terça-feira, 24 de janeiro de 2023

UCI tem novas regras para MTB na temporada de 2023

UCI com novas regras para o MTB | Foto: Davi Corrêa
Novas regras da UCI começam a valer em 2023 | Foto: Davi Corrêa


Para a temporada de 2023, a UCI preparou uma série de mudanças nas e implantou novas regras nas provas de MTB. Algumas alterações são leves e outras são maiores e podem afetar competições que acontecem no Brasil.

Entre as mudanças da UCI para a temporada 2023 de MTB, é a liberação do uso de rádios de comunicação entre os ciclistas e suas equipes nas etapas de Copa do Mundo ou sob autorização da entidade máxima do esporte.

O uso dos rádios de comunicação já presente nas provas de estrada há anos. Com as mudanças da UCI, o dispositivo chega ao MTB devido à entrada das provas de XCM na programação da Copa do Mundo. Acredita-se que no MTB o aparelho terá uma função mais prática e menos estratégica, ao contrário do que ocorre no ciclismo de estrada.

A adição dos Sub-23 em mais eventos do calendário para o ano de 2023 também é um dos destaques das mudanças apresentadas pela UCI para o MTB. Agora os ciclistas dessa categoria vão ter provas de XCC para disputar, o que vai dar a eles mais oportunidades e exposição na mídia. E mais, a partir de 2024 haverá XCC da categoria Sub-23 no Campeonato Mundial de MTB.

Mudanças podem impactar MTB no Brasil


O Brasil também deve ser impactado pelas mudanças apresentadas pela UCI para o MTB. A entidade estipulou novas regras para provas Hors Class (HC), que garante muitos pontos aos ciclistas.

Com as novas regras da UCI, é necessário ter ao menos 8 ciclistas do Top 50 Ranking UCI de cada gênero. Somado a isso, o incremento de 5 para 10 nações estrangeiras presentes no evento. Essa novidade deixa o processo mais difícil para a realização de provas com pontuação Hors Class.

Um adendo é que também haverá a necessidade dos três anos anteriores terem sido Hors Class e os ciclistas Sub-23 correndo na categoria própria destinada a eles, o que geralmente não ocorre no Brasil.

E há ainda mais mudanças e novas regras da UCI para o MTB. Resta aguardar o início da temporada para avaliar se as novidades serão boas ou prejudiciais ao esporte.
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Equipe Trek Factory Racing fecha com Pirelli para provas de MTB

Jolanda Neff já deu boas-vindas à Pirelli | Foto: Divulgação / Trek Factory Racing


A Trek Factory Racing agora conta com a parceria da Pirelli para as disciplinas de MTB, algo que já acontece na Trek-Segafredo. A partir de agora, e pelos próximos três anos, a marca italiana fornecerá pneus para as equipes de XC, enduro e downhill do time.

A partir desta temporada, a equipe de XC da Trek Factory Racing correrá com os pneus da linha Scorpion XC da Pirelli. Enquanto isso, as equipes DH e Enduro vão utilizar os novos pneus Scorpion DH e Enduro da fabricante para os desafios mais ferozes da recém-criada UCI MTB World Series.

"Não poderíamos estar mais entusiasmados com o fato de as equipes de mountain bike da Trek Factory Racing trabalharem com a Pirelli", disse Tim Vanderjeugd, diretor global de marketing esportivo da Trek. "Vimos em primeira mão quanta paixão, cuidado e atenção a Pirelli dedica ao desempenho nas corridas por meio de sua parceria com a Trek-Segafredo. Expandir essa parceria para incluir as equipes da Trek Factory Racing foi uma decisão fácil". 

Tim ainda declarou que a Trek Factory Racing está ansiosa para "ajudar a Pirelli a impulsionar seus produtos enquanto eles nos ajudam a ter um desempenho de alto nível nos maiores palcos do mundo".

Ao fazer parceria com a Trek, a Pirelli terá acesso aos atletas Trek Factory Racing para avançar no desenvolvimento de seus pneus de mountain bike de alto desempenho por meio de um processo exaustivo de testes e feedback, que há muito é o modus operandi da Pirelli. A nova linha de pneus Scorpion da fabricante italiana será desenvolvida e produzida em uma nova fábrica em Bicocca.

"Esta nova fase demonstra o quanto estamos empenhados em sermos líderes no ciclismo competitivo, que também funciona como um laboratório a céu aberto para o desenvolvimento de produtos próprios. Ser capaz de trabalhar com os melhores atletas nos permite avançar continuamente o nível tecnológico de nossos pneus de ciclismo para que eles superem o padrão de qualidade e desempenho que os ciclistas profissionais precisam, mantendo a adaptabilidade e versatilidade que os ciclistas amadores desejam", disse Matteo Barbieri, chefe da Pirelli Cycling.

A Trek Factory Racing conta com alguns dos atletas de maior destaque do mundo em todas as três disciplinas, incluindo três ex-campeões mundiais de elite: Jolanda Neff (XC 2017, campeã olímpica em 2021), Evie Richards (XC 2021) e Reece Wilson (DH 2020). No ano passado, os ciclistas da Trek Factory Racing venceram sete corridas da Copa do Mundo ou Enduro World Series e acumularam sete campeonatos nacionais ou continentais.

Tal como acontece com a Trek-Segafredo, o logotipo da Pirelli também aparecerá no peito e na manga da camisa dos kits da equipe Trek Factory Racing.
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Conheça o Ciclo Jacutinga: 15 rotas para cicloturismo em Minas Gerais

Ciclo Jacutinga conta com 15 rotas para cicloturismo | Foto: Divulgação


Pessoas que gostam de estar em contato com a natureza e são apaixonadas por cicloturismo não podem deixar de conhecer o Ciclo Jacutinga, uma série de rotas sinalizadas que passa pelos principais pontos turísticos naturais de uma das regiões mais bonitas do Brasil.

O Ciclo Jacutinga conta com 678 km de rotas sinalizadas com roteiros autoguiados de cicloturismo. Ao todo, são 15 rotas circulares partindo da cidade de Santa Rita de Jacutinga (MG), na Serra da Mantiqueira.

