terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Andar de bicicleta ajuda no desenvolvimento infantil, revela estudo

Bicicleta ajuda no desenvolvimento infantil | Foto: Dave Kim/Unsplash
A bicicleta pode ser uma ferramenta valiosa no desenvolvimento infantil | Foto: Dave Kim/Unsplash


Andar de bicicleta ajuda no desenvolvimento infantil e dá suporte na formação de habilidades importantes para o crescimento saudável e equilíbrio das crianças, é o que revela um estudo recente da Universidade de São Paulo (USP).

Realizado com crianças de 6 a 12 anos, o estudo apontou que andar de bicicleta pode ajudar a desenvolver a confiança, a coordenação motora, o senso de equilíbrio, o sendo de direção e promover uma vida ativa e saudável.

"Quando as crianças conseguem equilibrar e pedalar sozinhas, isso aumenta a sua autoestima e confiança. Além disso, quando aprendem a andar de bicicleta em grupo, elas também desenvolvem habilidades sociais e de trabalho em equipe", afirma a professora de educação física da USP, Maria Lúcia.

Conforme publicado anteriormente aqui no Foto e Bike, a bicicleta é o meio de transporte que se associa com mais benefícios à saúde. Já o estudo da USP destaca novas qualidades das bikes, sobretudo para as crianças.

De acordo com a pesquisa, a bicicleta é uma excelente maneira de melhorar o senso de equilíbrio, já que as crianças aprendem a equilibrar o corpo e a máquina enquanto pedalam. Além disso, ao andar de bicicleta, elas aprendem a avaliar a distância, a velocidade e a direção, habilidades importantes para muitas outras atividades, incluindo a condução de um veículo.

Por fim, a bicicleta é uma atividade física acessível e divertida que ajuda a manter as crianças ativas e saudáveis. Além de ser uma atividade cardiovascular, pedalar também fortalece músculos e ossos, o que é fundamental para o crescimento saudável.

De acordo com a professora Maria Lúcia, é importante que pais e educadores incluam a bicicleta como uma atividade regular na rotina das crianças e garantam que elas tenham acesso a bicicletas seguras e apropriadas para sua idade e tamanho. "Dessa forma, eles poderão aproveitar todos os benefícios da bicicleta e se desenvolver de maneira equilibrada e saudável", conclui.
Compartilhe essa publicação!


Mais posts relacionados

0 comments:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018-2023 Foto e Bike • Direitos reservados | Escreva-nos: blogfotoebike@gmail.com
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top