segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Henrique Avancini volta a competir com Caloi

Henrique Avancini vai competir com equipe própria | Foto: Felipe Almeida / Caloi/Henrique Avancini Racing
Após 8 anos, Henrique Avancini volta à Caloi | Foto: Felipe Almeida / Caloi/Henrique Avancini Racing


O ciclista Henrique Avancini terminou com o suspense que durava desde que foram confirmados os rumores de que deixaria a Cannondale Factory Racing. O biker brasileiro anunciou que vai competir pela Caloi/Henrique Avancini Racing em 2023.

Dentre as alterações do mercado de bikers para a temporada 2023 a notícia da nova casa de Henrique Avancini era uma das mais aguardadas e pegou muita gente de surpresa. Dias antes do anúncio, vários fãs do atleta faziam as mais diversas apostas para tentar descobrir qual seria o novo time do brasileiro.

A ida de Henrique Avancini para a Caloi surpreende, mas era algo que estava no radar. O ciclista já tem um vínculo com o time há anos e já desenvolveu vários trabalhos com eles, como o AVA Project, projeto idealizado por Avancini. Posteriormente o projeto mudou de nome e, em 2015, passou a ser Henrique Avancini Racing o que mais tarde viria a ser o que é hoje a Caloi/Henrique Avancini Racing.

Com a chegada de Avancini, a Caloi/Henrique Avanicni Racing participar de todoas as grandes competições de MTB e a fabricante ganhará uma forte projeção no cenário internacional.

"Por trás dessa mudança existia uma motivação muito grande, um desejo de renovação, de realmente buscar algo que fosse ambicioso para mim, que tivesse um significado grande para o esporte. Após o término do meu relacionamento profissional anterior, eu analisei as possibilidades, as propostas que tinha, e escolhi pelo caminho que talvez represente o maior desafio e também a maior chance de deixar algo significativo na minha carreira e no esporte do Brasil", declarou Henrique Avancini.

Por conta do calibre de Henrique Avancini, vários times enviaram propostas para ciclista o que demonstra que o caminho até determinar a escolha pela Caloi/Henrique Avancini Racing não deve ter sido fácil. Contudo, ao analisar a história do brasileiro - sobretudo na cidade de Petrópolis (RJ) - é perceptível a tendência que o levou a fechar com a Caloi.

"Minha decisão foi pautada em deixar algo grande, mais do que qualquer coisa que as pessoas possam pensar ou imaginar. As minhas escolhas recentes foram motivadas pensando em dar o próximo passo adiante para minha carreira. Então, antes de mais nada, tudo que essa nova parceria representa para mim significa estar dando um passo a mais na minha carreira", declarou Avancini.

Henrique Avancini se junta aos outros três ciclistas da Caloi/Henrique Avancini Racing: Sabrina Oliveira, Cainã Oliveira e Ulan Galinski.

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terça-feira, 6 de setembro de 2022

Henrique Avancini vai deixar Cannondale Factory Racing, apontam rumores

Henrique Avancini pode deixar Cannondale - Foto: Davi Corrêa / Foto e Bike


Rumores indicam que após 7 temporadas Henrique Avancini vai deixar Cannondale Factory Racing no final da temporada de MTB de 2022. As especulações, ainda sem confirmação, foram apresentadas por um portal espanhol sobre ciclismo que aponta também outras possíveis alterações no cenário do MTB mundial.

A temporada de 2022 foi bastante anormal para Henrique Avancini. O brasileiro teve resultados abaixo daquilo que costuma performar nos eventos internacionais. Depois do Campeonato Mundial de XCC, o ciclista chegou a comentar que o resultado era "difícil de digerir".

Caso seja confirmado que Henrique Avancini vai deixar Cannondale Factory Racing, como especulado pelo portal espanhol Brujula Bike, é possível que a equipe busque uma colega de time para Mona Mitterwallner.

Especulações sobre mudanças no MTB para 2023


Além das dúvidas sobre se Henrique Avancini vai deixar a Cannondale Factory Racing, o portal Brujula Bike ainda apurou outras especulações que prometem movimentar o mercado de ciclistas para a próxima temporada de MTB.

Entre os rumores está um do atleta muito cobiçado e bastante carismático. Trata-se do chileno Martín Vidaurre, campeão da Copa do Mundo Sub-23 e que saltará para a elite em 2023. Em princípio, o ciclista deve ir para a SCOTT SRAM. Porém Vidaurre também pode estar no radar da Specialized Factory Racing como possível substituto de Gerhard Kerschbaumer.

Maxime Marotte e Martín Vidaurre em Petrópolis - Foto: Davi Corrêa / Foto e Bike


Outro nome que deve mudar de equipe para 2023 é o francês Maxime Marotte. O nome dele é um dos cotados para assumir a vaga deixada por Stephane Tempier na Rockrider Racing Team e colaborar com um dos objetivos principais do time: os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Lars Forster ou Andri Frischknecht vão deixar a SCOTT SRAM. Como a equipe está interessada pelo elo chileno Martín Vidaurre, é possível que Forster ou Frischknecht, que estão em final de contrato, deixem o time.

Por último, mas não menos importante, assim como o rumor de que Avancini vai deixar Cannondale Factory Racing causa impacto, a possibilidade de que Pauline Ferrand Prevot trocar de equipe também causa surpresa. Atual campeã mundial de MTB XCO e XCC pode deixar a Absolute Absalon.

Confira mais informações sobre todos estes rumores no site Brujula Bike.