Lançado há cerca de um ano, em janeiro de 2023 o Ciclo Jacutinga passa a contar com mais novidades para os ciclistas brasileiros: a Praça do Cicloturismo, no centro de Santa Rita, que conta com um totem ideal para as fotos de quem vai curtir a viagem e o passeio previsto para os meses de março e setembro.

A primeira edição do passeio de cicloturismo no Ciclo Jacutinga foi realizado pela prefeitura de Santa Rita em outubro de 2022 e contou com mais de 400 ciclistas. Esse evento é ideal para que gosta de festa pedal. Também vale ressaltar que os meses de março e setembro são os melhores para quem quer conhecer a cidade.

As novidades foram apresentadas oficialmente ao público durante o Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura 2022, o Abeta Summit, que aconteceu no início de dezembro, em São Paulo.

Sobre o ciclo roteiro do Ciclo Jacutinga


Idealizado por Gil Cunha, secretario de turismo de Santa Rita de Jacutinga, o Ciclo Jacutinga conta com 15 opções de rotas de cicloturismo sinalizadas para desbravar a região. A variedade de percursos atente aos diversos níveis de ciclistas.

Todas as rotas de cicloturismo do Ciclo Jacutinga são circulares com ponto de partida e chegada no centro da cidade de Santa Rita de Jacutinga, o que facilita a logística do passeio e cria uma vantagem muito grande para quem quer curtir a região com a família e amigos, mesmo aqueles que não são ciclistas.

O projeto Ciclo Jacutinga engloba os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, passando por sete municípios: Santa Rita de Jacutinga, Rio Preto, Passa Vinte, Bom Jardim de Minas, Valença, Barra do Piraí e Barra Mansa. Ao todo, são 678 km de trilhas e estradas de terra totalmente sinalizadas. Os percursos também contam com arquivos para navegação via GPS.

Além de estimular a economia e destacar a cultura local, o Ciclo Jacutinga permite explorar as belezas das regiões turísticas do Circuito Serras de Ibitipoca e do Vale do Café, com os percursos passando por por dez vilarejos e 15 cachoeiras - muitas delas são um convite para pequenas pausas no cicloturismo para um mergulho.

Ciclo Jacutinga proporciona cicloturismo e contato com natureza | Foto: Divulgação
Ciclo Jacutinga proporciona contato com natureza | Foto: Divulgação


De acordo com o Gil, as rotas do Ciclo Jacutinga foram idealizadas com a ajuda de ciclistas locais, que estão acostumados a pedalar na região. Assim, existem opções tanto para quem realmente deseja explorar a natureza e os limites do corpo, e também para quem quer fazer um passeio menos desafiador - a Ciclorrota do Pontilhão, por exemplo, tem apenas 14.3Km, com pouco mais de 550 metros de desnível vertical, mas apresenta para o turista paisagens realmente de tirar o fôlego.

Estrutura turística e atrações do Ciclo Jacutinga


Com uma área total de 437mil km² e encravada entre belas montanhas, Santa Rita de Jacutinga é agraciada com dezenas de cachoeiras, comunidades rurais, mirantes, trilhas, rios e estradas de terra. Por isso, a região é muito interessante não só para quem pedala, mas também para quem deseja praticar outras modalidades do ecoturismo. 

O município conta com uma ótima estrutura hoteleira e de alimentação, sempre com a deliciosa culinária mineira. Além disso, a cidade possui atrações como a Igreja Matriz, a Igreja do Alto e fazendas de café que já serviram de cenário para filmes e novelas. 

Localizada basicamente entre as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, Santa Rita de Jacutinga pode ser facilmente acessada, com ligação direta com a Presidente Dutra e com a BR-040.

Quem quiser conhecer mais sobre o Ciclo Jacutinga ou estiver em busca de mais informações, vale a pena acessar o site oficial deles: ciclojacutinga.com.

Fotos: Divulgação
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Venda de bicicletas teve queda de 35% em 2022, aponta levantamento

Venda de bicicletas teve queda em 2022 | Foto: Davi Corrêa /  Foto e Bike
Levantamento da Aliança Bike apontou recuo na venda de bikes | Foto: Davi Corrêa / Foto e Bike


Um levantamento feito pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) com lojistas do Brasil apontou uma queda de 35% no número de vendas de bicicletas no país no ano de 2022.

De acordo com a Aliança Bike, as vendas da bicicletas de entrada foram as que tiveram maior queda no número de vendas. Já as bikes de valor mais elevado e as importadas sofreram menos, apesar de também registram decréscimo.

O vice-presidente da Aliança Bike, Rodrigo Coelho, explica que o resultado da pesquisa retrata bem a situação atual do mercado brasileiro de bicicletas. "Pode-se dizer que esse decréscimo de vendas era até esperado, por conta da alta recorde que tivemos nos dois anos anteriores", conta.

"Ainda estamos vivendo um momento em que o mercado está retraído, mas a tendência é melhorar, já que é como o mercado funciona. A hora é de trabalhar com inteligência, manter o mercado abastecido e gerir os estoques para que as vendas retomem um viés de alta", complementa Rodrigo.

O cenário do mercado em 2022 levou as de vendas de bicicletas para o mesmo patamar do período pré-pandemia. Ao avaliar, por exemplo, o ano de 2020 (auge do período pandêmico), as vendas de bikes bateram recorde no Brasil, superando do o crescimento do ano anterior. A situação em 2021 continuou positiva, apenas com um recuo de 2%.

Saturação do mercado e medo do endividamento são causas principais


De acordo com a Aliança Bike, os lojistas entrevistados indicaram que três fatores atuando em conjunto são os principais responsáveis pela redução nas vendas de bicicletas novas e usadas no Brasil.

O primeiro deles é a saturação do mercado com bicicletas usadas, adquiridas durante a pandemia, e que agora estão sendo vendidas pelos próprios ciclistas. Isso porque, com as medidas de distanciamento social adotadas, muitos optaram pela bike como forma de manter uma atividade física ao ar livre, ou mesmo para fugir do transporte público, situação que não se sustentou com o retorno à "normalidade".

