terça-feira, 8 de março de 2022

Equipes de ciclismo da S2 Sports apostam em contratações e estrutura para obter os melhores resultados

Apresentação da fábrica da Sense


A S2 Indústria da Bicicleta, grupo formado pela fusão da Sense Bike com a Swift Carbon, se prepara para mais uma temporada de apoio e desenvolvimento no cenário esportivo da bike no Brasil. 

Contando com diversas equipes em diferentes disciplinas do mundo da bike, as equipes da S2 Sports mais uma vez se beneficiarão com uma grande estrutura de apoio, usufruindo de uma sede na cidade mineira de Lagoa da Prata com tendas, caminhões e suporte nas principais provas do Brasil.


Além disso, os atletas ainda contam com apoio profissional de técnicos, treinadores, nutricionistas e psicólogos, fisioterapeutas, mecânicos, criando as condições ideais não só para que eles ofereçam o melhor desempenho, mas também para seguir levantando a régua da profissionalização do esporte com bikes no Brasil.

“A S2 Sports é a estrutura que nós criamos, que agora engloba todos os times da Sense e da Swift, e, realmente, buscamos dar uma visão profissional para cada um dos times, bem como dar todo o aporte necessário para que os atletas possam performar”, comentou Marlen Ferreira, gerente de equipe da Sense Factory Racing e gestor da S2 Sports.

“Realmente é um grande desafio na minha carreira estar a frente deste projeto, que engloba tantas equipes, atletas, staffs e gestores esportivos. Acredito que agora temos a estrutura necessária para que nossos atletas obtenham os melhores resultados, para que os times despontem como referência no Brasil e na América-Latina”, explicou Marlen. 

“Estamos em um ano que consideramos mágico, com diversos eventos que serão muito importantes para o ciclismo como um todo no Brasil. Temos a Copa do Mundo de MTB já no primeiro semestre, que está gerando uma expectativa gigante, já que é uma grande subida de patamar para o esporte. Não podemos esquecer competições importantíssimas que retornam agora como o Ironman em Floripa, as voltas internacionais que nossos atletas de estrada vão disputar, e também o retorno da Sense Enduro Cup. Por isso, o ano vai ser mágico”, complementou. 

Fotos: Pedro Cury / S2 Indústria da Bicicleta / Divulgação
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segunda-feira, 7 de março de 2022

Henrique Avancini consegue sua primeira vitória na temporada 2022

Henrique Avancini comemorando


Henrique Avancini conquistou a sua primeira vitória na temporada 2022. O brasileiro da Cannondale Factory Racing foi o primeiro colocado na 1ª etapa da Copa Soul Sul Mineiro, válida pela 2ª etapa da Taça Brasil no cross country olímpico (XCO) no domingo, 6 de março.

"Primeira vitória da temporada. Como é bom competir com o barulho da galera. A proximidade do público com os atletas e pista é realmente algo especial no MTB", disse Avancini em suas redes sociais após a prova. Em seguida, o biker agradeceu a todos que compareceram em Lavras (MG) para prestigiar a prova.


Essa foi a terceira prova de Henrique Avancini em 2022 e a melhor colocação alcançada até o momento. As outras disputas foram fora do Brasil: Internacionales XCO Chelva, onde terminou na oitava colocação e Copa Catalana, onde fechou em nono.

Top 10 da segunda etapa da Taça Brasil 2022


Elite masculina
1- Henrique Avancini, 1:24:33
2- José Gabriel, 1:25:02
3- Ulan Galinski, 1:26:24
4- Kennedi Lago, 1:27:28
5- Nicolas Machado, 1:27:28
6- Pedro Bertallo, 1:28:05
7- Sherman Trezza, 1:28:11
8- Luiz Coccuzzi, 1:28:42
9- Rubens Valeriano, 1:28:52
10- Mario Couto, 1:28:52

Elite feminina
1- Isabela Lacerda, 1:24:49
2- Karen Olímpio, 1:26:31
3- Raiza Goulão, 1:26:35
4- Hercila Najara, 1:28:43
5- Letícia Cândido, 1:29:49
6- Giuliana Morgen, 1:32:32
7- Sabrina Oliveira, 1:35:51
8- Aline Simões, 1:35:51
9- Paula Gallan, 1:38:20
10- Jaqueline Leal, 1:38:36

Foto: Davi Corrêa
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sexta-feira, 4 de março de 2022

CBC define ciclistas de estrada para disputa dos Jogos Sul-Americanos da Juventude

Training camping da CBC


Visando selecionar os atletas mais bem qualificados e prezando por um processo de seleção justo, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) realizou um Training Camp avaliativo, entre os dias 25 e 27 de fevereiro para definir a delegação de ciclismo que disputará os Jogos Sul-Americanos da Juventude em Rosário na Argentina, entre os dias 28/04 e 08/05.

O programa dos Jogos contempla a participação apenas do ciclismo de estrada com atletas nascidos entre os anos de 2004 e 2005, nas provas de critérium e revezamento misto, portanto as avaliações foram direcionadas para os aspectos determinantes para estas provas.


No dia 25 aconteceram os testes de laboratório, avaliando medidas antropométrica e de desempenho num ciclo ergômetro da Watt Bike, marca considerada referência mundial no cenário mundial. Desta forma os atletas podem ser comparados em nível internacional também.

