Novos Desafios - Copa do Mundo em Nové Město
Giugiu Morgen durante etapa de Albstadt - Foto: Javier Martinez |
Blog sobre ciclismo urbano, MTB e notícias relacionadas à bicicletas
Giugiu Morgen durante etapa de Albstadt - Foto: Javier Martinez |
Nesse domingo, 9 de maio, aconteceu o XCO da primeira etapa da temporada 2021 da Copa do Mundo de MTB, em Albstadt, Alemanha. Tanto a prova feminina quanto a masculina foram intensas e espetaculares.
Na Elite Feminina a vencedora foi Loana Lecomte surpreendendo as estimativas do blog Foto e Bike, que a deixou de fora da lista das favoritas. A atual campeã do mundo, Pauline Ferrand Prevot, fechou em segundo, seguida de Haley Batten, Kate Courtney e Yana Belomoina.
Das brasileiras presentes na prova, Raiza Goulão fechou na 74ª posição e Jaqueline Mourão na 93ª.
Já na Elite Masculina, Victor Koretzky foi o grande vencedor no XCO, ele era um dos cotados em nossa lista para superar uma possível vitória de Mathieu Van der Poel no cross-country olímpico. Essa foi a primeira vitória de Koretzky na Copa do Mundo.
Superado por Nino Schurter Koretzky no sprint final, Nino Schurter fechou em segundo seguindo de Mathias Flueckiger, Ondrej Cink e Tomaz Pidcock fechou o pódio.
Henrique Avancini fechou a prova na 10ª posição e declarou que foi um "bom começo". "Voltas intermediárias foram pesadas por não me encaixar bem na forma como o grupo estava andando. Final de prova um pouco crescente", disse.
O Brasil estava com mais três ciclistas na competição. Luiz Henrique Cocuzzi, que fechou em 36º conseguiu fazer uma prova consistente e com poucos erros e declarou que "saio satisfeito com meu resultado e confiante para o próxima final de semana". Ulan Galinski fechou a prova na 71ª posição. Guilherme Muller contudo sofreu uma queda e acabou não completando a prova.
1. Loana Lecomte, 1:21:38
2. Pauline Ferrand Prevot, +0:53
3. Haley Batten, +1:15
4. Kate Courtney, +1:20
5. Yana Belomoina, +1:30
6. Anne Terpstra, +1:47
7. Linda Indergand, +1:57
8. Laura Stigger, +2:11
9.Jenny Rissveds, +2:54
10. Sina Frei, +3:03
1. Victor Koretzky, 1:20:23
2. Nino Schurter, +0:02
3. Mathias Flueckiger, +0:23
4. Ondrej Cink, +0:25
5. Tomaz Pidcock, +0:29
6. Anton Cooper, +0:30
7. Mathieu Van Der Poel, +1:13
8. Alan Hatherly, +1:19
9. Thomas Griot, +1:33
10. Henrique Avancini, +2:05
No feminino, a grande vencedora foi Pauline Ferrand Prevot, uma da apostas que colocamos na lista para vencer o XCC. No masculino, Mathieu Van der Poel deu na cabeça do pelotão e venceu - ele era o primeiro cotado em nossa lista. Henrique Avancini terminou o XCC em 4º lugar e destacou que foi o seu "melhor resultado na abertura da Copa do Mundo ate hoje". "Começo decente e muito satisfatório considerando meu momento e meus objetivos", disse.
1. Pauline Ferrand Prevot, 20:37
2. Linda Indergand, +0:01
3. Annie Last, +0:02
4. Kate Courtney, +0:02
5. Loana Lecomte, +0:05
6. Rebecca Mcconnell, +0:06
7. Anne Terpstra, +0:08
8. Sina Frei, +0:10
9. Eva Lechner, +0:18
10. Jenny Rissveds, +0:18
1. Mathieu Van Der Poel, 20:39
2. Victor Koretzky, +0:02
3. Nino Schurter, +0:03
4. Henrique Avancini, +0:09
5. Mathias Flueckiger, +0:10
6. Jordan Sarrou, +0:11
7. Peter Disera, +0:11
8. Luca Braidot, +0:13
9. Nadir Colledani, +0:14
10. Alan Hatherly, +0:14
Nos dias 7 e 9 de maio acontece a primeira etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike, em Albstadt, na Alemanha. Aqui no Foto e Bike já publicamos uma relação com os favoritos dessa primeira etapa no masculino. E no feminino: quem são as favoritas?
Tal qual no masculino, há várias mulheres com chances reais de conquistar uma vitória na Copa do Mundo de MTB, mas vamos arriscar e colocar alguns nomes na mesa!