Fotos: Davi Corrêa / Foto e Bike
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sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Henrique Avancini fala sobre resultado no Mundial de MTB XCC: ‘difícil de digerir’

Henrique Avancini lidera no Mundial de XCC 2022 - Foto: Alexis Boichard / Agence Zoom


Após completar a disputa do Campeonato Mundial de MTB short track (XCC) em Les Gets na sétima colocação, nesta sexta-feira (26 de agosto), Henrique Avancini se mostrou decepcionado com o resultado e declarou nas redes sociais que foi “difícil de digerir”.

Henrique Avancini vem superando várias dificuldades ao longo da temporada de 2022, com muitas pessoas chegando a especular que o tempo do atleta já passou e que talvez esteja em ritmo de final de carreira. Mas durante a disputa do Campeonato Mundial de MTB XCC o brasileiro apresentou seu melhor desempenho em termos de constância em este ano.

“Fiz tudo [que estava] ao meu alcance para me preparar para esse Campeonato Mundial. Tem sido um esforço absurdo superar tantas coisas nessa temporada. Acho que ficou claro, que ainda tenho a velocidade da ponta”, declarou Henrique Avancini nas redes sociais.

Avancini teve um excelente início de prova no Mundial de MTB XCC. O brasileiro largou muito bem e dominou a competição até a quinta volta, quando ele e o dinamarquês Sebastian Fini sofreram uma queda durante a passagem por um dos rock gardens da pista.

“Simplesmente depois da minha queda mais forte, cometi muitos erros e gastei muita energia brigando por posições”, disse o ciclista brasileiro melhor colocado na disputa do Campeonato Mundial de MTB XCC, em Les Gets.

Após a queda, Avancini conseguiu se manter junto do grupo que liderava a prova e até figurou por algum momento como líder do pelotão, mas por conta da energia que gastou não conseguiu se manter na frente e completou o Mundial de XCC na sétima colocação.

“P7 no final é amargo, mas foi um alívio ter capacidade de brigar pela vitória novamente”, concluiu Avancini nas redes sociais.


Ao fim da prova, Samuel Gaze desbancou Christopher Blevins e agora é o novo campeão mundial de MTB XCC. Entre as mulheres o título ficou com a francesa Pauline Ferrand Prevot.

Outros brasileiros do Campeonato Mundial de MTB XCC


Além de Henrique Avancini, cinco brasileiros participaram do Campeonato Mundial de MTB XCC em Les Gets. Entre as mulheres, Hercília Najara e Aline Simões completaram a prova na 33ª e 34ª posição, respectivamente.

Na disputa masculina, José Gabriel Marques de Almeida completou a disputa na 26ª colocação. Ulan Galinski concluiu em 35º e Luiz Henrique Cocuzzi na 42ª posição.

Onde assistir o Campeonato Mundial de MTB


Os atletas brasileiros vão alinhar para uma nova disputa no domingo, 28 de agosto. Nesta data eles vão brigar por resultados nas provas de XCO. As disputas serão transmitidas pela RedBull TV nos horários abaixo.

- 28 de agosto, às 7h45: XCO feminino
- 28 de agosto, às 10h: XCO masculino

Fotos: Alexis Boichard / Agence Zoom
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Campeonato Mundial de MTB: Samuel Gaze é campeão mundial de XCC em 2022

Samuel Gaze é campeão mundial de MTB XCC - Foto: Alexis Boichard / Agence Zoom


Após um incrível duelo com Christopher Blevins, Samuel Gaze chegou na frente para se tornar o novo campeão mundial de MTB XCC nesta sexta-feira, 26 de agosto, em Les Gets.

De forma semelhante à disputa feminina, a largada para o Campeonato Mundial de MTB XCC em Les Gets também contou com chuva e a prova teve algumas quedas, incluindo uma de Henrique Avancini ao passar em um dos rock gardens, sendo este um dos momentos mais significativos para a prova.

Avancini liderava a prova quando ele e Sebastian Fini caíram após a passagem pelo rock garden na volta 5. Este movimento permitiu que Filippo Colobo e Thomas Litscher assumissem a ponta, mesmo que o brasileiro tenha aparecido na frente mais algumas vezes depois da queda.

Nos momentos finais da disputa, Gaze e Christopher Blevins estavam batalhando pela vitória desde penúltima volta quanto o neozelandês e o norte-americano imprimiram um ritmo mais forte e se separam do grupo. 

Mas na volta final, ao passar pelo último rockgarden, Christopher Blevins, que defendia o título de campeão mundial de MTB XCC, sofreu uma queda e perdeu a posição para Filippo Colombo.

Com isso, o pódio completo do XCC do Campeonato Mundial de MTB masculino deste ano teve Samuel Gaze em primeiro, Filippo Colombo na segunda posição e Thomas Litscher em terceiro.

Já fora do pódio, Alan Hatherly e Martins Blums ficaram em quarto e quinto. A sexta posição ficou com Sebastian Fini.

Henrique Avancini no Mundial de MTB XCC 2022 - Foto: Alexis Boichard / Agence Zoom


O brasileiro Henrique Avancini fechou na sétima posição, sendo o ciclista do Brasil com o melhor resultado. Avancini fez uma corrida sólida e liderou a prova por bastante tempo. Mas a partir de uma queda que sofreu no quinta volta começou a oscilar, porém sempre se manteve conectado aos sete primeiros colocados.

Outros brasileiros também disputaram o Campeonato Mundial de MTB XCC nesta sexta-feira, 26 de agosto, em Les Gets. José Gabriel Marques de Almeida fechou na 26ª colocação. Ulan Galinski foi o 35º e Luiz Henrique Cocuzzi completou na 42ª posição.