Além disso, a queda do consumo familiar por conta da atual crise econômica também é apontada como uma das principais causas da atual situação do mercado. Por fim, a elevação da taxa SELIC para conter a inflação gerou um receio de endividamento e falta de disponibilidade de crédito, afetando diretamente a venda de bicicletas de gama mais elevada. 

"Em 2020, os lojistas que tinham bicicletas venderam bem, já que na pandemia a bike tornou-se uma opção de exercício ao ar livre, gerando uma explosão de consumo. Chegando em 2021, a falta de componentes gerou atrasos nas linhas de produção, e por isso vendemos menos do que poderíamos. Além disso, muita gente que comprou bike no ano anterior, mas não se manteve no esporte, acabou colocando o equipamento para vender por conta própria, e isso dificultou o trabalho dos lojistas", explicou Adriana Costa, proprietária da Sports Indaia Bike Shop, loja de Indaiatuba, São Paulo, que já está no mercado há 12 anos. 

"Já 2022 não foi ruim, mas também não dá para considerar um ano bom. Muitos eventos tiraram a atenção, como a Copa do Mundo e as eleições. Imagino que 2023 será um ano desafiador. Em minha loja não faremos grandes compras para não nos endividarmos", complementou. 
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segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Shimano confirma patrocínio à Caloi/Henrique Avancini Racing para 2023

Henrique Avancini e sua nova equipe para 2023 | Foto: Felipe Almeida / Caloi Henrique Avancini Racing


A Shimano confirmou que será uma das patrocinadoras da Caloi/Henrique Avancini Racing para a temporada de 2023 e ajudará o ciclista brasileiro Henrique Avancini a consolidar aquilo que ele descreveu como "um passo a mais" em sua carreira ingressar em uma equipe brasileira a após o encerramento de contrato com a Cannondale Factory Racing.

Parte integrante de uma união de empresas responsáveis por trazer Henrique Avancini para competir por uma equipe totalmente brasileira, a Shimano fornecerá equipamentos de última geração para o time Caloi/Henrique Avancini Racing.

"A Shimano e a Lazer Sport estão muito honradas em poder colaborar neste projeto ousado de ter uma equipe brasileira disputando as maiores competições do mundo.  As bikes, feitas pela Caloi na Zona Franca de Manaus, são equipadas com nosso grupo de componentes top de linha, XTR M9100 de 12 velocidades, e os ciclistas usarão sapatilhas XC9 S-PHYRE com design profissional super leve, confortável e padrão altamente técnico, além de capacetes Lazer Vento KinetiCore, que reúne características como proteção rotacional, baixo peso e melhor ventilação, e Genesis, o capacete mais leve já produzido pela Lazer, super ventilado”, explica Rogério Tancredi, gerente de marketing da Shimano Latin America.

Henrique Avancini já tinha relacionamento com a Shimano tanto no cenário internacional quanto no Brasil. Segundo o ciclista, a marca foi "o primeiro parceiro que fui buscar assim que tomei a decisão de viabilizar um novo time, nesse novo formato".

"Ela [Shimano] abraçou o projeto e deu tudo certo. É uma marca que já tem conexão, um relacionamento de muitos anos. Nos conhecemos bem e também o modelo de operação de cada um. E isso contribui muito para que o trabalho seja eficiente e produtivo para os dois lados. Estou hiper mega feliz com a nova etapa e por continuar contando com a Shimano", comentou Avancini.

Race Service da Caloi/Henrique Avancini Racing


A nova equipe de Henrique Avancini com um Race Service com estrutura de alto nível em Petrópolis (RJ). O local já foi citado aqui no blog Foto e Bike em fevereiro de 2022 como ponto de arrecadação de doações para as vítimas da tragédia que assolou o município.

O Race Service da Caloi/Henrique Avancini Racing conta com estrutura de alta performance com academia, sala de recuperação e fisioterapia, além de abrigar toda a parte de oficina e também o motorhome, que acompanha os atletas nas principais provas pelo País. Além disso, há uma casa próxima dali para os atletas residirem. E tudo isso ganhou agora o reforço de profissionais que atuarão no exterior para as competições internacionais. Uma equipe com experiência no mercado de MTB foi montada na Europa para o time Avancini. Além desses profissionais, uma estrutura similar à existente no Brasil foi desenvolvida para atender os atletas e staffs em períodos de treinos e provas.

"Fizemos um trabalho muito bom a nível nacional, com um time muito sólido, que vem agregando conhecimento, experiência, capacidade operacional ao longo dos anos. Meu grande objetivo foi duplicar isso, de uma forma que a gente pudesse ter a mesma qualidade de trabalho no Brasil e também na Europa, com um staff que pudesse suportar um calendário do Brasil e no exterior, fazendo uma operação mista. Gosto de trabalhar com pessoas que realmente façam parte do time em todos os aspectos. Dessa forma, tanto os atletas, quanto os staffs, podem crescer", finaliza Avancini.

Lançada em 2015, a equipe Henrique Avancini Racing nasceu com o objetivo de lapidar jovens promissores atletas. Em 2023, o foco agora, ao lado da Caloi, é de grandes conquistas e para isso montou um time heterogêneo, com atletas em diferentes fases da carreira. Além de Avancini, o time contará com Ulan Galinski (25 anos) e dois representantes da nova geração, Cainã Oliveira e Sabrina Oliveira, ambos de 20 anos.

Foto: Felipe Almeida / Caloi/Henrique Avancini Racing
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Desafio dos Gigantes Internacional é confirmado para Petrópolis

Petrópolis recebe Desafio de Gigantes de MTB | Foto: Davi Corrêa / Foto e Bike


O Desafio dos Gigantes Internacional vai desembarcar em Petrópolis (RJ) pela primeira. Organizada pela Avelar Sports, a competição de MTB acontecerá entre os dias 10 e 12 de março no Villa Itaipava Resort & Conventions.