Os testes de campo foram realizados nos dias 26 e 27, no Centro Nacional de Ciclismo da CBC, localizado em Londrina (PR) o qual oferece as condições seguras para realização dos mesmos. O objetivo dos testes foi avaliar a força especial, potência aeróbia, além da técnica e tática.

A comissão avaliadora foi composta por profissionais altamente qualificados e com a presença de um membro da Comissão de Atletas da CBC. 

“É sempre muito difícil compor uma delegação, nossa vontade é de poder levar todos, mas sabemos que existem restrições. Porém desta forma foram selecionados os atletas de forma justa e os que não foram desta vez, esperamos que continuem empenhados para oportunidades futuras. O Training Camp faz parte do programa de desenvolvimento de ciclistas da CBC, que visa a identificação de talentos e conscientização dos jovens atletas para a carreira esportiva, por meio de palestras e disponibilização de informações,” relatou José Luis Vasconcellos, Presidente da CBC.


Além das avaliações, os atletas participaram de palestras sobre a carreira do atleta, sistema de preparação esportiva, treinamento e doping, na ocasião os atletas aproveitaram para esclarecer dúvidas e compartilharem informações.

Participaram do processo de avaliação 20 atletas, sendo 10 homens e 10 mulheres, segundo a comissão técnica as disputas foram muito acirradas e a escolha dos atletas se deu pela análise de todos as variáveis mensuradas, dando-se um peso maior para as provas de campo. Desta forma foram selecionados cinco atletas de cada gênero, sendo um suplente:

• Ana Julia Santos Alves – Equipe de Rolândia
• Ana Laura Oliveira Moraes - Audax/CT Vilela/ Bike Show
• Isabela Letícia Schuster – Equipe de Rolândia
• Jaisson Madeira Bressolin – Z6 Cycling Team
• João Roberto da Silva – Clube Maringaense de Ciclismo
• Julio Mateus Antunes Silva - Equipe de Santos
• Luana Ferreira da Silva – Equipe de Rolândia
• Mayra da Costa e Silva – Equipe de Santos
• Pedro Henrique Kunst – Equipe Acivas
• Werik Kauã Domingos – Equipe de Santos

Foto: Divulgação / CBC
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quarta-feira, 2 de março de 2022

Rússia e Belarus são proibidas de participar das provas da UCI



A União Ciclística Internacional (UCI) proibiu as seleções de ciclismo da Rússia e Belarus de participarem em quaisquer eventos do calendário internacional da entidade máxima do ciclismo. A decisão foi tomada devido aos russos terem invadido a Ucrânia no dia 24 de fevereiro.

O Comité de Gestão da UCI se reuniu no dia 1º de março em sessão extraordinária para debater a situação na Ucrânia e as medidas que a entidade pretende tomar a este respeito.

"A UCI expressa novamente sua grande preocupação com a situação na Ucrânia e condena firmemente a agressão dos governos russo e belarusso e seu desrespeito à trégua olímpica. A UCI deseja ver um retorno à paz o mais rápido possível e pede o respeito aos valores olímpicos. Com efeito, o desporto em geral e o ciclismo em particular são veículos de paz, amizade, solidariedade e tolerância", diz a nota da instituição.


A UCI decidiu oferecer apoio à comunidade de ciclismo ucraniana e se comprometeu a receber atletas ucranianos no Centro Mundial de Ciclismo da UCI (WCC), seu centro de educação e treinamento em Aigle, na Suíça. 

Após parabenizar as decisões tomadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) no dia 28 de fevereiro e resolveu aplicar as mesmas ao ciclismo.

Dessa forma, as seleções nacionais russas e belarussas não estão autorizadas a participar em quaisquer eventos do Calendário Internacional da UCI a partir do dia 2 de março de 2022.

Dentre as medidas, também foi anunciado que 6 equipes perderam o estatuto de Equipe UCI, sendo três da Rússia e três da Belarus.


Todos os eventos da Rússia e Belarus que constavam no calendário internacional da UCI para 2022 foram cancelados e a entidade não aceitará novos pedidos de registro. As camisas dos campeões nacionais da Rússia e Belarus estão proibidas.

Ainda na série de medidas, a UCI pontuou que "proíbe os organizadores de eventos do Calendário Internacional da UCI de convidar clubes russos e belarussos, equipes regionais ou mistas" E garantiu que não nomeará comissários internacionais russos ou belarussos para eventos até novo aviso.

"A UCI deseja esclarecer que os titulares de licenças da Rússia e da Belarus estão autorizados a participar em eventos do Calendário Internacional da UCI com suas respectivas equipes, desde que estejam inscritos em uma equipe da UCI que não seja russa nem belarussa. Os pilotos russos e belarussos também podem participar nos eventos do Calendário Internacional da UCI se a inscrição individual for autorizada".

"A decisão de não impor uma proibição geral aos atletas russos e belarussos em todos os eventos internacionais baseia-se na obtenção de um equilíbrio de todos os interesses. Em particular, trata-se de levar em consideração os direitos contratuais dos pilotos e equipes em questão, e não penalizar injustamente as equipes que não são russas ou belarussas", diz a nota da UCI.
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sábado, 26 de fevereiro de 2022

Novas opções de capacetes de ciclismo da Bell

Novos capacetes da ciclismo da Bell


Volta e meia aqui no blog Foto e Bike a gente fala sobre a importância dos acessórios de segurança para o ciclista, seja urbano, estradas ou em trilhas. Dentre esses itens, o capacete é de suma importância. E a norte-americana Bell trouxe novidades de seus capacetes de ciclismo para o Brasil.