Fotos: Alexis Boichard / Agence Zoom
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Pauline Ferrand Prevot é campeã mundial de MTB XCC em Les Gets

Pauline Ferrand Prevot é campeã mundial em Les Gets - Foto: Alexis Boichard / Agence Zoom


Pauline Ferrand Prevot venceu em casa para se tornar a nova campeã mundial de MTB XCC. A ciclista francesa fez uma pilotagem precisa e ganhou a disputa nesta sexta-feira, 26 de agosto, em Les Gets.

Em uma prova marcada por muitas quedas e chuva leve tornando os rock gardens mais escorregadios, Pauline Ferrand Prevot conseguiu lançar um ataque definitivo na sétima volta e finalizou 18 segundos a frente da segunda colocada.

A suíça Alessandra Keller completou a prova na segunda colocação e a norte-americana Gwendalyn Gibson foi a terceira colocada. Sina Frei, que corria para defender o título chegou apenas na 15ª posição.

No pódio, Pauline Ferrand Prevot foi ovacionada pelos torcedores que, em festa, gritavam seu nome repetidamente.

A disputa do XCC feminino do Campeonato Mundial de MTB XCC em Les Gets contou com a participação de duas ciclistas brasileiras, Hercília Najara e Aline Simões. Elas concluíram a disputa na 33ª e 34ª colocações, respectivamente.

Foto: Alexis Boichard / Agence Zoom
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quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Circuito Tchotchomere de MTB XCM 2022 realiza sua 5ª etapa

Ciclistas na etapa 3 do Circuito Tchotchomere - Foto: Davi Corrêa


A cidade de Nova Iguaçu vai receber a 5ª etapa do Circuito Tchotchomere de MTB XCM 2022. A prova será realizada no domingo, 28 de agosto, e vale pontos para o ranking da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj).

São esperados cerca de 300 ciclistas para disputar a 5ª etapa do Circuito Tchotchomere de MTB. A prova vai acontecer no Paradiso Club, em Nova Iguaçu, e terá 20 categorias válidas para o ranking Fecierj.

Ao todo são 28 categorias solo e duas serão disputadas em dupla.

Fotógrafos do Fotop no Circuito Tchotchomere de MTB


Além de toda a estrutura oferecida pela organização da prova, a 5ª etapa do Circuito Tchotchomere de MTB vai contar com a presença de fotógrafos parceiros do Fotop para registrar o evento para garantir aos ciclistas fotos incríveis para eternizar o momento.

As fotos vão estar disponíveis no site www.fotop.com.br a partir do dia 29 de agosto. Ao acessar o site, basta o interessado pesquisar por Circuito Tchotchomere de MTB 2022 e buscar pelos registros da 5ª etapa. Para localizar as suas fotos, basta o atleta informar o número que usou na prova.

Percurso da 5ª etapa do Circuito Tchotchomere de MTB


A disputa do XCM será composta por quatro voltas em um circuito de 15 km. Nem todas as categorias irão fazer todas as voltas no percurso, mas oficiais deverão percorrer o trecho completo.

Para os ciclistas federados serão quatro voltas no percurso, o que vai somar um total de 60km e 760m acumulados em altimetria (190m por volta).

Além disso, o responsável pela organização da prova, Nininho Perez, divulgou um link do Strava com o percurso para que os ciclistas que não são da região de Nova Iguaçu possam se familiarizar com o mapa do circuito e também da altimetria.

Retirada dos kit para o Circuito Tchotchomere de MTB


Os kits são compostos pelo chip, placa com numeral, pulseira com direito à medalha e acesso ao parque aquático do Paradiso Club para o atleta e dois acompanhantes.

Os ciclistas inscritos para a 5ª etapa do Circuito Tchotchomere de MTB devem retirar os kits no dia da prova na arena do evento entre 6h e 8h da manhã.

Atleta competindo em etapa do Circuito Tchotchomere - Foto: Davi Corrêa


O organizador da prova, Nininho Perez, reforça que os ciclistas tenham atenção aos documentos necessários para fazer a retirada dos kits para participar da 5ª etapa do Circuito Tchotchomere de MTB.

Atletas federados deverão apresentar documento original com foto e carteirinha da Fecierj impressa ou imagem da mesma via celular. Para os ciclistas das demais categorias basta apresentar um documento original com foto.

Uma atenção especial também deve ser dedicada aos atletas menores de idade que vão disputar a 5ª Circuito Tchotchomere de MTB no dia 28 de agosto. Para eles, além dos documentos listados acima, é preciso apresentar os documentos do responsável e um termo de responsabilidade assinado pelo responsável legal.

Sorteio durante 5ª etapa Circuito Tchotchomere de MTB


O organizador do Circuito Tchotchomere de MTB, Nininho Perez, também divulgou que vai haver um sorteio promovido pela SMS Bike Shop. Serão três peças de vestuário e todos os presentes no local poderão concorrer.

Para concorrer, basta seguir as regras informadas no Instagram @smsbikeshop.

E aí, já está preparado para disputar esta prova no dia 28 de agosto? Então bora competir e desfrutar de toda a aventura e emoção que uma prova de MTB proporciona.

Fotos: Davi Corrêa / Foto e Bike
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Com Nino Schurter, Suíça é nova campeã mundial de MTB XCR

Equipe suíça é campeã mundial de MTB XCR - Foto: Alexis Boichard / Agence Zoom


O Campeonato Mundial de Mountain Bike começou nesta quarta-feira, 24 de agosto, com a Suíça de Nino Schurter se tornando a nova campeã mundial de MTB cross-country team relay (XCR), desbancando a França, anfitriã e que havia vencido ano passado em Val di Sole.