A britânica Evie Richards (Trek Factory Team) mostrou para todos em 2020 que pode estar despontando com uma potencial dominadora dos Short Track e para 2021 pode ser facilmente incluída na lista das principais favoritadas a cruzar a linha de chega na frente em Albstadt.
Norte americana, Kate Courtney (Scott SRAM) foi ganhou em Albstadt em 2019 e nas últimas competições ela tem se mostrado muito forte. Porém, daquele ano para cá muitas mudanças ocorreram, mas ainda assim é nome forte para ganhar.
Pauline Ferrand Prevot (Absolute Absalon) é a atual Campeã do Mundo e a grande rival a ser batida. Porém, para 2021, é possível que suas maiores chances de vitória estejam no XCC de Albstadt.
E aí, concorda a nossa lista? Já corre lá para o Pinkbike e para montar seu time com as nossas sugestões. Não esqueça de olhar também a lista dos favoritos no masculino.
Sexta-feira, 7 de maio de 2021
XCC feminino e masculino: a partir das 12h20
Domingo, 9 de maio de 2021
XCO feminino: a partir das 6h
XCO masculino: a partir das 9h15
Transmissões ao vivo em português pela pela RedBull TV.
A CIMTB Michelin e a TREK darão prêmios para o melhor colocado na Liga CIMTB TREK no fantasy game da Copa do Mundo de XCO, no site da Pinkbike. Como prêmio, o melhor colocado ao final da temporada ganhará uma camisa oficial da Trek Factory Team e um par de pneus Levorin.
A data limite para inscrever os times já para a primeira etapa do campeonato, e aumentar as chances de ganhar, é o dia 7 de maio. Para participar, basta se inscrever no site pinkbike.com, criar o seu time no fantasy game de XCO e se juntar à Liga CIMTB TREK.
No jogo, o participante recebe $1.500.000 para montar um time fictício de seis atletas com os competidores da Copa do Mundo de XCO, sendo três da categoria masculina e três da feminina. Ao final de cada etapa, os atletas somam pontos de acordo com a performance nas pistas. O jogador que somar mais pontos no final da temporada leva o prêmio da Liga CIMTB TREK. A cada etapa as equipes podem ser editadas com troca de atletas depois da análise dos resultados de cada um.
Game CIMTB – TREK dará também dará prêmios
Para ganhar mais prêmios, os jogadores podem também se inscrever no GAME CIMTB – TREK, jogo similar, porém com os atletas que correm nas etapas da copa. Para se inscrever, basta acessar o endereço www.game.cimtb.com.br, se cadastrar e montar a equipe.
Foto: divulgação/CIMTB |
Quem fizer mais pontos no final do campeonato 2020, que soma pontos de Araxá 2020 e Congonhas que acontecerá dias 3 e 4 de julho, vai levar o combo da Bontrager, marca de elite da TREK, que contém uma sapatilha Cambio, com sola de fibra de carbono, um selim Aeolus Comp, uma lanterna dianteira Ion 450R e uma lanterna traseira Flare RT, além de brindes como uma camiseta, uma caneca e um boné da marca. Além disso, o campeão da etapa de Congonhas ganhará um capacete Bontrager Starvos WaveCel.
Com quase mil participantes, muita gente ainda pode ganhar. Quem lidera a briga é a equipe Rodrigo Silva, com 433 pontos. Em segundo lugar, com seis pontos de diferença está o time Dimas Brothers. Em terceiro, a equipe Celina com 415 pontos.
Para a temporada 2021, haverá um novo campeonato somando pontos no GAME CIMTB TREK nas etapas de Araxá, Petrópolis e Taubaté, com vários prêmios e uma bike Trek será entregue ao ganhador no final.
Foto de destaque: divulgação/CIMTB
Em estudo liderado pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) a bicicleta aparece como o meio de transporte que se relaciona com o maior número de benefícios para a saúde, estando associada a uma melhor autopercepção de saúde, melhor saúde mental e menor sensação de solidão.
Os meios de transporte incluídos no estudo foram carros, motocicletas, transporte público,
bicicletas elétricas, bicicletas e caminhada. Os efeitos de todos eles foram
estudados separadamente e em combinação.
A investigação, desenvolvida no âmbito projeto europeu
PASTA, foi realizada em sete cidades europeias - Antuérpia, Barcelona,
Londres, Örebro, Roma, Viena e Zurique. Mais de 8 mil pessoas responderam a
um questionário inicial e, destes, mais de 3,5 mil fizeram um teste final com
diferentes questões sobre transporte e saúde. As questões sobre saúde mental
destacaram o conhecimento de suas quatro dimensões principais (ansiedade,
depressão, perda de controle emocional e bem-estar psicológico), vitalidade (nível
de energia e fadiga) e percepção de estresse. Também questionaram sobre as
relações sociais, como sentimento de solidão e contato com familiares e/ou
amigos.