A Bell é uma das maiores marcas do mercado mundial quando o assunto é capacete. Distribuídos exclusivamente pela Isapa aqui no Brasil, os novos capacetes da Bell para ciclismo chegam com nova roupagem.


Os capacetes Crest, Super 3R, Super Air R e Super DH são os quatro principais modelos da Bell e estão com novas cores e grafismos para 2022. Confira a seguir os detalhes e preços sugeridos de cada um deles.

Capacete Bell Crest


Desenvolvido para oferecer versatilidade a quem pedala, o Crest é um dos modelos de capacete premium para ciclismo com valores mais acessíveis do mercado, disponibilizado pela Bell no Brasil. Com um excelente custo-benefício, conta com toda tecnologia de construção, segurança e qualidade comprovada da marca norte-americana.

Capacete Bell Crest prata


Capacete Crest é um modelo que pode ser utilizado em praticamente todos os estilos de pedal, inclusive no pedal urbano. Em 2022 chegam ao Brasil novas cores do capacete: amarelo neon, cinza com prata e laranja.

O capacete Bell Crest possui 17 aberturas de ar, construção In-Mold, com casco em policarbonato e peso e volume reduzidos, aproximadamente 260g.  

O valor sugerido de venda é R$ 259,00  

Capacete Bell Super 3R


Dentre os capacetes de ciclismo da Bell está Super 3R, um dos capacetes pioneiros no enduro. O Bell Super 3R já foi considerado diversas vezes por ciclistas como um dos melhores capacetes da modalidade. E ainda hoje continua sendo uma solução muito atual, agora em novas cores: laranja com preto e cinza com chumbo. Com queixeira removível, fácil de tirar e colocar, é bastante versátil e pode ser usado aberto ou fechado. 

Capacete Bell Super 3R laranja e preto


Pesando menos de 800 gramas, o capacete Bell Super 3R oferece diversos recursos que garantem a performance e diversão nas trilhas. Inclui em sua construção a tecnologia MIPS, de proteção contra impactos nos mais variados sentidos e intensidades. Esse mesmo sistema também foi aplicado capacete Bell XR Spherical, que voltado para MTB e ciclismo de estrada.

É um modelo bem interessante também para quem pratica o E-MTB, já que se adapta a qualquer situação de trilha e oferece a confiança que qualquer ciclista precisa. Está a venda no Brasil a partir de R$ 1.999,00

Capacete Bell Super Air R


Relacionado entre os capacetes da nova geração, o Bell Super Air R é o modelo full face com queixeira removível com mais alta tecnologia, perfeito para ciclistas versáteis, que querem uma solução que pode ser utilizada desde os deslocamentos diários até as trilhas mais ousadas e difíceis. 

Capacete Bell Super Air R branco e preto


Utilizando tecnologia Spherical by MIPS é, ao mesmo tempo, extremamente leve para um capacete full face e dos mais seguros da linha. O Super Air R pesa 640g e é altamente arejado e fácil de ajustar. Em 2022 ganhou novas cores: cinza com vermelho e preto com branco. O valor de venda sugerido é a partir de R$ 2.429.

Capacete Bell Super DH


A linha de capacetes Super conta com um modelo certificado, inclusive, para uso em provas oficiais de downhill. O Bell Super DH, que agora está disponível nas cores preto com branco e azul com vermelho, é o capacete ideal para quem quer investir em uma solução apenas, para uso no Enduro e Downhill, mas com boa amplitude de possibilidades.

Capacete Bell Super DH


Com uma estrutura ainda mais reforçada que os outros modelos da linha Super, ele atende às exigências e certificações das modalidades, seja em competições e ou trilhas de lazer. Com queixeira removível, o modelo é indicado para quem tem uso mais intenso e agressivo e precisa de muito mais proteção, mesmo que isso signifique um peso ligeiramente maior.

Seu valor de venda sugerido é a partir de R$ 2.429.
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sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Copa do Mundo de MTB plantará árvores para contribuir com melhor do clima

Mudas plantio de mudas em evento de ciclismo


Para cada atleta que participar da Copa do Mundo de MTB em Petrópolis (RJ) uma muda de árvore nativa será plantada em regiões degradadas, para contribuir para melhorias em relação ao clima e aquecimento global. Essa é mais uma das novidades apresentadas pela organização do evento.

A etapa de abertura da Copa do Mundo de MTB acontece entre 7 e 10 de abril, em Petrópolis (RJ). O evento irá muito além das disputas que acontecerão no circuito XCO Henrique Avancini, no São José Bike Club, pois a organização do evento também deixará suas marcas em outras áreas, como é o caso da parceria com o Projeto Plantar - Empresa Amiga da Natureza.