As datas do Desafio dos Gigantes foram divulgadas na quinta-feira (19 de janeiro), na mesma ocasião em que Henrique Avancini anunciou qual será a sua equipe para a temporada de MTB de 2023.

O Desafio dos Gigantes, em Petrópolis, terá três provas válidas pelo ranking mundial, além de uma maratona de amadora de 20 km e 40 km. Também é válido destacar que o Desafio dos Gigantes vai distribuir 105 pontos que serão fator de relevância para quem pretende disputar os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A realização do Desafio dos Gigantes irá animar os apaixonados por MTB em Petrópolis. A cidade, que em 2022 sediou uma etapa da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB) e da Copa do Mundo de MTB, estava sem eventos desse porte programados para 2023, tendo em vista que nenhum dos dois grande eventos do ano anterior voltarão à cidade no ano corrente.

Realização do Desafio dos Gigantes em Petrópolis conta com o apoio da prefeitura municipal e do ciclista petropolitano Hernique Avancini, novo atleta da Caloi para esta temporada.

Os atletas terão duas provas de XCO - Cross Country Olímpico sendo uma Classe 2 e outra Classe 1, e mais um XCC - Short Track da Classe 3. O Desafio dos Gigantes também ajudará os países na obtenção de vagas para o Sul-Americano de MTB, que será realizado no fim do ano.

São esperados atletas de mais de 10 países e 1200 participantes. A expectativa é realizar a maior corrida de Mountain Bike da história do estado do Rio de Janeiro. ''O local é aconchegante com estrutura de primeiro mundo para receber os melhores atletas do Brasil e do mundo. O evento ganha importância por ser válido como pontuação para a busca das vagas olímpicas'', disse Felipe Avelar. ''Para 2023 o evento vem com um novo formato voltado para atrair grandes nomes do MTB mundial seguindo sua linha de provas ao vivo narradas em três idiomas''.

O Desafio dos Gigantes tem o objetivo de fazer do Brasil o país referência para os grandes times do mundo fazerem sua base e pré-temporada. No Villa Itaipava Resort & Conventions, Henrique Avancini está construindo uma pista que será aberta ao público em geral.

Os regulamentos de cada etapa e as inscrições já estão disponíveis no site oficial do Desafio dos Gigantes.

Foto: Davi Corrêa / Foto e Bike
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Henrique Avancini volta a competir com Caloi

Henrique Avancini vai competir com equipe própria | Foto: Felipe Almeida / Caloi/Henrique Avancini Racing
Após 8 anos, Henrique Avancini volta à Caloi | Foto: Felipe Almeida / Caloi/Henrique Avancini Racing


O ciclista Henrique Avancini terminou com o suspense que durava desde que foram confirmados os rumores de que deixaria a Cannondale Factory Racing. O biker brasileiro anunciou que vai competir pela Caloi/Henrique Avancini Racing em 2023.

Dentre as alterações do mercado de bikers para a temporada 2023 a notícia da nova casa de Henrique Avancini era uma das mais aguardadas e pegou muita gente de surpresa. Dias antes do anúncio, vários fãs do atleta faziam as mais diversas apostas para tentar descobrir qual seria o novo time do brasileiro.

A ida de Henrique Avancini para a Caloi surpreende, mas era algo que estava no radar. O ciclista já tem um vínculo com o time há anos e já desenvolveu vários trabalhos com eles, como o AVA Project, projeto idealizado por Avancini. Posteriormente o projeto mudou de nome e, em 2015, passou a ser Henrique Avancini Racing o que mais tarde viria a ser o que é hoje a Caloi/Henrique Avancini Racing.

Com a chegada de Avancini, a Caloi/Henrique Avanicni Racing participar de todoas as grandes competições de MTB e a fabricante ganhará uma forte projeção no cenário internacional.

"Por trás dessa mudança existia uma motivação muito grande, um desejo de renovação, de realmente buscar algo que fosse ambicioso para mim, que tivesse um significado grande para o esporte. Após o término do meu relacionamento profissional anterior, eu analisei as possibilidades, as propostas que tinha, e escolhi pelo caminho que talvez represente o maior desafio e também a maior chance de deixar algo significativo na minha carreira e no esporte do Brasil", declarou Henrique Avancini.

Por conta do calibre de Henrique Avancini, vários times enviaram propostas para ciclista o que demonstra que o caminho até determinar a escolha pela Caloi/Henrique Avancini Racing não deve ter sido fácil. Contudo, ao analisar a história do brasileiro - sobretudo na cidade de Petrópolis (RJ) - é perceptível a tendência que o levou a fechar com a Caloi.

"Minha decisão foi pautada em deixar algo grande, mais do que qualquer coisa que as pessoas possam pensar ou imaginar. As minhas escolhas recentes foram motivadas pensando em dar o próximo passo adiante para minha carreira. Então, antes de mais nada, tudo que essa nova parceria representa para mim significa estar dando um passo a mais na minha carreira", declarou Avancini.

Henrique Avancini se junta aos outros três ciclistas da Caloi/Henrique Avancini Racing: Sabrina Oliveira, Cainã Oliveira e Ulan Galinski.

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terça-feira, 6 de setembro de 2022

Henrique Avancini vai deixar Cannondale Factory Racing, apontam rumores

Henrique Avancini pode deixar Cannondale - Foto: Davi Corrêa / Foto e Bike


Rumores indicam que após 7 temporadas Henrique Avancini vai deixar Cannondale Factory Racing no final da temporada de MTB de 2022. As especulações, ainda sem confirmação, foram apresentadas por um portal espanhol sobre ciclismo que aponta também outras possíveis alterações no cenário do MTB mundial.

A temporada de 2022 foi bastante anormal para Henrique Avancini. O brasileiro teve resultados abaixo daquilo que costuma performar nos eventos internacionais. Depois do Campeonato Mundial de XCC, o ciclista chegou a comentar que o resultado era "difícil de digerir".

Caso seja confirmado que Henrique Avancini vai deixar Cannondale Factory Racing, como especulado pelo portal espanhol Brujula Bike, é possível que a equipe busque uma colega de time para Mona Mitterwallner.