Em 2022, o Campeonato Mundial de MTB retornou a Les Gets, na França, após 18 anos. A cidade francesa recebe diversas disciplinas do ciclismo MTB desde os anos 90 é parte integrante do calendário da Copa do Mundo desde 2019.

Suíça conquista título do Campeonato Mundial MTB XCR


Com um ótimo desempenho, o time da Suíça disputou de forma acirrada com a França e Itália e conquistou a camisa arco-íris após as seis voltas. A seleção italiana ficou com a prata e os Estados Unidos com o bronze.

Campeã mundial de MTB XCR em 2021, a França ficou fora do pódio este ano e fechou a disputa na quinta colocação. Um dano no selim da ciclista Tatiana Tournut contruibui para manter a equipe fora do top 3.

Entrevistas após pódio do Mundial de MTB XCR


O suíço Nino Schurter mostrou mais uma vez que ainda é um ciclista de bons números e um colecionador de vitórias. O veterano lembrou que a Suíça teve sorte duas vezes durante a prova e afirmou que isso faz parte das corridas de MTB.

Nino Schurter durante prova do Mundial de MTB XCR - Foto: Alexis Boichard / Agence Zoom


"Tivemos um pouco de sorte com os problemas da francesa, mas isso faz parte dos perigos das corridas. Eu também tive um pouco de sorte, terminei lento por causa de um furo".

Sobre vestir mais uma camisa arco-íris, Schurter declarou que "é sempre especial vestir a camisa de Campeão do Mundo" e acrescentou que isso "é motivador para todos".

Martina Berta, italiana, reforçou o espírito de equipe para a conquista da medalha de prata e disse que essa prova do Campeonato Mundial de MTB XCR teve a diversão como uma das principais características.

"Somos um grupo muito unido e juntos conseguimos potencializar as qualidades de cada um. Foi uma competição divertida e ganhar a medalha de prata é sempre um grande resultado", declarou Martina Berta.

A norte-americana Haley Batten também deu declarações reforçando o espírito de equipe. Tal como em 2021, os Estados Unidos subiram ao pódio do Campeonato Mundial de MTB XCR, mas, diferente do ano passado quando levaram a medalha de prata, nesta vez conquistaram o bronze.

"É bom estar de volta a Les Gets, uma pista de corrida realmente grande. Tem tudo para um atleta de mountain bike. Você tem que ser um escalador talentoso, bem como um piloto técnico. Existem duas subidas muito importantes quando você está tentando dar tudo de si para uma volta e é realmente muito difícil. Você acha que pode ir do começo ao fim, mas há longas subidas e você tem que andar muito bem. Então, no topo, é bem técnico também", disse Haley Batten. 

"O Team Relay é um dos meus eventos favoritos – a atmosfera, a energia, fazer parte de um ambiente de equipe. Não estamos frequentemente com o time USA Cycling na maioria das Copas do Mundo, apenas nos Campeonatos Mundiais e as Olimpíadas, onde você faz parte desse ambiente e energia da equipe", completou Batten.

Onde assistir o Campeonato Mundial de MTB


As disputas do Campeonato Mundial de MTB acontecem entre os dias 24 a 28 de agosto de 2022. No Brasil, a RedBull TV irá transmitir alguns dos eventos nos dias e horários informados abaixo.

- 27 de agosto, às 8h: DH feminino
- 28 de agosto, às 7h45: XCO feminino
- 28 de agosto, às 10h: XCO masculino

Salve os dias e horários para acompanhar as emoções de mais um Campeonato Mundial de MTB.

Fotos: Alexis Boichard / Agence Zoom
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quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Swift Carbon anuncia novos modelos de gravel bike da linha Univox 2023

Ciclista com gravel bike Swift Carbon linha Univox 2023


A Swift Carbon anunciou a chegada dos novos modelos de gravel bike da marca ao mercado brasileiro, todos em carbono e com materiais de alta qualidade para o ciclista que quer andar no asfalto e na terra.

O modelos de gravel bike apresentados pela Swift Carbon são da linha Univox 2023 e uma das características principais é que podem ser convertidas em bicicletas de endurance.

O que é uma gravel bike?


A gravel bike tem configuração similar às bicicletas de ciclocross, mas as diferenças mais destacadas podem ser vistas na geometria. Como são voltadas a dar mais conforto e estabilidade ao ciclistas, as gravel bike costumam ter maior distância entre eixos, chainstays mais longos e caixa de direção relaxada.

Este tipo de configuração da gravel bike ajuda o ciclista a desenvolver velocidade tanto no asfalto quando na terra ou cascalho se sofre com este tipo de terreno.

Além das características listadas acima, uma gravel bike pode costuma ter freios a disco (mecânicos ou hidráulicos) e pneus mais largos que as bicicletas de estrada, chegando à medida de 700x42, por exemplo. Outro ponto comum com as bikes de estrada e o desenho do guidão.

Principais vantagens de uma gravel bike


Sem sombra de dúvidas, a grande vantagem de uma gravel bike é poder pedalar tanto no cascalho e terra quanto no asfalto com a mesma bicicleta sem precisar mudar as configurações. Mas há outros pontos de destaque, conforme listado abaixo.

- Baixo peso.
- São mais robusta que bikes de estrada e mais leves que as MTB.
- Podem ser utilizadas em cicloviagens
- Bom custo-benefício.
- Apenas uma bike para tipos diferentes de terreno.