"Iniciamos essa parceria com o Projeto Plantar na etapa de Araxá da Copa Internacional Michelin de MTB, no ano passado, com 700 mudas plantadas. A Plantar está reflorestando o circuito Serra da Canastra, e as mudas nativas foram plantadas lá, gerando um benefício direto para natureza e meio ambiente, e, consequentemente, para as gerações futuras. É enviado o georreferenciamento de cada muda e assim é possível acompanhar o crescimento de cada árvore. Esta é uma ação super legal, que para mim é um prazer estarmos juntos com eles e repetirmos a dose em Petrópolis", comenta Rogério Bernardes, organizador da CIMTB e da Copa do Mundo de MTB.

Foi através do plantio de 700 mudas nativas de reflorestamento, que a CIMTB se tornou parceira do Projeto Plantar, após a etapa de Araxá da competição, realizada em 2021. A campanha Empresa Amiga da Natureza busca reduzir as emissões de CO2 através do plantio de mudas nativas em áreas degradadas.

"Por meio da campanha Empresa Amiga da Natureza, a Plantar busca subsídio financeiro de empresas privadas para o reflorestamento gratuito para produtores rurais de agricultura familiar no circuito Serra da Canastra", explica André Xavier, um dos responsáveis pelo projeto. 

"Nossa engenheira ambiental, Juliana, sempre ajuda na manutenção da pista de Araxá. Assim, ela aproximou a Plantar e a CIMTB. Tivemos um estande lá e, em contrapartida, plantamos 700 mudas nativas no circuito Serra da Canastra", complementa.


Cada muda plantada gera uma "certidão verde", ou seja, a certidão de nascimento de que a muda foi plantada. Com um QR Code, a árvore fica com o nome da pessoa que fez o plantio. O Projeto Plantar é a primeira startup de reflorestamento voluntário com rastreamento QR Code da América Latina. A empresa busca subsídio financeiro em empresas de responsabilidade ambiental, aplicando diretamente no outro extremo, ou seja, nas áreas de produtores rurais de agricultura familiar, através do reflorestamento de nascentes em curso d'água e em áreas degradadas, sem qualquer custo para o produtor. Em três anos e meio, 43 mil mudas nativas já foram plantadas, o que dá aproximadamente 14.104 toneladas de carbono "sequestradas da atmosfera", em 116 propriedades diferentes.

Sobre o Projeto Plantar


O Projeto Plantar trabalha com o plantio de mudas nativas em áreas de degradação ambiental, buscando realizar o reflorestamento desses locais, seja através da campanha Empresa Amiga da Natureza, ou através de eventos/ações realizadas por empresas com foco em Meio Ambiente.

O plantio é realizado pela parceria do Projeto Plantar com empresas de responsabilidade socioambiental através da campanha Empresa Amiga da Natureza. A parceria é associada a um selo que pode ser utilizado por parceiros em suas redes sociais, etiquetas de produtos, embalagens, dentre outras formas de marketing verde.

O foco principal é auxiliar empresas interessadas em atuar de forma sustentável no mercado a reduzirem seus impactos ambientais. Dessa forma, ao mesmo tempo que a empresa reduz a sua "pegada ecológica" ela ajuda o Meio Ambiente a se recuperar, plantando árvores e sequestrando dióxido de carbono da atmosfera.

Como funciona


A empresa ao entrar no programa, fomenta um lote mínimo de 100 árvores nativas, equivalente ao sequestro de 19 toneladas de carbono da atmosfera em até 20 anos. Nosso objetivo é zerar o CO2 emitido por cada empresa parceira, através de cálculos de pegada ecológica para cada segmento.


Neste modelo, existe um acompanhamento pelo site, através de um código de ativação de cada árvore. O mesmo pode ser feito pelos próprios colaboradores ou até mesmo em campanhas promocionais para clientes.

São 4 etapas desde a germinação da semente, produção de mudas, plantio (com coordenada geográfica e link para acompanhamento via google maps) e acompanhamento pós plantio.

Mais informações podem ser encontradas no site do projeto.

Foto: Divulgação / CIMTB
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Evie Richards e Jolanda Neff confirmam presença para CIMTB em Petrópolis

Jolanda Neff e Evie Richards estarão em Petrópolis na CIMTB


Atual campeã mundial de mountain bike cross country olímpico (XCO), Evie Richards confirmou sua presença na etapa de abertura da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB), em Petrópolis (RJ). Além da britânica, Jolanda Neff que é a atual campeã olímpica da disciplina da também está confirmada para a prova.

A informação foi divulgada pela organização da CIMTB que destacou ainda que já são 50 ciclistas estrangeiros inscritos para a etapa de abertura da Copa Internacional de MTB, em Petrópolis. A prova será entre os dias 1º e 3 de abril, uma semana antes da primeira etapa da Copa do Mundo de MTB que vai acontecer no mesmo local.


Entre os atletas estrangeiros inscritos para a CIMTB, os maiores destaques, até o momento, estão na elite feminina, com as confirmações de Evie Richards (GBR), número 1 do ranking mundial e dona da jersey de campeã do mundo, a atual campeã olímpica, Jolanda Neff (SUI), Yana Belomoina (UCR), Anne Tauber (NED), Léna Gerault (FRA), dentre outras. 

Na disputa masculina também não faltam estrelas do MTB mundial, como Anton Cooper (NZE), Vlad Dascalu (ROM), Martin Vidaure (CHI), entre outros. Em comum aos atletas citados, o fato de eles fazerem parte do top 20 do ranking mundial de cross country.

