limites do corpo, e também para quem quer fazer um passeio menos desafiador - a Ciclorrota do Pontilhão, por exemplo, tem apenas 14.3Km, com pouco mais de 550 metros de desnível vertical, mas apresenta para o turista paisagens realmente de tirar o fôlego.

Estrutura turística e atrações do Ciclo Jacutinga


Com uma área total de 437mil km² e encravada entre belas montanhas, Santa Rita de Jacutinga é agraciada com dezenas de cachoeiras, comunidades rurais, mirantes, trilhas, rios e estradas de terra. Por isso, a região é muito interessante não só para quem pedala, mas também para quem deseja praticar outras modalidades do ecoturismo. 

O município conta com uma ótima estrutura hoteleira e de alimentação, sempre com a deliciosa culinária mineira. Além disso, a cidade possui atrações como a Igreja Matriz, a Igreja do Alto e fazendas de café que já serviram de cenário para filmes e novelas. 

Localizada basicamente entre as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, Santa Rita de Jacutinga pode ser facilmente acessada, com ligação direta com a Presidente Dutra e com a BR-040.

Quem quiser conhecer mais sobre o Ciclo Jacutinga ou estiver em busca de mais informações, vale a pena acessar o site oficial deles: ciclojacutinga.com.

Fotos: Divulgação
Compartilhe essa publicação!


Mais posts relacionados

0 comments:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018-2023 Foto e Bike • Direitos reservados | Escreva-nos: blogfotoebike@gmail.com
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top