As conclusões, publicadas na revista Environment
International, indicam que a bicicleta foi o meio de transporte com os melhores
resultados em todas as análises. Esteve associada a uma melhor autopercepção de
saúde geral, melhor saúde mental, maior vitalidade e menor autopercepção de
estresse e sentimento de solidão. Após as bicicletas, a caminhada ficou em
segundo lugar e foi associada à autopercepção de boa saúde geral, maior
vitalidade e maior contato com a família e/ou amigos.
A investigadora do ISGlobal e primeira autora da publicação,
Ione Avila-Palencia, explica que "este é o primeiro trabalho que relaciona
a utilização de múltiplos meios de transporte urbano com efeitos sobre a saúde,
como saúde mental ou contatos sociais". "Dessa forma, podemos
analisar os efeitos de forma mais realista, uma vez que as pessoas que vivem
nas cidades hoje tendem a usar mais de um meio de transporte", afirma a
pesquisadora.
Além do ciclismo e da caminhada, os resultados para os
demais meios de transporte analisados não foram totalmente conclusivos.
Foto de destaque: Yoav Aziz/Unsplash
A Copa do Mundo de Mountain Bike começa esta semana e a primeira etapa acontece em Albstadt, na Alemanha, nos dias 7 e 9 de maio. Em 2021, pela primeira vez na história da competição, não haverá novas sedes no calendário. Serão oito etapas, além do Campeonato Mundial, marcado para Val di Sole, na Itália.
Vale dizer que há algumas temporadas não havia tantos ciclistas com chances reais de conquistar uma vitória na Copa do Mundo de MTB. Hoje tudo está diferente e as apostas para um vencedor estão mais difíceis e equilibradas. Ainda assim, vamos arriscar e listar alguns nomes que aparecem como favoritos para vencer a etapa de Albstadt neste ano, no masculino (confira também a lista das favoritas).
Desde 2019 sem competir em MTB, Mathieu Van der Poel
(Alpecin Fenix) promete chegar com tudo a Albstadt e desponta na lista como um
dos favoritos para o XCC de sexta-feira.
Na briga para não deixar Van der Poel chegar na frente,
estão os atletas da KMC Orbea: Milan Vader, Thomas Litscher e Victor Koretzky.
Dá para colocar o mexicano Geraldo Ulloa nessa lista também e uma vitória dele
não seria uma surpresa.
Atual dono do primeiro lugar no ranking da UCI, Henrique
Avanci (Cannondale Factory Racing) não conseguiu fazer a pré-temporada que
desejava. Devido às restrições impostas por conta da pandemia, o brasileiro só
conseguiu em participar das competições da Europa em abril. "A gente corre
atrás do prejuízo de peito aberto", disse Avancini. Ou seja, disposição
para lugar e ganhar ele tem! E o seu projeto social 'Pedaling for a Reason', com ele mesmo afirmou, é mais uma motivação.
A Copa do Mundo está tão mudada e tantos com chances de
ganhar que já não ver uma vitória de Nino Schurter (Scott SRAM) em Albstadt
nesse ano pode não surpreender, ainda mais com ciclistas tão explosivos que
podem levar a melhor em um sprint.
Um dos ciclistas que mais obteve vitórias na pré-temporada
foi Mathias Fluckiger. Considerando esse dado e também que ele foi o último a
vender em Albstadt, Fluckiger e mais um dos cotados para quebrar a banca.
Por último, mas não menos importante nessa lista está o
atual Campeão do Mundo: Jordan Sarrou. Recentemente ele declarou que Albstadt
será o primeiro gol da sua temporada e que está chegando para ganhar.
Sexta-feira, 7 de maio de 2021
XCC feminino e masculino: a partir das 12h20
Domingo, 9 de maio de 2021
XCO feminino: a partir das 6h
XCO masculino: a partir das 9h15
Transmissões ao vivo em português pela pela RedBull TV.
Nesse mês de maio chegam às lojas as duas novas bikes elétricas full suspension da Caloi. Os modelos Caloi E-Vibe Elite FS e Caloi E-Vibe Elite FS Pro são dois tipos de mountain bike que prometem ajudar o ciclista a desbravar qualquer desafio.