Evie Richards e Jolanda Neff durante prova de MTB
Evie Richards e Jolanda Neff - Fotos: Armin Kuestenbrueck


Na super elite feminina, Evie Richards e Jolanda Neff puxam a fila de favoritas ao título da prova no XCO Henrique Avancini, localizado no São José Bike Club. “Estou muito feliz em voltar ao Brasil. Estive no país duas vezes, uma antes das Olimpíadas, em 2014, para um training camp com minha equipe, e a outra para competir na Rio 2016 pela seleção do meu país. Tive uma estadia incrível e guardo na memória lugares lindos, em que tive o prazer de vivenciar. Estou muito animada para voltar, com o meu time, Trek Factory Racing”, comentou Jolanda Neff.

Já entre os homens, Anton Cooper, Vlad Dascalu e Martin Vidaurre não terão vida fácil. Nomes como Martins Blums (LTV) e David Nordemann (NED), pupilos do neerlandês Bart Brentjens, Léandre Bouchard (CAN), Anton Sistov (RUS), e Nicolás Pardo (CHI), além de diversos ciclistas brasileiros, prometem fazer frente aos favoritos. 

Ao todo, 50 ciclistas estrangeiros estão confirmados na prova da CIMTB Michelin, que antecede a Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike. Além do Brasil, outros 19 países têm representantes inscritos: Chile, Colômbia, Porto Rico, México, EUA, Canadá, Inglaterra, Itália, Ucrânia, Dinamarca, Suíça, Portugal, Letônia, República Tcheca, Romênia, França, Holanda, Rússia e Nova Zelândia.

Competições podem ajudar Petrópolis após tragédia das chuvas


A realização da CIMTB e da Copa do Mundo de MTB em Petrópolis podem contribuir com mais doações e ajuda econômica para a cidade que teve o seu Primeiro Distrito duramente atingido por chuvas no dia 15 de fevereiro.


Em vídeo, Rogério Bernardes, que é o organizador da CIMTB e Copa do Mundo de MTB no Brasil, destacou que farão “um grande esforço para que tudo aconteça da melhor forma” e disse que será uma oportunidade de geração de emprego e renda, pois sempre priorizam “contração de mão de obra local e fornecedores locais”.


Rogério ainda disse recordou que os atletas costumam doar 2 kg de alimentos e isso será revertido à cidade de Petrópolis.

A CIMTB não cobra ingresso da torcida, mas Rogério pede que o público "traga o que puder: fraldas, itens de higiene pessoal coisas que hoje o pessoal (desabrigados) estão precisando mais".

"Na Copa do Mundo quem quiser trazer alguma coisa voluntariamente nós vamos fazer um ponto de coleta. Isso vale para os atletas e também para o público que estará presente", afirmou Rogério.

Foto de destaque: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool
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quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Novas sapatilhas de ciclismo da Shimano são apresentadas

Sapatilhas de ciclismo Shimano RC3, RC5, RC7, CT5, MT5 e XC9


A Shimano traz para o Brasil uma variedade considerável de sapatilhas de ciclismo para 2022. A marca japonesa é reconhecida mundialmente por elaborar e distribuir produtos de ponta para bikes e essas sapatilhas são as mais novas opções para quem curte pedaladas mais intensas ou apenas deslocamentos urbanos.

Dentre as sapatilhas da Shimano, estão a CT5 e MT5. Elas são sapatilhas de ciclismo casuais disfarçadas de tênis e muito mais confortáveis para um pedal urbano. Em matéria de conforto e preço, estão em disputa direta com o Adidas Velosamba


Mas as novas sapatilhas de ciclismo da Shimano não são apenas para pedal urbano. A marca traz novidades também para a galera de road (sapatilhas Shimano RC3, RC5 e RC7) e MTB (sapatilha Shimano XC9).

Sapatilhas de ciclismo casuais Shimano CT5 e MT5


Disponível na cor azul claro/cinza e nos tamanhos de 39 à 48, a sapatilha casual Shimano CT5 é extremamente versátil e foi feita para aqueles que gostam do desempenho e da compatibilidade com o pedal SPD (pedal clip da Shimano), mas que também não abrem mão da aparência despojada de um tênis casual. 

Sapatilha de ciclismo casual Shimano CT5


Servindo para fins tanto profissionais quanto despretensiosos, o solado intermediário de EVA do Shimano CT5 absorve choques e melhora consideravelmente o conforto de caminhada, enquanto que uma placa de haste interna oculta aumenta a rigidez quando necessário para transmitir energia aos pedais de forma eficiente. A sola é otimizada para compatibilidade com os pedais SPD e Shimano Click’r.

Tecnologias empregadas na CT5


- Expanded Cleat-Adjustment Range, que possibilita o ajuste da sapatilha de acordo com a diferença entre o tamanho e o comprimento medido do arco

- Shimano Pedalling Dynamics (SPD), que consiste num sistema que torna a pedalada mais eficaz, com uma ampla variedade de estilos de calçados

- E-Bike Rated, que proporciona maior conforto de condução, melhor controle da bicicleta, facilidade de caminhada e proteção específica para ciclistas

- Power to the Pedal, que permite força sob cargas extremas da pedalada

As sapatilhas Shimano CT5 já estão disponíveis para venda e o preço sugerido é de R$ 809,90.