Especulações sobre mudanças no MTB para 2023


Além das dúvidas sobre se Henrique Avancini vai deixar a Cannondale Factory Racing, o portal Brujula Bike ainda apurou outras especulações que prometem movimentar o mercado de ciclistas para a próxima temporada de MTB.

Entre os rumores está um do atleta muito cobiçado e bastante carismático. Trata-se do chileno Martín Vidaurre, campeão da Copa do Mundo Sub-23 e que saltará para a elite em 2023. Em princípio, o ciclista deve ir para a SCOTT SRAM. Porém Vidaurre também pode estar no radar da Specialized Factory Racing como possível substituto de Gerhard Kerschbaumer.

Maxime Marotte e Martín Vidaurre em Petrópolis - Foto: Davi Corrêa / Foto e Bike


Outro nome que deve mudar de equipe para 2023 é o francês Maxime Marotte. O nome dele é um dos cotados para assumir a vaga deixada por Stephane Tempier na Rockrider Racing Team e colaborar com um dos objetivos principais do time: os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Lars Forster ou Andri Frischknecht vão deixar a SCOTT SRAM. Como a equipe está interessada pelo elo chileno Martín Vidaurre, é possível que Forster ou Frischknecht, que estão em final de contrato, deixem o time.

Por último, mas não menos importante, assim como o rumor de que Avancini vai deixar Cannondale Factory Racing causa impacto, a possibilidade de que Pauline Ferrand Prevot trocar de equipe também causa surpresa. Atual campeã mundial de MTB XCO e XCC pode deixar a Absolute Absalon.

Confira mais informações sobre todos estes rumores no site Brujula Bike.

Fotos: Davi Corrêa / Foto e Bike
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sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Henrique Avancini fala sobre resultado no Mundial de MTB XCC: ‘difícil de digerir’

Henrique Avancini lidera no Mundial de XCC 2022 - Foto: Alexis Boichard / Agence Zoom


Após completar a disputa do Campeonato Mundial de MTB short track (XCC) em Les Gets na sétima colocação, nesta sexta-feira (26 de agosto), Henrique Avancini se mostrou decepcionado com o resultado e declarou nas redes sociais que foi “difícil de digerir”.

Henrique Avancini vem superando várias dificuldades ao longo da temporada de 2022, com muitas pessoas chegando a especular que o tempo do atleta já passou e que talvez esteja em ritmo de final de carreira. Mas durante a disputa do Campeonato Mundial de MTB XCC o brasileiro apresentou seu melhor desempenho em termos de constância em este ano.

“Fiz tudo [que estava] ao meu alcance para me preparar para esse Campeonato Mundial. Tem sido um esforço absurdo superar tantas coisas nessa temporada. Acho que ficou claro, que ainda tenho a velocidade da ponta”, declarou Henrique Avancini nas redes sociais.

Avancini teve um excelente início de prova no Mundial de MTB XCC. O brasileiro largou muito bem e dominou a competição até a quinta volta, quando ele e o dinamarquês Sebastian Fini sofreram uma queda durante a passagem por um dos rock gardens da pista.

“Simplesmente depois da minha queda mais forte, cometi muitos erros e gastei muita energia brigando por posições”, disse o ciclista brasileiro melhor colocado na disputa do Campeonato Mundial de MTB XCC, em Les Gets.

Após a queda, Avancini conseguiu se manter junto do grupo que liderava a prova e até figurou por algum momento como líder do pelotão, mas por conta da energia que gastou não conseguiu se manter na frente e completou o Mundial de XCC na sétima colocação.

“P7 no final é amargo, mas foi um alívio ter capacidade de brigar pela vitória novamente”, concluiu Avancini nas redes sociais.


Ao fim da prova, Samuel Gaze desbancou Christopher Blevins e agora é o novo campeão mundial de MTB XCC. Entre as mulheres o título ficou com a francesa Pauline Ferrand Prevot.

Outros brasileiros do Campeonato Mundial de MTB XCC


Além de Henrique Avancini, cinco brasileiros participaram do Campeonato Mundial de MTB XCC em Les Gets. Entre as mulheres, Hercília Najara e Aline Simões completaram a prova na 33ª e 34ª posição, respectivamente.

Na disputa masculina, José Gabriel Marques de Almeida completou a disputa na 26ª colocação. Ulan Galinski concluiu em 35º e Luiz Henrique Cocuzzi na 42ª posição.

Onde assistir o Campeonato Mundial de MTB


Os atletas brasileiros vão alinhar para uma nova disputa no domingo, 28 de agosto. Nesta data eles vão brigar por resultados nas provas de XCO. As disputas serão transmitidas pela RedBull TV nos horários abaixo.

- 28 de agosto, às 7h45: XCO feminino
- 28 de agosto, às 10h: XCO masculino

Fotos: Alexis Boichard / Agence Zoom
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Campeonato Mundial de MTB: Samuel Gaze é campeão mundial de XCC em 2022

Samuel Gaze é campeão mundial de MTB XCC - Foto: Alexis Boichard / Agence Zoom


Após um incrível duelo com Christopher Blevins, Samuel Gaze chegou na frente para se tornar o novo campeão mundial de MTB XCC nesta sexta-feira, 26 de agosto, em Les Gets.

De forma semelhante à disputa feminina, a largada para o Campeonato Mundial de MTB XCC em Les Gets também contou com chuva e a prova teve algumas quedas, incluindo uma de Henrique Avancini ao passar em um dos rock gardens, sendo este um dos momentos mais significativos para a prova.

Avancini liderava a prova quando ele e Sebastian Fini caíram após a passagem pelo rock garden na volta 5. Este movimento permitiu que Filippo Colobo e Thomas Litscher assumissem a ponta, mesmo que o brasileiro tenha aparecido na frente mais algumas vezes depois da queda.

Nos momentos finais da disputa, Gaze e Christopher Blevins estavam batalhando pela vitória desde penúltima volta quanto o neozelandês e o norte-americano imprimiram um ritmo mais forte e se separam do grupo. 