“Os modelos foram desenvolvidos para os amantes de trilhas que buscam ou precisam adicionar uma potência extra ao pedal. São bikes indicadas para todos os tipos de ciclistas, seja uma pessoa que não tem mais aquele condicionamento físico, mas quer seguir no esporte, neste caso a bike elétrica ajuda a superar os obstáculos, ou aquele ciclista que quer desbravar trilhas ainda mais difíceis e precisa de uma potência maior”, diz o gerente de produtos da marca, Marcos Ribeiro, que completa: “É a Caloi inovando mais uma vez e trazendo ao mercado brasileiro o que há de mais moderno em questão de bike elétrica”.
Os dois modelos têm bateria integrada com capacidade de 504Wh, proporcionando um visual clean e discreto no quadro. Com 250W de potência o modelo E-Vibe Elite FS vem com a linha Steps E7000 apresentando um motor com torque de 60N.m e o modelo E-Vibe FS PRO vem com a linha Steps E8000 apresentando um torque de 70N.m. Os componentes eletrônicos da linha Shimano STEPS, diferenciais que dão potência às bikes e confiança ao ciclista para ir mais longe, com uma autonomia de até 100km no modo ECO – conforme condições de teste Shimano. Todo o sistema elétrico é ainda resistente à água.
As suspensões dianteira e traseira – ambas apresentam um curso de 140 mm da marca RockShox – são também atrativos nos dois modelos, que têm geometria progressiva, outro fator que garante maior estabilidade e equilíbrio em descidas, além de uma posição mais relaxada de pilotagem.
Yuri Bogner, experiente ciclista brasileiro com mais de 20 anos no MTB Extremo, colaborou com a marca no desenvolvimento das bikes Caloi E-Vibe Elite FS e Caloi E-Vibe Elite FS Pro. Ele atuou diretamente em detalhes técnicos, assim como no desenvolvimento do grafismo de ambos os modelos.
“Estou muito feliz em ter participado do desenvolvimento das Mountain Bikes elétricas da Caloi, que é algo novo para mim. Conseguimos, em um ano de desenvolvimento, atacar todos os pontos e entender cada elemento para trazer uma bicicleta muito mais equilibrada e segura”, explicou Yuri.
Para divulgar o lançamento das duas bikes elétricas, a Caloi fará ações em pontos de venda, além de trabalhar os produtos em suas redes sociais. O conceito da comunicação incentivará os ciclistas a somarem suas potências à potência das bikes, já que as e-MTBs vieram para tornar o pedal mais divertido e levá-los mais longe.
Além das duas full suspension, a linha de mountain bike elétrica da Caloi conta também com o modelo hardtail Caloi E-Vibe Elite. Conheça mais sobre essa bike no site da empresa – www.caloi.com/e-vibe-elite.
Caloi E-vibe Elite FS - Foto: divulgação/Caloi |
Quadro de alumínio 6061 full suspension com Thru axle, post mount e bateria integrada
Suspensão: Rock Shox Revelation, Thru axle, Boost, 140 mm de curso
Suspensão Traseira: Rock Shox Deluxe Select – 140 mm de curso
RELAÇÃO 1X12: Câmbio traseiro: Shimano Deore M6100 / Cassete: Shimano Deore M6100 12v – 10-51D / Pedivela: Shimano FC E6100 – 170 mm (P / M / G) – 34D Trocadores: Shimano Deore M6100 12V
Sistema Shimano: STEPS E7000
Motor: DU-E7000 / 250W / Torque: 60 N.m
Bateria: SHIMANO BT-E8035 504Wh (36V 14Ah)
Nível de assistência: HIGH / NORMAL / ECO
Display: Ciclocomputador Shimano SC E7000
Autonomia: HIGH: 50 km / NORMAL: 75 km / ECO 100 km *conforme condições de teste Shimano
Cubos: Shimano MT410B
Freios: Hidráulico Shimano M4100 (Quatro Pistões)
Rotores: Shimano RT64 (Center Lock) 203mm Dianteiro e 203mm Traseiros
Canote: Retratil FSA Flowtron – 30.9 -150mm de curso
Pneus: Schwalbe HANSDAMPF 29X2.35 – Addix Soft – 67TPI
Guidão: FSA Grid 800x35mm
Suporte de guidão: FSA GRID – 50x35mm – 6° de inclinação
Selim: SELIM S/ROYAL ESSENZA
Aros: Vzan Vplus 32 furos aro 29 (622x33)
Raios em Inox Jateado Preto
Manoplas: VELO VLG-884 com abraçadeira
Preço sugerido: 30.229,99
Quadro de alumínio 6061 full suspension com Thru axle, post mount e bateria integrada
Suspensão: Rock Shox Pike Select, Thru axle, Boost, 140 mm de curso