Gravel bike da linha Univox 2023 da Swift Carbon


Agora é hora de falar especificamente do lançamento anunciado pela Swift Carbon, as gravel bike da linha Univox 2023.

Swift Carbon linha Univox


A fabricante descreve a linha Univox como gravel bike leves, robustas e versáteis para o ciclista que quer dar um passo além do passeio. As bicicletas dessa linha da Swift Carbon podem ser convertidas para gravel ou estrada com mudanças de poucos componentes.

O quadro das gravel bike Univox 2023 da Swift Carbon utilizam fibras Tairyfil TC36S de última geração com 18k, com molde exclusivo da marca, e conta com um grande segredo: um lay up de carbono que cria áreas de alta rigidez para melhorar transmissão de potência, com os stays flexíveis que melhoram consideravelmente o conforto.

Swift Carbon Univox GR Evo 2023


É uma gravel bike moderna que conta com quadro e garfo feitos em carbono. É dedicada aos ciclistas que querem encarar um pedal épico ou competição de vários quilômetros em estradas de terra.

Gravel bike Swift Carbon Univox GR Evo 2023


A gravel bike Swift Carbon Univox GR Evo 2023 vem com grupo Shimano GRX1x10, freios hidráulicos Ultegra, rodas tubeless DT Swiss Gravel G 1800 Spline e pneus Schwalbe G-one Allround Performance 700x40c.

Mini ficha técnica da gravel bike Univox GR Evo 2023


Veja abaixo mais detalhes sobre essa gravel bike da Swift Carbon.

Quadro: Full Carbon Tairyfil TC36S, rota interna de cabeamento, Sistema de BB PF30, freio a disco, Eixo E-Thru 12X142MM
Garfo: Univox Full Carbon Disc Brake, Espiga cônica, Eixo E-thru 12x100mm, Sistema de freio FLAT MOUNT
Grupo: Shimano GRX 1x10
Freios: Shimano Ultegra BR-RX810 hidráulico  / Discos SM-RT70 160mm dianteiro / 140mm traseiro
Rodas: DT Swiss Gravel G 1800 Spline , Eixo E-thru, Altura: 28mm, Largura interna: 24 mm, Tubeless Ready
Pneus: Schwalbe G-one Allround Performance 700x40c
Peso: 9.3kg
Preço: R$ 27.990,00

Vale a pena destacar o baixo peso da bike e a qualidade dos materiais aplicados.

Swift Carbon Univox Comp 2023


Outra gravel bike apresentada pela Swift Carbon é a Univox Comp 2023, configurada para busca de desempenhos eficientes em longas distâncias na estrada, granfondos e percursos de asfalto muito judiado.

Gravel bike Swift Carbon Univox Comp 2023


A Swift Carbon Univox Comp 2023 chega ao mercado com grupo Shimano 105 2x11 completo, trocadores STI hidráulicos, pedivela 50/34 compact, cassete 11-32 de grande amplitude e pinças de freio hidráulicas. Um pacote descomplicado e cheio das muitas tecnologias dos grupos das gamas superiores da Shimano.

Mini ficha técnica da gravel bike Swift Carbon Univox Comp 2023


Veja abaixo mais detalhes sobre a gravel bike Univox Comp 2023, da Swift Carbon.

Quadro: Full Carbon Tairyfil TC36S, rota interna de cabeamento, Sistema de BB PF30, freio a disco, Eixo E-Thru 12X142MM
Garfo: Univox Full Carbon Disc Brake, Espiga cônica, Eixo E-thru 12x100mm, Sistema de freio FLAT MOUNT
Grupo: Shimano 102 2x11
Freios: Shimano 105 hidráulico  / Discos SM-RT70 160mm dianteiro / 140mm traseiro
Rodas: DT Swiss Endurance E 1800 / Eixo E-Thru /  Altura 32mm / Largura Interna 20mm / Tubeless
Pneus: Schwalbe One Performance Raceguard 700x30c
Peso: 8.8kg
Preço: R$ 24.990,00

A Univox Comp 2023 é ainda mais leve que a Univox GR Evo 2023.

Swift Carbon Univox Evo 2023


A terceira variação da linha Univox da Swift Carbon é a Evo 2023, uma boa opção de gravel bike para quem também quer uma bike de endurance com rendimentos invejáveis.

Gravel bike Swift Carbon Univox Evo 2023


A Univox Evo 2023 tem quadro e garfo de carbono, grupo completo Shimano Ultegra 2x12 eletrõnico, freios a disco hidráulicos e rodas de altíssima qualidade. Conta com pedivela 50/34 e cassete 11-34 de 12 velocidades além do intervalo entre as engrenagens do cassete ser bem pequeno, o que permite a manutenção de uma cadência constante.

Mini ficha técnica da gravel bike Univox Evo 2023


Confira abaixo mais detalhes da gravel bike Univox Evo 2023 da Swift Carbon.

Quadro: Full Carbon Tairyfil TC36S, rota interna de cabeamento, Sistema de BB PF30, freio a disco, Eixo E-Thru 12X142MM
Garfo: Univox Full Carbon Disc Brake, Espiga cônica, Eixo E-thru 12x100mm, Sistema de freio FLAT MOUNT
Grupo: Shimano Ultegra 2x12
Freios: Shimano Ultegra  hidráulico  / Discos SM-RT-M80 Ice Tech / 160mm dianteiro / 140mm traseiro
Rodas: DT Swiss Endurance E 1600 / Eixo E-Thru /  Altura 32mm / Largura Interna 20mm / Tubeless
Pneus: Schwalbe One Performance Raceguard 700x30c
Peso: 8.5kg
Preço: R$ 44.990,00

A Univox Evo 2023 é a bike mais leve da linha, com apenas 8,5kg.