Mas na volta final, ao passar pelo último rockgarden, Christopher Blevins, que defendia o título de campeão mundial de MTB XCC, sofreu uma queda e perdeu a posição para Filippo Colombo.

Com isso, o pódio completo do XCC do Campeonato Mundial de MTB masculino deste ano teve Samuel Gaze em primeiro, Filippo Colombo na segunda posição e Thomas Litscher em terceiro.

Já fora do pódio, Alan Hatherly e Martins Blums ficaram em quarto e quinto. A sexta posição ficou com Sebastian Fini.

Henrique Avancini no Mundial de MTB XCC 2022 - Foto: Alexis Boichard / Agence Zoom


O brasileiro Henrique Avancini fechou na sétima posição, sendo o ciclista do Brasil com o melhor resultado. Avancini fez uma corrida sólida e liderou a prova por bastante tempo. Mas a partir de uma queda que sofreu no quinta volta começou a oscilar, porém sempre se manteve conectado aos sete primeiros colocados.

Outros brasileiros também disputaram o Campeonato Mundial de MTB XCC nesta sexta-feira, 26 de agosto, em Les Gets. José Gabriel Marques de Almeida fechou na 26ª colocação. Ulan Galinski foi o 35º e Luiz Henrique Cocuzzi completou na 42ª posição.

Fotos: Alexis Boichard / Agence Zoom
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Pauline Ferrand Prevot é campeã mundial de MTB XCC em Les Gets

Pauline Ferrand Prevot é campeã mundial em Les Gets - Foto: Alexis Boichard / Agence Zoom


Pauline Ferrand Prevot venceu em casa para se tornar a nova campeã mundial de MTB XCC. A ciclista francesa fez uma pilotagem precisa e ganhou a disputa nesta sexta-feira, 26 de agosto, em Les Gets.

Em uma prova marcada por muitas quedas e chuva leve tornando os rock gardens mais escorregadios, Pauline Ferrand Prevot conseguiu lançar um ataque definitivo na sétima volta e finalizou 18 segundos a frente da segunda colocada.

A suíça Alessandra Keller completou a prova na segunda colocação e a norte-americana Gwendalyn Gibson foi a terceira colocada. Sina Frei, que corria para defender o título chegou apenas na 15ª posição.

No pódio, Pauline Ferrand Prevot foi ovacionada pelos torcedores que, em festa, gritavam seu nome repetidamente.

A disputa do XCC feminino do Campeonato Mundial de MTB XCC em Les Gets contou com a participação de duas ciclistas brasileiras, Hercília Najara e Aline Simões. Elas concluíram a disputa na 33ª e 34ª colocações, respectivamente.

Foto: Alexis Boichard / Agence Zoom
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quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Circuito Tchotchomere de MTB XCM 2022 realiza sua 5ª etapa

Ciclistas na etapa 3 do Circuito Tchotchomere - Foto: Davi Corrêa


A cidade de Nova Iguaçu vai receber a 5ª etapa do Circuito Tchotchomere de MTB XCM 2022. A prova será realizada no domingo, 28 de agosto, e vale pontos para o ranking da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj).

São esperados cerca de 300 ciclistas para disputar a 5ª etapa do Circuito Tchotchomere de MTB. A prova vai acontecer no Paradiso Club, em Nova Iguaçu, e terá 20 categorias válidas para o ranking Fecierj.

Ao todo são 28 categorias solo e duas serão disputadas em dupla.

Fotógrafos do Fotop no Circuito Tchotchomere de MTB


Além de toda a estrutura oferecida pela organização da prova, a 5ª etapa do Circuito Tchotchomere de MTB vai contar com a presença de fotógrafos parceiros do Fotop para registrar o evento para garantir aos ciclistas fotos incríveis para eternizar o momento.

As fotos vão estar disponíveis no site www.fotop.com.br a partir do dia 29 de agosto. Ao acessar o site, basta o interessado pesquisar por Circuito Tchotchomere de MTB 2022 e buscar pelos registros da 5ª etapa. Para localizar as suas fotos, basta o atleta informar o número que usou na prova.

Percurso da 5ª etapa do Circuito Tchotchomere de MTB


A disputa do XCM será composta por quatro voltas em um circuito de 15 km. Nem todas as categorias irão fazer todas as voltas no percurso, mas oficiais deverão percorrer o trecho completo.

Para os ciclistas federados serão quatro voltas no percurso, o que vai somar um total de 60km e 760m acumulados em altimetria (190m por volta).

Além disso, o responsável pela organização da prova, Nininho Perez, divulgou um link do Strava com o percurso para que os ciclistas que não são da região de Nova Iguaçu possam se familiarizar com o mapa do circuito e também da altimetria.

Retirada dos kit para o Circuito Tchotchomere de MTB


Os kits são compostos pelo chip, placa com numeral, pulseira com direito à medalha e acesso ao parque aquático do Paradiso Club para o atleta e dois acompanhantes.

Os ciclistas inscritos para a 5ª etapa do Circuito Tchotchomere de MTB devem retirar os kits no dia da prova na arena do evento entre 6h e 8h da manhã.

Atleta competindo em etapa do Circuito Tchotchomere - Foto: Davi Corrêa


O organizador da prova, Nininho Perez, reforça que os ciclistas tenham atenção aos documentos necessários para fazer a retirada dos kits para participar da 5ª etapa do Circuito Tchotchomere de MTB.

Atletas federados deverão apresentar documento original com foto e carteirinha da Fecierj impressa ou imagem da mesma via celular. Para os ciclistas das demais categorias basta apresentar um documento original com foto.

Uma atenção especial também deve ser dedicada aos atletas menores de idade que vão disputar a 5ª Circuito Tchotchomere de MTB no dia 28 de agosto. Para eles, além dos documentos listados acima, é preciso apresentar os documentos do responsável e um termo de responsabilidade assinado pelo responsável legal.

Sorteio durante 5ª etapa Circuito Tchotchomere de MTB


O organizador do Circuito Tchotchomere de MTB, Nininho Perez, também divulgou que vai haver um sorteio promovido pela SMS Bike Shop. Serão três peças de vestuário e todos os presentes no local poderão concorrer.