Suspensão Traseira: Rock Shox Super Deluxe Select – 140mm de curso
RELAÇÃO 1X12: Câmbio traseiro: Shimano SLX M7100 / Cassete: Shimano SLX M7100 12v – 10-51D / Pedivela: Shimano FC E8050 – 170 mm ( P / M / G) – 34D / Trocadores: Shimano SLX M7100
Sistema Shimano: STEPS E8000
Motor: DU-E8000 / 250W / Torque: 70 N.m
Bateria: SHIMANO BT-E8035 504Wh (36V 14Ah)
Nível de assistência: HIGH / NORMAL / ECO
Display: Ciclocomputador Shimano SC E8000
Autonomia: HIGH: 50 km / NORMAL: 75 km / ECO 100 km
Cubos: Shimano MT410B
Freios: Shimano SLX M7100 (Quatro Pistões)
Rotores: Shimano RT70 (Center Lock) - 203mm Dianteiro e 203mm Traseiro
Canote: Retratil FSA Flowtron – 30.9 - 150mm de curso
Pneus: Schwalbe HANSDAMPF 29X2.35 – Addix Soft – 67TPI
Guidão: FSA Grid 800X35mm
Suporte de guidão: FSA GRID – 50X35mm – 6° de inclinação
Selim: SELIM S/ROYAL ESSENZA
Aros: Vzan Vplus 32 furos aro 29 (622x33)
Raios em Inox Jateado Preto
Manoplas: VELO VLG-884 COM ABRAÇADEIRA
Preço sugerido: R$ 36.919,99
O momento é de crise sanitária com restrições de funcionamento e muitos negócios fechando as portas. Felizmente, a bicicleta pode ajudar. Mais um estudo comprova o benefício das ciclovias para o comércio local.
A mais nova evidência tem nome comprido. "Impactos econômicos sobre negócios locais de investimentos em infraestrutura para bicicletas e pedestres: uma revisão das evidências". Com base em 23 outros estudos que mapearam os impactos de ciclovias e melhores calçadas no comércio, a conclusão é direta.
Infraestrutura para transportes ativos trazem impactos positivos ou neutros para o varejo e restaurantes próximos. Ciclovias podem no entanto ter efeitos negativos para empresas com foco em automóveis, naturalmente.
Outro dado importante, a remoção de vagas de estacionamento ou pistas de rolamento para implementação de ciclovias não afeta os resultados. O estudo se baseia em levantamentos feitos nos EUA e Canadá. A realidade brasileira no entanto é similar, com muita reclamação de comerciantes que desconhecem os benefícios que as ciclovias trazem para seus negócios.
Leia o estudo completo sobre o impacto positivo de ciclovias no comércio local.
Texto e foto: Aliança Bike
Tendo um currículo impressionante com oito títulos de campeonato mundial, sete vezes campeão da Copa do Mundo e medalhista olímpico de XC em 2016, Nino Schurter fecha parceria com a Bosch e é o mais novo embaixador da marca no segmento de motores para e-bikes.
Sobre a parceria com a Bosch, o biker suíço disse gostar de trabalhar com marcas inovadoras e que espera poder contribuir com sua experiência. "Como um dos principais fabricantes para motores e-bike e forte parceiro para a SCOTT Bikes, a Bosch é uma parceria ideal para mim", afirmou.
Aos 34 anos, Nino Schurter é um dos mais bem sucedidos atletas de XC na bem-sucedidos na história do MTB e agora conta com a ajuda de uma e-bike.
"Para mim, uma e-bike é o complemento perfeito para a família de duas rodas. Gosto especialmente de me esforçar ao máximo com a e-bike em subidas. A potência adicional oferece possibilidades empolgantes, especialmente em terrenos íngremes e exigentes", afirma Nino.
Fica a pergunta: será que Nino vai adotar a categoria para fazer história nos campeonatos e-MTB? É esperar para ver.
Foto: Divulgação/Bosch
A Federação Paulista de Ciclismo (FPCiclismo) finalizou a atualização de seu site. Desenvolvido pela Appuni Host Services, ele tem como objetivo oferecer mais funcionalidade e atrativos para os ciclistas da principal federação do país, bem como para quem gosta de esporte. O site continua com o mesmo endereço, www.fpciclismo.org.br, com informações completas das diversas disciplinas do ciclismo, informou a FPCiclismo na sexta-feira, 30 de abril.
Regulamentos, estatuto, história, categorias, filiação, calendários, colunas, notícias de atletas, equipe e competições paulistas, taxas e TJD são alguns do itens oferecidos. Há ainda importantes novidades como seções dedicadas à Ouvidoria, Podcasts, Carteira Digital e filiações para cicloturistas.