Para quem é interessado por gravel bike, estão aí três excelentes novidades apresentadas pela Swift Carbon. Já dá para colocar na lista e se programar!

Fotos: Swift Carbon / Divulgação
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terça-feira, 17 de maio de 2022

Caminho do Imperador está proibido para ciclismo por ser área de preservação



No dia 1º de maio, ciclistas de Petrópolis (RJ) se surpreenderam com a notícia de que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estava fazendo uma ação no Caminho do Imperador e aplicando multa com a justificativa de aquela é uma unidade de conservação ambiental e que o acesso é proibido. O blog Foto e Bike foi atrás de informações e preparou esse conteúdo com informações importantes sobre o que aconteceu ali e o que os apaixonados por ciclismo podem fazer.

Por que o ICMBio proibiu ciclismo e outros esportes no Caminho do Imperador?


A ação do ICMBio foi na área da Reserva Biológica do Tinguá (Rebio do Tinguá) e ocorreu integralmente no município de Petrópolis. O fato pegou muitos ciclistas de surpresa, pois o Caminho do Imperador é muito utilizado para treinos, passeios e cicloturismo, além de fazer parte da Caminhos de Nossa Senhora - rota cicloturística que sai do Rio de Janeiro e vai até o Santuário Nacional de Aparecida.

Segundo informações publicadas pela Rebio em suas redes sociais, o objetivo "era coibir a prática ilícita de MotoCross no interior da Reserva Biológica do Tinguá na localidade conhecida como trilha do facãozinho", cuja área está inteira dentro da zona de proteção. Na ocasião, eles recolheram algumas motos e aplicaram multas que chegaram aos 10 mil reais, como mostra um vídeo publicado pelo De Bike na Montanha.

Para entender melhor o que foi essa ação e os motivos que levaram o ICMBio a proibir a prática do ciclismo, cicloturismo e outras atividades esportivas no Caminho do Imperador, o blog Foto e Bike conversou com o educador ambiental e historiador, Anderson Maverick, que há 25 anos atua na defesa do meio ambiente, sobretudo nas áreas de conservação.

Tipos de unidades de conservação próximas do ciclista


O ciclista praticante de mountain bike e cicloturismo sempre está em contato próximo com a natureza e esse ambiente, por vezes, está incluído em normas de proteção. As unidades de conservação ambientais são dividias em dois tipos: proteção integral ou uso sustentável. De acordo com Anderson Maverick, o ponto comum é que em ambos "o homem tem de cuidar para preservar aquilo que existe do bioma", no caso específico do Caminho do Imperador, a mata atlântica.

"Essas unidades de conservação são uma estratégia da sociedade civil e também do governo para a manutenção dos ecossistemas ligados à biodiversidade da mata atlântica e outros biomas que existem no Brasil, como caatinga e floresta amazônica, por exemplo", explicou.

Ciclista durante Brasil Enduro Series em Petrópolis
Próxima da natureza, ciclista participa do BES 2017 no Caxambu, Petrópolis - Foto: Davi Corrêa
Dentre os dois tipos de unidade de conservação ambiental, as de proteção integral possuem um regramento mais rígido. Nessas áreas as práticas de atividades físicas e esportivas, como é o caso do ciclismo mountain bike e ciclotursmo, não são permitidas. Quem desrespeita a norma está sujeito a multas, conforme previsto em lei, e ainda pode responder por crime contra o meio ambiente. 

No caso dos ciclistas, o valor da multa por desrespeitar a proibição de acesso ao Caminho do Imperador pode variar de R$ 1.010,00 até R$ 1.500,00, de acordo com informações obtidas pelo blog Foto e Bike junto à APA Petrópolis.

Caminho do Imperador está em unidade de conservação


Uma breve história do Caminho do Imperador pode ser vista no site da prefeitura de Paty do Alferes, mas, em resumo, o trecho levou anos para ser concluído e foi finalizado pelo engenheiro Otto Reimarus, em 1838. Anverson Maverick conta que "esse caminho era uma antiga ligação que ficava entre a região serrana do estado do Rio de Janeiro, onde a cidade polo era Petrópolis, e o interior do estado pelo vale do rio Paraíba do Sul. Na década de 1970, começou a se ter uma ideia de proteger esse vasto território onde a mata atlântica ainda é muito bem preservada".

Mata atlântica no Caminho do Imperador - Foto: Davi Corrêa
Mata atlântica no Caminho do Imperador - Foto: Davi Corrêa
Ao blog, Maverick ressaltou que é bom praticar MTB ou ciclcoturismo em um local antigo e dentro de uma floresta, mas lembrou que "todo o Caminho do Imperador está inserido em um pedaço de terra protegido que chamamos de unidade de conservação". 

"Essa unidade de conservação é integral, então ela possui regramentos mais rígidos para acesso. Por regra, através do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), as unidades de proteção integral precisam de uma autorização do gestor, que nesse caso específico, é o ICMBio", contou.

Questionada sobre a possibilidade de entrada no Caminho do Imperador mediante autorização para cicloturismo ou outra prática ciclística, a APA Petrópolis informou que as chances são remotas. A resposta vai de encontro à explicação de Maverick ao relatar que as unidades de conservação integral são bastante restritivas e "têm o regramento que chamamos de plano de manejo, onde o acesso é completamente proibido". A exceção à regra se dá por meio de uma Ação Civil Pública do Ministério Público Federal de Petrópolis que libera o acesso apenas aos moradores do Vale das Princesas.