Para concorrer, basta seguir as regras informadas no Instagram @smsbikeshop.

E aí, já está preparado para disputar esta prova no dia 28 de agosto? Então bora competir e desfrutar de toda a aventura e emoção que uma prova de MTB proporciona.

Fotos: Davi Corrêa / Foto e Bike
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Com Nino Schurter, Suíça é nova campeã mundial de MTB XCR

Equipe suíça é campeã mundial de MTB XCR - Foto: Alexis Boichard / Agence Zoom


O Campeonato Mundial de Mountain Bike começou nesta quarta-feira, 24 de agosto, com a Suíça de Nino Schurter se tornando a nova campeã mundial de MTB cross-country team relay (XCR), desbancando a França, anfitriã e que havia vencido ano passado em Val di Sole.

Em 2022, o Campeonato Mundial de MTB retornou a Les Gets, na França, após 18 anos. A cidade francesa recebe diversas disciplinas do ciclismo MTB desde os anos 90 é parte integrante do calendário da Copa do Mundo desde 2019.

Suíça conquista título do Campeonato Mundial MTB XCR


Com um ótimo desempenho, o time da Suíça disputou de forma acirrada com a França e Itália e conquistou a camisa arco-íris após as seis voltas. A seleção italiana ficou com a prata e os Estados Unidos com o bronze.

Campeã mundial de MTB XCR em 2021, a França ficou fora do pódio este ano e fechou a disputa na quinta colocação. Um dano no selim da ciclista Tatiana Tournut contruibui para manter a equipe fora do top 3.

Entrevistas após pódio do Mundial de MTB XCR


O suíço Nino Schurter mostrou mais uma vez que ainda é um ciclista de bons números e um colecionador de vitórias. O veterano lembrou que a Suíça teve sorte duas vezes durante a prova e afirmou que isso faz parte das corridas de MTB.

Nino Schurter durante prova do Mundial de MTB XCR - Foto: Alexis Boichard / Agence Zoom


"Tivemos um pouco de sorte com os problemas da francesa, mas isso faz parte dos perigos das corridas. Eu também tive um pouco de sorte, terminei lento por causa de um furo".

Sobre vestir mais uma camisa arco-íris, Schurter declarou que "é sempre especial vestir a camisa de Campeão do Mundo" e acrescentou que isso "é motivador para todos".

Martina Berta, italiana, reforçou o espírito de equipe para a conquista da medalha de prata e disse que essa prova do Campeonato Mundial de MTB XCR teve a diversão como uma das principais características.

"Somos um grupo muito unido e juntos conseguimos potencializar as qualidades de cada um. Foi uma competição divertida e ganhar a medalha de prata é sempre um grande resultado", declarou Martina Berta.

A norte-americana Haley Batten também deu declarações reforçando o espírito de equipe. Tal como em 2021, os Estados Unidos subiram ao pódio do Campeonato Mundial de MTB XCR, mas, diferente do ano passado quando levaram a medalha de prata, nesta vez conquistaram o bronze.

"É bom estar de volta a Les Gets, uma pista de corrida realmente grande. Tem tudo para um atleta de mountain bike. Você tem que ser um escalador talentoso, bem como um piloto técnico. Existem duas subidas muito importantes quando você está tentando dar tudo de si para uma volta e é realmente muito difícil. Você acha que pode ir do começo ao fim, mas há longas subidas e você tem que andar muito bem. Então, no topo, é bem técnico também", disse Haley Batten. 

"O Team Relay é um dos meus eventos favoritos – a atmosfera, a energia, fazer parte de um ambiente de equipe. Não estamos frequentemente com o time USA Cycling na maioria das Copas do Mundo, apenas nos Campeonatos Mundiais e as Olimpíadas, onde você faz parte desse ambiente e energia da equipe", completou Batten.

Onde assistir o Campeonato Mundial de MTB


As disputas do Campeonato Mundial de MTB acontecem entre os dias 24 a 28 de agosto de 2022. No Brasil, a RedBull TV irá transmitir alguns dos eventos nos dias e horários informados abaixo.

- 27 de agosto, às 8h: DH feminino
- 28 de agosto, às 7h45: XCO feminino
- 28 de agosto, às 10h: XCO masculino

Salve os dias e horários para acompanhar as emoções de mais um Campeonato Mundial de MTB.

Fotos: Alexis Boichard / Agence Zoom
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quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Swift Carbon anuncia novos modelos de gravel bike da linha Univox 2023

Ciclista com gravel bike Swift Carbon linha Univox 2023


A Swift Carbon anunciou a chegada dos novos modelos de gravel bike da marca ao mercado brasileiro, todos em carbono e com materiais de alta qualidade para o ciclista que quer andar no asfalto e na terra.

O modelos de gravel bike apresentados pela Swift Carbon são da linha Univox 2023 e uma das características principais é que podem ser convertidas em bicicletas de endurance.

O que é uma gravel bike?


A gravel bike tem configuração similar às bicicletas de ciclocross, mas as diferenças mais destacadas podem ser vistas na geometria. Como são voltadas a dar mais conforto e estabilidade ao ciclistas, as gravel bike costumam ter maior distância entre eixos, chainstays mais longos e caixa de direção relaxada.

Este tipo de configuração da gravel bike ajuda o ciclista a desenvolver velocidade tanto no asfalto quando na terra ou cascalho se sofre com este tipo de terreno.

Além das características listadas acima, uma gravel bike pode costuma ter freios a disco (mecânicos ou hidráulicos) e pneus mais largos que as bicicletas de estrada, chegando à medida de 700x42, por exemplo. Outro ponto comum com as bikes de estrada e o desenho do guidão.

Principais vantagens de uma gravel bike


Sem sombra de dúvidas, a grande vantagem de uma gravel bike é poder pedalar tanto no cascalho e terra quanto no asfalto com a mesma bicicleta sem precisar mudar as configurações. Mas há outros pontos de destaque, conforme listado abaixo.