“A ideia é destacar a participação paulista de todas as categorias em competições no estado, país e no exterior, premiando todo o esforço de profissionalismo de equipes e atletas. Queremos também resgatar um pouco da história da entidade e proporcionar a maior participação dos ciclistas com um espaço de ouvidoria. Sugestões, críticas e dicas poderão ser enviadas”, explica José Claudio Santos, o Facex, presidente da FPCiclismo.
Responsável pela renovação do site, Cesar Feitosa, detalha o trabalho e a filosofia para a alteração do site. “Na apresentação, procuramos uma nova identidade com a implementação de um novo layout. O maior desafio foi migrar todo o conteúdo das notícias dos últimos anos, ajustando textos e imagens para ficar com a nova interface. Dessa forma, ele está preparado para receber novos conteúdos, suportar novas tecnologias e mídias”, afirma.
Foto: Divulgação/FPCiclismo
Vice-campeã pan-americana e integrante da seleção brasileira de BMX, a ciclista Paôla Reis descumpriu a quarentena obrigatória de 14 dias determinada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para os brasileiros que chegam a Portugal para o período final de treinamento antes das etapas da Copa do Mundo que irão definir as cotas olímpicas.
ATUALIZAÇÃO DO CASO: Paôla Reis foi suspensa e apresentou recurso que foi negado pela CBC
A informação foi dada pelo blog Olhar Olímpico, do UOL, e confirmada pelo blog Foto e Bike nesta sexta-feira, 30 de abril.
De acordo o Olhar Olímpico, ao furar a quarentena, Paôla Reis "foi punida pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) com sua exclusão de competições classificatórias". Ou seja, com a infração cometida a atleta se despede das chances de participar das Olimpíadas Tóquio 2020 que começam em julho de 2021.
"A Confederação Brasileira de Ciclismo está tirando minha oportunidade de classificar para os jogos de Tóquio. Estou fora dessa etapa do europeu e fora das etapas da Copa do Mundo, mesmo pagando por conta própria. A Confederação Brasileira se recusou a enviar uma autorização para competir este evento", afirmou Paôla Reis em rede social.
Em comunicado, a Confederação Brasileira de Ciclismo afirmou que "diante da gravidade dos fatos narrados e das provas produzidas" se abstem "de qualquer ação relacionada com os investigados, notadamente atividades relativas à participação da atleta em eventos que dependam de inscrições, registros ou congêneres de representação nacional ou da CBC, até decisão final desse processo".
Foto: reprodução/Facebook
A terceira edição do Pedaling for a Reason, projeto social idealizado pelo número 1 do ranking UCI de MTB, Henrique Avancini, está em com grandes resultados e muito próxima de bater o recorde de arrecadação que é de R$36.100,00. O montante arrecadado até agora é de cerca de 36 mil reais.
O marco da edição é a Copa do Mundo de XCO e XCC que acontece na Alemanha nos dias 08 e 09 de Maio e na República Tcheca 15 e 16 de Maio. E assim como na última edição, serão 2 pares de sapatilhas doadas pela Shimano e customizadas que podem ser conquistadas por meio do sorteio ou do leilão
O Pedaling for a Reason vai ajudar o Projeto Missionário Salvação para a Amazônia. A instituição ajuda centenas de comunidades ribeirinhas a terem acesso à saúde, educação e diversos outros serviços essenciais. As meias dessa edição possuem grafismo único, desenhado por Décio Benício, artista da Black Tiger.
O Pedaling for a Reason foi idealizado pelo campeão mundial de MTB XCM e número 1 do Ranking UCI, Henrique Avancini, com o objetivo de dar visibilidade e angariar fundos para instituições sem fins lucrativos que tenham alto impacto social. O principal nome brasileiro no ciclismo mundial já tinha grande envolvimento com projetos sociais e achou que era hora de fazer mais.
Sobre o projeto, Avancini falou sobre escolhas motivantes que são capazes de impulsionar a algo e recordou que sua "primeira vitória em uma Copa do Mundo foi com uma sapatilha personalizada do Pedaling for a Reason".
"Tenho que admitir que foi uma motivação pré-prova lembrar que se eu potencializasse meus resultados usando aquela sapatilha a ajuda seria mais expressiva para que eu queria ajudar", declarou Avanici.
A primeira edição do projeto contou com o leilão de sua sapatilha personalizada pelo Studio Black Tiger especialmente para a etapa do Cape Epic no início de 2020.
A segunda edição contou com 2 modelos diferentes de sapatilha, uma para o leilão e à segunda para o sorteio por via das meias promocionais. Ambas customizadas pelo Studio Black Tiger para a etapa de Nové Mesto da Copa do Mundo de MTB XC de 2020.