Ainda na linha de sapatilhas casuais da Shimano, a sapatilha MT5, disponível na cor azul e tamanhos de 41 a 45, é confortável e firme no pé, e foi criada para atender ao estilo de vida à céu aberto. Ideal para caminhadas em trilhas leves, possui um sistema de amarração rápida, com uma tira localizada no “peito” do pé, proporcionando ajustes práticos e seguros.

Sapatilha de ciclismo casual Shimano MT5


Com um cabedal leve e esportivo e painéis de malha, que garante uma fixação e respiração perfeitas dos pés no calçado, possui, também, lâmina reforçada com fibra de vidro, para assegurar uma rigidez otimizada da sola.

A sapatilha Shimano MT5 possui compatibilidade para e-bikes de pedal plano e foi desenvolvida para passeio e trekking (caminhadas mais “extremas”, em meio a trilhas de montanhas e florestas).

Tecnologias empregadas na Shimano MT5


- SPD

- E-Bike Rated

O preço sugerido para as vendas da sapatilha Shimano MT5 é de R$ 979,90.

Sapatilha Shimano XC9: essa é para MTB


Disponível na cor preta e tamanhos 39 a 42, a sapatilha Shimano XC9 foi feita para MTB e ciclocross. Integrando o melhor da tecnologia atual em construção de calçados, com a qualidade já conhecida da série Shimano S–Phyre, a XC9 conta com rigidez e flexibilidade otimizadas, tela reforçada e sintético de microfibra, que são dispostos em camadas de zonas de desempenho – aprimorando, também, ajuste e respirabilidade.

Sapatilha Shimano XC9 para MTB


O calcanhar da sapatilha XC9 é refinado e poupa peso sem comprometer a rigidez, enquanto o forro antiderrapante estabiliza o calcanhar e mantém o pé firmemente no lugar, oferecendo apoio ao calcanhar na bike.

Tecnologias empregadas na sapatilha Shimano XC9


- Shimano Dynalast, que ajuda a reduzir a perda de energia em pedaladas longas, permitindo que você tenha uma reserva maior de energia, para aquela arrancada final até a linha de chegada

- Silvadur, que consiste numa tecnologia antimicrobiana avançada, utilizando usando íons de prata

- SPD

- Ultread, que oferece durabilidade superior e uma aderência extraordinária;

- Botões BOA Fit, que fornecem ajuste rápido, sem esforço e com precisão

Sugestão de preço para varejo: R$ 3.349,90

Sapatilhas Shimano para road bike: RC3, RC5 e RC7


A sapatilha RC3, que está disponível nos tamanhos 47 a 50 e na cor preta, é uma sapatilha feminina para road que vem com diversos recursos da S-Phyre, incluindo a parte superior, com ajuste semelhante a entressola sem costura, botões e a atraente paleta de cores azul Shimano.

Sapatilha Shimano RC3 ciclismo de estrada


A Shimano RC3 está disponível para venda e o preço sugerido é de R$ 899,90.

A sapatilha RC5, disponível nos modelos masculino (tamanhos de 47 a 50) e feminino (tamanhos 36 a 42), possui construção de cabedal e entressola sem costuras. Indicada para road, é feita para desempenho profissional e conta com tecnologias de pedal e ajuste avançados.

Tecnologias empregadas nas sapatilhas Shimano RC3 e RC5


- Women Tecnology, feita com exclusividade para mulheres, tem a forma e o design anatômico 3D, levando em consideração as necessidades da anatomia feminina

- SPD

- Shimano Dynalast;Expanded Cleat-Adjustment Range, que possibilita o ajuste da sapatilha de acordo com a diferença entre o tamanho e o comprimento medido do arco;

- Botões BOA, de ajuste aperfeiçoado

Sugestão de preço para varejo:

RC5: R$ 1.519,90

RC5 (feminino): R$ 1.499,90


Já a sapatilha Shimano RC7 está disponível nas cores branco e preto, nos tamanhos 39 a 46, e conta com um DNA S-Phyre. Com excelente estrutura de carbono oco, ultra rígida no solado, e os já conhecidos botões BOA, a construção de cabedal e entressola sem costuras proporciona um novo nível de excelência ajuste, estabilidade e desempenho com leveza, reduzindo a sobreposição e ajustando-se perfeitamente aos seus pés.

Sapatilha Shimano RC7


Conta com uma estrutura sintética de alta densidade, flexível com perfurações e combinada com TPU/malha leve, que proporciona ajuste e conforto superiores, especialmente se comparada às modelos anteriores da marca.

Sugestão de preço para varejo: R$ 1.859,90

Tecnologias empregadas na Shimano RC7


- SPD; 

- Shimano Dynalast

- Expanded Cleat-Adjustment Range

- Upper Tecnology

- BOA

As sapatilhas Shimano têm distribuição exclusiva pela Blue Cycle no Brasil. A distribuidora informa que todos os modelos especificados no texto já se encontram disponíveis nas principais bike shops do país.
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quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

UCI faz visita técnica à pista da Copa do Mundo de MTB em Petrópolis

Rogério Bernardes (CIMTB) e Simon Burney (UCI)


Faltando poucos meses para a realização da Copa Internacional Michelin de Moutain Bike (CIMTB) e da Copa do Mundo Mountain Bike a União Ciclística Internacional (UCI) enviou o britânico Simon Burney para Petrópolis (RJ) para realizar a primeira visita técnica no local onde está realizada a pista das provas.