Ação do ICMBio não é punição aos ciclistas


Anderson Maverick fez questão de reforçar que as ações do ICMBio não são uma punição aos ciclistas que frequentam o Caminho do Imperador e nem às pessoas que praticam esportes que não agridem o local, pois todos têm noção dos benefícios que essas práticas para a saúde e para o meio ambiente em geral. A questão fica grave quando o cenário muda e começa a haver perturbações.

"Todas as atividades que não agridem o meio ambiente seriam realmente benéficas até para a questão de educação ambiental e ampliação dos agentes de proteção por todo o território. No entanto, o que tem acontecido é que nem todas as pessoas pensam dessa forma. Tem gente que vai para lá para jogar carro, fazer retirada e movimentação de terra para fazer construções, retirar árvores, caçar animais", disse Maverick.

No ano de 2021, a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) publicaram o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica (período 2019-2020) onde identificaram que restavam apenas 12,4% de vegetação nativa acima de três hectares desse bioma no país. O mapeamento do relatório técnico abrangeu o território dos 17 estados definidos no Mapa da Área de Aplicação da Lei da Mata Atlântica.

"Tento sensibilizar as pessoas para que não cometam irregularidades dentro de suas áreas de proteção ambiental. O ciclista é sempre bem-vindo em tudo, até no turismo", diz Anderson Maverick. O historiador e educador ambiental com frequência utiliza suas redes sociais para conscientizar sobre a importância da preservação. 

"Ali é um lugar excelente para a gente fazer atividade física, mas, pela regra, não pode porque é uma unidade de conservação integral", pontuou.

Como o ciclista pode fazer sem o Caminho do Imperador?


Durante a conversa com o blog Foto e Bike, o educador ambiental, Anderson Maverick, deu três alternativas para quem quiser ir de Petrópolis até o Vale das Princesas por um caminho semelhante.

"A sugestão é fazer um caminho que não pegue esse acesso por dentro da floresta. Existe um percurso que sai do ponto final do Rocio que desce e sai no Vale das Princesas: seria uma alternativa".

A segunda opção "é pedir autorização à unidade de conservação e eles vão analisar o pedido. A terceira possibilidade seria não fazer uma ação que bata de frente com o que a unidade de conservação rege, porque aí pode ter algum tipo de problema", concluiu.

Fotos: Davi Corrêa / Foto e Bike
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segunda-feira, 16 de maio de 2022

Michelin traz novidades para pneus Jet Access Line e Force Access Line



O mês de maio marca o inicio da comercialização dos novos pneus da Michelin: Jet Access Line. Outra novidade anunciada pela Michelin é a nova medida com que os pneus Force Access Line que agora terão 2.35 polegadas, o que significa mais aderência. Confira abaixo mais informações sobre esses componentes das bikes.

Pneus Michelin Jet Access Line


De acordo com a Michelin, os pneus Jet Access Line são direcionados aos ciclistas amadores e apaixonados por mountain bike. São voltados para o cotidiano e têm uma condução ágil, rápida e precisa em todos os terrenos de MTB, especialmente os acidentados.

Esse lançamento do Michelin Jet Access Line conta com maior proteção contra furos e é ideal para quem busca aceleração e impulso e inspirado nas tecnologias de competição. De acordo com o fabricante, ele conta com 3 Layers Overlap Structure, três camadas sobrepostas para conferir maior segurança e proteção contra perfurações e suportar grande sobrecarga; Cotton Shield, lona exclusiva que promove total aderência e ajuste do pneu ao aro para maior segurança, força e robustez; Threads per Inch (TPI), maior volume de cabos e filamentos dentro de uma polegada, o que significa que quanto mais TPI, maior leveza e resistência a furos ou cortes.



Os pneus Michelin Jet Access Line estão disponíveis no mercado na dimensão 29x2,25 polegadas.

Nova medida do Michelin Force Access Line

 
Também chega ao mercado, a partir deste mês, a nova medida do pneu de bicicleta MTB Michelin Force Access Line: 29x2.35 polegadas. O produto é ideal para ciclistas iniciantes e entusiastas da prática de Mountain Bike e oferece maior proteção contra furos, durabilidade e aderência em terrenos acidentados e mistos.
 
Inspirado nos pneus de alta performance da marca, os cravos laterais do Michelin Force Access Line garantem maior agilidade e estabilidade em curvas, os cravos centrais são mais alongados e direcionais e os cravos intermediários são mais espaços e em grande quantidade.
 


A nova dimensão apresenta tecnologias de competição. 3 Layers Overlap Structure, três camadas sobrepostas para conferir maior segurança e proteção contra perfurações e suportar grande sobrecarga; Cotton Shield, lona exclusiva que promove total aderência e ajuste do pneu ao aro para maior segurança, força e robustez; Threads per Inch (TPI), maior volume de cabos e filamentos dentro de uma polegada, o que significa que quanto mais TPI, maior leveza e resistência a furos ou cortes.
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Equipe de Mathieu van der Poel anuncia mudança de nome



A UCI ProTeam Alpecin-Fenix, equipe de ciclismo estrada de Mathieu van der Poel, passará a se chamar Alpecin-Deceuninck a partir de 1º de julho de 2022. Com a mudança, a Deceuninick volta a ter o papel de naming partner de uma equipe de ciclismo desde que encerrou a parceria com a QuickStep em 2021.