O leilão do par de sapatilhas Shimano S-Phyre "Arara" está no ar e vai até o dia 18/05, às 14h. Para dar seu lance o interessado pode acessar o link https://www.semexe.com/leiloes/sapatilha-shimano-s-phyre-arara/
Já o segundo par de sapatilhas será sorteado entre todas as pessoas que comprarem a meia de ciclismo personalizada do projeto à venda na semexe. Além disso, o valor da compra será integralmente doado para a instituição selecionada. Para comprar e concorrer é só acessar pelo link https://www.semexe.com/vestuario/meias/meias-pedaling-for-a-reason-sorteio-sapatilha-henrique-avancini/
Foto: Divulgação/Semexe
Algumas pessoas não precisam ter uma longa carreira no mountain bike para se tornarem lendas. A convidada da semana da série Lendas CIMTB Michelin competiu profissionalmente por apenas três anos, e mesmo assim marcou o esporte para sempre. Jane Porfírio foi uma das primeiras mulheres a se destacar no mountain bike brasileiro, num contexto de muito preconceito, mas também de muitas conquistas e alegrias.
Jane começou a carreira de atleta profissional com 15 anos no tênis e só descobriu o mountain bike em 1993, com 27 anos, quando a vida de tenista ficou inviável financeiramente. “Na época, eu tinha ganhado um campeonato de tênis, e estava com o dinheiro disponível. Como não ia mais continuar no tênis, resolvi comprar uma mountain bike para passear na cidade e manter minimamente a forma”, lembra Jane.
O que começou como uma diversão despretensiosa, virou uma paixão instantaneamente. “A primeira vez que eu fiz uma trilha, na região do barreiro (região de Araxá com muitas trilhas, onde é realizada a CIMTB Michelin), eu entendi o que me dava alegria. A troca de energia com a natureza, o suor nos braços. Foi o esporte que eu mais amei. Posso dizer que entre 1993 e 1996 foram os melhores anos da minha vida”, conta.
A carreira de Jane começou como um relâmpago. No mesmo ano de sua primeira competição, disputou e ganhou o campeonato brasileiro. No ano seguinte, em 1994, chegou em 4º lugar no Campeonato Mundial, disputado em Cairns, na Austrália. Resultado nunca igualado até hoje pelo Brasil. No mesmo ano, Jane conquistou a medalha de bronze no campeonato sulamericano, que ocorreu em Santiago, no Chile.
Jane Porfírio. Foto: Reprodução/CIMTB |
Jane estava presente no primeiro evento na Pedra do Sino, em Carandaí, onde nasceu a CIMTB Michelin, em 1996. “Eu ganhava tudo no Brasil. Naquela época éramos só eu e a Adriana Nascimento, praticamente. E eu tinha uma mentalidade muito competitiva. Entrava para ganhar nas competições. Mas eu lembro da primeira vez que perdi para a Jaqueline Mourão, num evento do Rogério (Bernardes, organizador da CIMTB), em Pedra do Sino, em 1996. Fiquei tristíssima”, relembra. “A Jaque é uma pessoa que eu sempre admiro e aplaudo pela atleta que ela é. Ela tem o físico perfeito para o mountain bike. É muito forte”, complementa.
Mas essa não foi a única dificuldade que Jane enfrentou na carreira. Ela conta que, desde pequena, se interessava muito por todos os esportes, mas que sofreu preconceito por ser atleta mulher desde sempre. “Eu sofri muito com o descrédito. As pessoas olhavam para mim e falavam ‘mountain bike é esporte de peão, o que você está fazendo nisso?’. No tênis também aconteceu muito. Só que eu pegava isso e transformava em treino. Eu descontava tudo no paredão e no pedal”, desabafa.
Jane não pode se dedicar por completo aos treinos. Ela se formou em odontologia e trabalhava como dentista entre os treinos. “Eu acordava às quatro da manhã para treinar e chegar às 8h30 no consultório”, conta.
Em novembro de 1996, ela sofreu um acidente grave, com fratura do crânio, e a partir de então, fez a transição para se dedicar à maternidade. “Eu já estava pensando em fazer essa mudança, e o acidente veio para confirmar isso, como um direcionamento”, lembra. Jane se casou e teve dois filhos, mas a vontade de competir nunca foi embora.
