terça-feira, 24 de janeiro de 2023

UCI tem novas regras para MTB na temporada de 2023

UCI com novas regras para o MTB | Foto: Davi Corrêa
Novas regras da UCI começam a valer em 2023 | Foto: Davi Corrêa


Para a temporada de 2023, a UCI preparou uma série de mudanças nas e implantou novas regras nas provas de MTB. Algumas alterações são leves e outras são maiores e podem afetar competições que acontecem no Brasil.

Entre as mudanças da UCI para a temporada 2023 de MTB, é a liberação do uso de rádios de comunicação entre os ciclistas e suas equipes nas etapas de Copa do Mundo ou sob autorização da entidade máxima do esporte.

O uso dos rádios de comunicação já presente nas provas de estrada há anos. Com as mudanças da UCI, o dispositivo chega ao MTB devido à entrada das provas de XCM na programação da Copa do Mundo. Acredita-se que no MTB o aparelho terá uma função mais prática e menos estratégica, ao contrário do que ocorre no ciclismo de estrada.

A adição dos Sub-23 em mais eventos do calendário para o ano de 2023 também é um dos destaques das mudanças apresentadas pela UCI para o MTB. Agora os ciclistas dessa categoria vão ter provas de XCC para disputar, o que vai dar a eles mais oportunidades e exposição na mídia. E mais, a partir de 2024 haverá XCC da categoria Sub-23 no Campeonato Mundial de MTB.

Mudanças podem impactar MTB no Brasil


O Brasil também deve ser impactado pelas mudanças apresentadas pela UCI para o MTB. A entidade estipulou novas regras para provas Hors Class (HC), que garante muitos pontos aos ciclistas.

Com as novas regras da UCI, é necessário ter ao menos 8 ciclistas do Top 50 Ranking UCI de cada gênero. Somado a isso, o incremento de 5 para 10 nações estrangeiras presentes no evento. Essa novidade deixa o processo mais difícil para a realização de provas com pontuação Hors Class.

Um adendo é que também haverá a necessidade dos três anos anteriores terem sido Hors Class e os ciclistas Sub-23 correndo na categoria própria destinada a eles, o que geralmente não ocorre no Brasil.

E há ainda mais mudanças e novas regras da UCI para o MTB. Resta aguardar o início da temporada para avaliar se as novidades serão boas ou prejudiciais ao esporte.
Compartilhe essa publicação!


Mais posts relacionados

0 comments:

Postar um comentário

 
Copyright © 2018-2023 Foto e Bike • Direitos reservados | Escreva-nos: blogfotoebike@gmail.com
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top