- Baixo peso.
- São mais robusta que bikes de estrada e mais leves que as MTB.
- Podem ser utilizadas em cicloviagens
- Bom custo-benefício.
- Apenas uma bike para tipos diferentes de terreno.

Gravel bike da linha Univox 2023 da Swift Carbon


Agora é hora de falar especificamente do lançamento anunciado pela Swift Carbon, as gravel bike da linha Univox 2023.

Swift Carbon linha Univox


A fabricante descreve a linha Univox como gravel bike leves, robustas e versáteis para o ciclista que quer dar um passo além do passeio. As bicicletas dessa linha da Swift Carbon podem ser convertidas para gravel ou estrada com mudanças de poucos componentes.

O quadro das gravel bike Univox 2023 da Swift Carbon utilizam fibras Tairyfil TC36S de última geração com 18k, com molde exclusivo da marca, e conta com um grande segredo: um lay up de carbono que cria áreas de alta rigidez para melhorar transmissão de potência, com os stays flexíveis que melhoram consideravelmente o conforto.

Swift Carbon Univox GR Evo 2023


É uma gravel bike moderna que conta com quadro e garfo feitos em carbono. É dedicada aos ciclistas que querem encarar um pedal épico ou competição de vários quilômetros em estradas de terra.

Gravel bike Swift Carbon Univox GR Evo 2023


A gravel bike Swift Carbon Univox GR Evo 2023 vem com grupo Shimano GRX1x10, freios hidráulicos Ultegra, rodas tubeless DT Swiss Gravel G 1800 Spline e pneus Schwalbe G-one Allround Performance 700x40c.

Mini ficha técnica da gravel bike Univox GR Evo 2023


Veja abaixo mais detalhes sobre essa gravel bike da Swift Carbon.

Quadro: Full Carbon Tairyfil TC36S, rota interna de cabeamento, Sistema de BB PF30, freio a disco, Eixo E-Thru 12X142MM
Garfo: Univox Full Carbon Disc Brake, Espiga cônica, Eixo E-thru 12x100mm, Sistema de freio FLAT MOUNT
Grupo: Shimano GRX 1x10
Freios: Shimano Ultegra BR-RX810 hidráulico  / Discos SM-RT70 160mm dianteiro / 140mm traseiro
Rodas: DT Swiss Gravel G 1800 Spline , Eixo E-thru, Altura: 28mm, Largura interna: 24 mm, Tubeless Ready
Pneus: Schwalbe G-one Allround Performance 700x40c
Peso: 9.3kg
Preço: R$ 27.990,00

Vale a pena destacar o baixo peso da bike e a qualidade dos materiais aplicados.

Swift Carbon Univox Comp 2023


Outra gravel bike apresentada pela Swift Carbon é a Univox Comp 2023, configurada para busca de desempenhos eficientes em longas distâncias na estrada, granfondos e percursos de asfalto muito judiado.

Gravel bike Swift Carbon Univox Comp 2023


A Swift Carbon Univox Comp 2023 chega ao mercado com grupo Shimano 105 2x11 completo, trocadores STI hidráulicos, pedivela 50/34 compact, cassete 11-32 de grande amplitude e pinças de freio hidráulicas. Um pacote descomplicado e cheio das muitas tecnologias dos grupos das gamas superiores da Shimano.

Mini ficha técnica da gravel bike Swift Carbon Univox Comp 2023


Veja abaixo mais detalhes sobre a gravel bike Univox Comp 2023, da Swift Carbon.

Quadro: Full Carbon Tairyfil TC36S, rota interna de cabeamento, Sistema de BB PF30, freio a disco, Eixo E-Thru 12X142MM
Garfo: Univox Full Carbon Disc Brake, Espiga cônica, Eixo E-thru 12x100mm, Sistema de freio FLAT MOUNT
Grupo: Shimano 102 2x11
Freios: Shimano 105 hidráulico  / Discos SM-RT70 160mm dianteiro / 140mm traseiro
Rodas: DT Swiss Endurance E 1800 / Eixo E-Thru /  Altura 32mm / Largura Interna 20mm / Tubeless
Pneus: Schwalbe One Performance Raceguard 700x30c
Peso: 8.8kg
Preço: R$ 24.990,00

A Univox Comp 2023 é ainda mais leve que a Univox GR Evo 2023.

Swift Carbon Univox Evo 2023


A terceira variação da linha Univox da Swift Carbon é a Evo 2023, uma boa opção de gravel bike para quem também quer uma bike de endurance com rendimentos invejáveis.

Gravel bike Swift Carbon Univox Evo 2023


A Univox Evo 2023 tem quadro e garfo de carbono, grupo completo Shimano Ultegra 2x12 eletrõnico, freios a disco hidráulicos e rodas de altíssima qualidade. Conta com pedivela 50/34 e cassete 11-34 de 12 velocidades além do intervalo entre as engrenagens do cassete ser bem pequeno, o que permite a manutenção de uma cadência constante.

Mini ficha técnica da gravel bike Univox Evo 2023


Confira abaixo mais detalhes da gravel bike Univox Evo 2023 da Swift Carbon.

Quadro: Full Carbon Tairyfil TC36S, rota interna de cabeamento, Sistema de BB PF30, freio a disco, Eixo E-Thru 12X142MM
Garfo: Univox Full Carbon Disc Brake, Espiga cônica, Eixo E-thru 12x100mm, Sistema de freio FLAT MOUNT
Grupo: Shimano Ultegra 2x12
Freios: Shimano Ultegra  hidráulico  / Discos SM-RT-M80 Ice Tech / 160mm dianteiro / 140mm traseiro
Rodas: DT Swiss Endurance E 1600 / Eixo E-Thru /  Altura 32mm / Largura Interna 20mm / Tubeless
Pneus: Schwalbe One Performance Raceguard 700x30c
Peso: 8.5kg
Preço: R$ 44.990,00

A Univox Evo 2023 é a bike mais leve da linha, com apenas 8,5kg.

Para quem é interessado por gravel bike, estão aí três excelentes novidades apresentadas pela Swift Carbon. Já dá para colocar na lista e se programar!

Fotos: Swift Carbon / Divulgação
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