“Chegou em um momento da minha vida que eu falei pro César, meu marido, que eu precisava voltar a pedalar, sentir a emoção da largada de novo, me reconectar com a natureza. E eu queria voltar para o mountain bike. Mas, como eu já tinha 43 anos, com filhos, menos destreza e as pistas estavam muito mais difíceis, e preferi ir para o triatlo”, relembra sobre sua segunda troca de modalidade, na qual teve muito sucesso em sua categoria, com um título panamericano em 2010, em Vitória, Espírito Santo.
Jane Porfírio durante competição. Foto: reprodução/CIMTB |
Além do mountain bike e do triatlo, Jane também representou o Brasil no Cross Triatlo, modalidade em que foi tetracampeã brasileira e medalha de bronze no campeonato mundial, na Espanha.
Atualmente, Jane administra sua escola de tênis, em Araxá, e está planejando construir uma pista de mountain bike em sua casa para treinar. “Quem sabe esses treinos não me dão ânimo para fazer uma corridinha ou outra?”, brinca.
Com toda essa experiência em diversos esportes, ela teve a oportunidade de conhecer e trabalhar com dois ídolos brasileiros: Gustavo Kuerten, o Guga, tricampeão de Roland-Garros, e Henrique Avancini, atual número um do ranking mundial de mountain bike cross-country.
Assim como Guga se tornou ídolo no Brasil e transformou o tênis no país, Avancini tem feito o mesmo para o MTB. “Trabalhei com o Guga em Santa Catarina e com o Avancini aqui em Araxá. Eu acho que todo esporte que tem uma estrela, uma referência como eles, vira uma coisa enorme. O Avancini é uma porta pra muita gente entrar para o mountain bike, assim como o Guga foi para o tênis”, avalia.
Para Rogério Bernardes da CIMTB Michelin, "Jane tem uma brilhante carreira no esporte, contagiando e iluminando a todos por onde passa. Desde o primeiro ano que ela competiu conosco em 1996, minha mãe ficou encantada e no ano seguinte me pediu para que ligasse para ela, convidando-a para voltar a fazenda, mas ela havia parado de competir. Depois de longos anos, quis o destino que a CIMTB fosse para Araxá e nossas famílias passaram a conviver, cultivando uma grande amizade. Além disso, queria destacar que desde o primeiro ano da competição em Araxá, a Jane faz parte da nossa equipe nos ajudando a resolver todos pepinos que aparecem. Outra coisa é que, com a ida da CIMTB para Araxá, o retorno às pistas de mountain bike acabou acontecendo de forma natural e todos ficamos muito felizes".
A série 'Lendas CIMTB Michelin' é um podcast que pode ser acompanhado em qualquer plataforma. Basta buscar por “cimtb” no seu player preferido.
Texto: Assessoria CIMTB
Fotos: Reprodução/CIMTB
As fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram 57.843 bicicletas em março. Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, o segmento segue impactado pela falta de insumos que atinge a indústria globalmente. Em março, o volume produtivo foi 3,1% maior que o registrado em fevereiro (56.078 unidades) e 6,9% superior às 54.115 bicicletas produzidas no mesmo mês do ano passado.
Ainda de acordo com levantamento da Abraciclo, no primeiro trimestre 170.902 bicicletas saíram das linhas de montagem, número bastante semelhante ao atingido no mesmo período do ano passado, que foi de 170.923 unidades.
A melhora da crise sanitária causada pela segunda onda da Covid-19 em Manaus permitiu que as fabricantes retomassem seus turnos regulares de trabalho. No entanto, a escassez de insumos impede que a produção volte ao ritmo mais acelerado.
O principal gargalo do setor é o fornecimento de peças e componentes. Cerca de 50% dos insumos são provenientes de fornecedores mundiais, principalmente do continente asiático. O vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo, Cyro Gazola, acredita que o abastecimento deverá ser normalizado no segundo semestre deste ano. “A partir daí, a produção deverá entrar numa curva ascendente. Esse processo, no entanto, será gradual, pois haverá necessidade de ajustar a capacidade das fábricas, o que requer um planejamento minucioso”, afirma.
Entre os componentes que estão em falta, destacam-se sistemas de freios, sistemas de transmissões, suspensões e selins. Gazola explica que a Abraciclo e suas associadas estão trabalhando com fornecedores locais para reduzir a dependência de fornecedores globais. No entanto, a indústria ainda é bastante dependente dos itens importados.
Com 39.771 unidades produzidas e 68,8% do volume total fabricado, a Moutain Bike (MTB) foi a categoria mais produzida em março, seguida pela Urbana/Lazer, que teve 14.191 bicicletas fabricadas (24,5% do total). Em termos percentuais, a Estrada foi a que registrou maior crescimento. Foram fabricadas, 1.067 bicicletas, o que corresponde a um aumento de 73,5% na comparação com fevereiro (615 unidades).