Simon Burney é o responsável por todos os detalhes da Copa do Mundo de MTB. O representante da UCI esteve em Petrópolis por dois dias para fazer uma visita técnica ao São José Bike Club, no Vale do Cuiabá, em Itaipava. Ao lado do organizador brasileiro da CIMTB e da Copa do Mundo, Rogério Bernardes, e do ciclista Henrique Avancini, o britânico percorreu a pé os 4,5 km do circuito que será o palco das duas competições, nos dias 1 a 3 e no período de 7 a 10 de abril, respectivamente.


"Não é muito frequente irmos a novos lugares excitantes como aqui. Fomos para a Austrália em Cairns, para a Copa do Mundo e Campeonatos Mundiais há alguns anos. Agora, temos a oportunidade de chegar a um lugar como este, onde tudo é diferente. Nova língua, nova cultura, nova natureza, novos animais, novos pássaros. É tudo diferente. Você pode misturar esporte com outras coisas também. O que é ótimo para todos. Normalmente vamos às mesmas corridas, a maioria delas na Europa. É bom ir a algum lugar novo. É emocionante começar o ano aqui", comentou Simon.

"Tenho a certeza de que os espectadores vão a loucura durante as provas em Petrópolis. E acho que vai marcar esta cidade pelos espectadores e pelo barulho da multidão. A atmosfera vai ser incrível. Estou realmente animado. Tenho certeza que será uma experiência incrível para todos. Estou bastante confiante. Aguardo muito a chegada de abril", completou o chefe da UCI.

O XCO Henrique Avancini


Tanto a CIMTB quando a Copa do Mundo de MTB, em Petrópolis, vão acontecer no XCO Henrique Avancini. A pista conta com um percurso que tem cerca de 4,5 km e, aproximadamente, 200 metros de altimetria acumulada por volta. Desde o início de janeiro, a equipe de percurso da CIMTB trabalha diariamente no local, fazendo melhorias e acertos técnicos no seu traçado com novos trechos, pontes etc. 

CIMTB 2019 em Petrópolis
Largada da CIMTB em Petrópolis, 2019, no XCO Henrique Avancini - Foto: Davi Corrêa


Alguns detalhes da pista, antes das modificações feitas para a Copa do Mundo podem ser vistas nessa publicação que conta com um vídeo preparado pelo Henrique Avancini.

"A pista é muito interessante. É um local completamente único. Nunca vimos um local como este, acho que não parece com nenhuma Copa do Mundo. O curso é realmente físico. Muito desafiante. Acho que o clima vai fazer a diferença. Tem chovido muito forte recentemente. Então, o percurso agora está molhado e com lama. Se secar, será um pouco mais rápido. Acho que vai ser muito difícil, porque é a primeira etapa da Copa do Mundo de XCO e XCC da temporada. Vai surpreender algumas pessoas com o quão difícil é, mesmo que elas estejam na melhor forma. Mas, eu realmente gosto dessa perspectiva", avaliou Simon.


Experiências no Brasil


Simon Burney já esteve no Brasil em outras ocasiões, como na primeira vez que o país recebeu uma etapa da Copa do Mundo de MTB, em 2005, em Balneário Camboriú (SC), e também para organizar provas de ciclismo antes e durante os Jogos Olímpicos Rio/2016. Embora tenha ficado pouco tempo em Petrópolis, o britânico já pode dar algumas opiniões a respeito da cidade de Henrique Avancini.

"Eu realmente não vi muito de Petrópolis ainda, mas estou realmente surpreso com o tamanho das montanhas nesta área. As montanhas ao redor impressionam. Para qualquer um que venha da Europa, é realmente interessante. É completamente diferente do que vemos lá. Quem vier, virá para curtir a experiência", profetizou.

Expectativa para abril de 2022


O representante da UCI também comentou o que espera das disputas das categorias elite masculina e feminina, sem esconder que acredita que entre os homens o petropolitano Henrique Avancini seja o favorito, por estar pedalando, literalmente, no quintal de sua casa.


"Acredito que o Avancini seja muito difícil de ser batido aqui. Acho que ele vai competir super motivado. Foi muito bom tê-lo na caminhada de reconhecimento de percurso, em que ele dividiu sua experiência conosco. Obviamente, ele está muito orgulhoso da pista e da área toda, onde ele vai querer fazer um bom show para o público. Ele terá que lidar com a pressão da torcida. Mas acho que ele vai aproveitar a ocasião para se apresentar muito bem. Espero que ele seja o favorito, mas vamos ter os nomes normais brigando pelas vitórias. Mathias Fluckinger, Nino, os franceses, entre outros competidores", contou Simon.

"Na corrida feminina será muito interessante ver a nova companheira (Mona Mitterwallner) da equipe de Avancini. Em ambas as corridas de elite a competição será muito forte, mas na corrida feminina há dez ciclistas que podem vencer, o que torna esta categoria muito emocionante. Este é um percurso desafiador, mesmo para os melhores atletas. Será um concurso de 'quem consegue escalar melhor' e temos alguns ciclistas que são favoritos nos percursos de escalada", finalizou.