A Deceuninck já era copatrocinadora da Alpecin desde o início de 2022. Agora, ao assumir o naming partner, e com a confirmação da permanência da Canyon como fornecedora de bicicletas, a nova parceria se estenderá até o final de 2025. 

"A Deceuninck juntou-se a uma equipe jovem, dinâmica e ambiciosa no início de 2022. Agora é o momento ideal para assumir novamente o papel de naming partner. A partir de 2023, esse passo acontecerá também no time feminino", disse o CEO da Deceuninck, Bruno Humblet.

Além da atualização da Deceuninck, a Fenix também continuará sendo uma parceira proeminente da Alpecin-Deceuninck e assumirá, o que aumentará o orçamento do time para 2023. "Queremos – e precisamos – nos profissionalizar ainda mais e precisamos ampliar a base do nosso sucesso", afirma a nota da equipe divulgada à imprensa.

"É com grande satisfação que podemos dar este passo com os nossos atuais parceiros. Este novo cenário foi criado em consulta aberta, com base em um objetivo comum: repetir nossos sucessos esportivos dos últimos anos e fortalecer a equipe para alcançar novos objetivos", destaca a nota.

Para o CEO da Broadview Holding (Fenix), Matthijs Schoten, os últimos anos como patrocinadores da Alpecin foram bons tanto para a Fenix quanto para a equipe de ciclismo, que conquistou resultados importantes no World Tour.

A equipe mostrou um forte desenvolvimento neste período, e estamos orgulhosos de vê-la dando um passo em direção ao World Tour, a principal liga do ciclismo de estrada. É por isso que temos o prazer de abrir espaço para um novo patrocinador-chave para apoiar este desenvolvimento. No entanto, permaneceremos ativamente envolvidos para continuar a apoiar esta equipe de sucesso em sua jornada para uma posição de liderança no pelotão", concluiu Schoten.

Foto: Divulgação / Alpecin-Fenix
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Tom Pidcock e Rebecca McConnell conquistam vitória na Copa do Mundo de MTB em Nove Mesto



O XCO da terceira etapa da Copa do Mundo de MTB aconteceu neste domingo (15 de maio), em Nove Mesto, e viu Rebecca McConnell vencer na elite feminina, assegurando a permanência da camisa de líder. Na elite masculina, Tom Pidcock tirou a oportunidade de Vlad Dascalu conseguir a primeira vitória.

Rebecca McConnell está tendo uma excelente temporada, acima do que ela esperava. Em 2022, conquistou sua primeira vitória em Copa do Mundo de MTB, em Petrópolis. Desde então, segue líder da classificação geral feminina.

"Nove Mesto é sempre muito bom para mim, sempre consigo ter um bom desempenho aqui", disse Rebecca McConnell e ainda completou afirmando estar "vivendo o sonho". A ciclista da equipe Primaflor esteve presente no pódio do XCC, tendo fechado na segunda posição atrás apenas de Jolanda Neff.

Na sequência do resultado do XCO feminino da Copa do Mundo de MTB em Nove Mesto, ficaram Loana Lecomte em segundo seguida por Jenny Rissveds, em terceiro. Jolanda Neff e Caroline Bohé fecharam o top 5.

Emoção do início ao fim no XCO masculino da Copa do Mundo de MTB


A disputa masculina do XCO da Copa do Mundo de MTB em Nove Mesto teve Tom Pidcock com vencedor. O atual campeão olímpico destacou que foi uma corrida dura e ainda destacou a disputa do Vlad Dascalu nos momentos finais da última volta.

"Foi uma corrida difícil! Eu sabia que Vlad teria uma última volta super rápida. Tive problemas com a minha bike, mas sabia que se conseguisse manter a diferença para o Vlad, poderia pegá-lo contra o vento", disse Pidcock.

Essa foi a segunda vitória de Tom Pidcock na temporada da Copa do Mundo de MTB deste ano. Das três etapas, ele só não participou da disputa em Petrópolis.

Ainda em busca de sua primeira vitória na Copa do Mundo, Vlad Dascalu terminou o XCO de Nove Mesmo na segunda posição. O campeão mundial Nino Schurter ficou na terceira colocação depois de uma intensa corrida de recuperação, após ter sido prejudicado por um furo de pneu na quinta volta. Anton Cooper e Alan Hatherly fecharam o top 5.

Entre os brasileiros, Henrique Avancini fechou na décima quarta posição. Ulan Galinski foi 70º colocado e Edson Rezende concluiu na 99º colocação. Luiz Henrique Cocuzzi sofre uma queda e abandou aos cinco minutos de prova.

Top 10 feminino do XCO em Nové Mesto


1- Rebecca McConnell 1:21:17
2- Loana Lecomte + 40
3- Jenny Rissveds + 1:17
4- Jolanda Neff + 2:22
5- Caroline Bohé + 2:22
6- Mona Mitterwallner + 2:25
7- Laura Stigger + 3:11
8- Alessandra Keller + 3:12
9- Anne Terpstra + 3:52
10- Sina Frei + 4:01

Top 10 masculino do XCO em Nové Mesto


1- Tom Pidcock 1:21:19
2- Vlad Dascalu + 01
3- Nino Schurter + 30
4- Anton Cooper + 33
5- Alan Hatherly + 33
06- Mathias Flückiger + 34
7- Titouan Carod + 1:01
8- Andri Frischknecht + 1:04
9- Luca Schwarzbauer + 1:17
10- Vital Albin + 1:41

Foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool
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