Foto de destaque: CIMTB / Divulgação
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Veja as novas versões de pedivela e suspensões da Absolute

Pedivela Absolute Prime 2022


Procurando atender o perfil cada vez mais exigente dos ciclistas brasileiros, a Absolute Bikes lançou no mercado suas novas versões de suspensão para bicicleta MTB e pedivelas, dois itens que podem ajudar o ciclista a ter mais performance e melhor experiência nas pedaladas.

Entre os meses de janeiro e fevereiro, a Absolute já havia apresentado o quadro Prime SL,  indicado para ciclistas que buscam mais performance, e a reformulação das sapatilhas de ciclismo das linhas Prime, Nero, Mia, Wild e Luna.


Com o lançamento dos novos pedivelas e novas suspensões Absolute Prime, a marca entrega uma série de produtos de qualidade e acessíveis aos ciclistas de MTB, público cada vez mais exigente para comprar peças e acessórios para suas bicicletas.

Novas suspensões Prime SLR e Prime EXR


Depois de lançar a linha Prime de suspensões, com os tecnológicos modelos SL e EX, em diferentes versões, a equipe de pesquisa da Absolute identificou a necessidade de oferecer soluções com ainda mais recursos ao público brasileiro, como por exemplo a possibilidade de ajuste no retorno das suspensões.

Suspensão para MTB Absolute SLR 2022


“Após alguns anos de sucesso com a linha Prime, entendemos que o mercado demandava garfos com mais funções e possibilidades de personalização para otimizar a experiência. Foi aí que nasceram as versões Prime SLR e Prime EXR, inspiradas no que há de mais moderno no mundo do ciclismo, mas com um investimento sempre compatível com a nossa realidade, marca registrada da Absolute”, comenta Gilberto Alves Nunes, analista de produtos da marca. 

As versões SLR (SL + R de retorno) e EXR (EX + R de retorno) chegam nas configurações com espiga normal (1 1/8”), com gancheira normal, de blocagem, e também na versão Boost, com espiga cônica (tapered) e eixo passante de 15x110mm.

A possibilidade do ajuste de retorno é justamente o fator de inovação, responsável pela melhora na performance e experiência da pedalada, que se ajusta a cada atleta e terreno.

O retorno nada mais é do que a volta da suspensão à sua posição original após ser comprimida. Um retorno muito rápido pode levar o garfo a ejetar o ciclista após uma pancada mais forte, e um retorno muito lento pode fazer com que o garfo não volte à posição original a tempo em uma sequência de impactos.

Ajuste de retorno da Suspensão Absolute Prime SLR


“O mercado precisava de uma solução assim, pois esse microajuste é essencial para adequar a suspensão ao terreno e ao próprio perfil de cada pessoa pedalar”, comenta Giba.

Essa variação da regulagem acaba por tornar a pedalada muito mais personalizada a qualquer perfil de ciclista, ajustando a velocidade que o garfo volta à sua posição inicial de acordo com o peso e jeito de pedalar. Como consequência, promove maior controle e segurança, além de melhor rendimento.

Disponível para bikes com aros 29’’ e com 120mm de curso, a suspensão Absolute Prime EXR poderá ser encontrada a partir de R$ 1.249,00 na versão com espiga simples.


Também em duas versões diferentes, uma com boost e outra comum, ambas com 100mm e para bikes aro 29’’, o garfo Absolute Prime SLR tem valor sugerido de venda a partir de R$ 1.099,00

Upgrade ainda mais acessível


Além das suspensões completas, a Absolute complementa o lançamento com a chegada dos cartuchos de retorno compatíveis com os modelos Prime SL e Prime EX. Eles podem ser vendidos como upgrades para quem que já tem um garfo Absolute Prime e deseja melhorar a performance do equipamento a um custo reduzido. Os cartuchos de reposição Prime estão disponíveis para venda a partir de R$ 399,00

Novas versões do Pedivela Absolute Prime


Outra novidade da Absolute é a chegada dos novos pedivelas Prime ao mercado. Eles vêm em duas versões, ambas com eixo integrado, porém uma com a coroa integrada (direct mount) e outra com coroa parafusada em 4 furos (BCD 104mm).

Pedivela Absolute Prime com coroa integrada (direct mount)


Ambos os modelos são atualizações das versões anteriores, que já são sucesso no mercado há mais de dois anos.

A principal melhoria em ambos os modelos é o sistema de fixação do eixo de 24mm no braço oposto. Os dois modelos receberam um novo eixo com o desenho das estrias revisado, além de tampas em alumínio, o que garante melhor integração e robustez ao conjunto.

Outra mudança importante, presente no modelo Prime D (direct mount), é uma coroa com Offset de 3mm. Ou seja, a coroa original do pedivela não é mais uma coroa reta, mas sim com 3mm de deslocamento em direção ao movimento central, otimizando o chain-line e garantindo melhor compatibilidade com a maioria dos sistemas de transmissão e quadros do mercado.


Os dois modelos de pedivelas Absolute Prime já vem com movimento central de rosca e uma nova coroa mais moderna, com 34 dentes já instalada, com padrão de dentes narrow-wide (fino-grosso) também revisado, ideal para uso com sistemas de 1x11 e 1x12 velocidades.

O modelo direct estará disponível com preços a partir de R$ 499,00 e o modelo de quatro furos deverá ser encontrado a partir de R$ 489,00.
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