terça-feira, 22 de março de 2022

Nino Schurter e Lars Forster vencem 2ª etapa do Cape Epic 2022

Nino Schurter na etapa 2 do Cape Epic 2022


A etapa 2 do Cape Epic 2022 aconteceu nesta terça-feira, 22/03, e Nino Schurter novamente teve problemas com furo de pneu, mas dessa ele e Lars Forster conseguiram a primeira vitória da SCOTT SRAM na disputa.

Essa foi a etapa mais longa do Cape Epic 2022. Os ciclistas percorreram 123 km com 2350 metros de altimetria. Durante a primeira metade da etapa, houve um pelotão muito grande de favoritos à vitória e alguns problemas físicos que afetaram ciclistas nos dias anteriores, como Matt Beers (Toyota-NinetyOne-Specialized) pareciam ter sumido.


Aos 73 km de prova, a dupla da SCOTT SRAM lançou um primeiro ataque antes da última grande subida e conseguiram quebrar o pelotão pela primeira vez levando com eles Matth Beers e Christopher Blevens (Toyota-NinetyOne-Specialized).

Após um segundo ataque por volta do quilômetro 92, Nino Schurter e Lars Forster lançaram um segundo ataque e chegaram a manter 50 segundos à frente do grupo perseguidor, mas o azar de Schurter apareceu novamente e, faltando 30 km para o fim da segunda etapa do Cape Epic 2022 ele teve um furo de pneu.

Nino Schurter com pneu furado Cape Epic 2022


Durante a para para reparo, Nino e Forster perderam a liderança, mas conseguiram se manter no grupo revezando a ponta algumas vezes.

A segunda etapa do Cape Epic 2022 foi decidida no sprint entre a SCOTT SRAM, BUFF-MEGAMO e Toyota-NinetyOne-Specialized. No fim, vitória para Nino Schurter e Lars Forster, com Matth Beers e Christopher Blevens em segundo e Hans Becking e José Dias em terceiro.

Classificação geral masculina após 2ª etapa do Cape Epic


1. Canyon Northwave MTB - Andreas SEEWALD/Martin STOŠEK 10:14:51.8
2. BUFF-MEGAMO - Hans BECKING/José DIAS 10:19:47.8 +00:04:55.9
3. Toyota-NinetyOne-Specialized - Matthew BEERS/Christopher BLEVINS 10:22:56.8 +00:08:04.9
4. Speed Company Racing - Georg EGGER/Lukas BAUM 10:23:01.9 +00:08:10.1
5. SCOTT-SRAM - Nino SCHURTER/Lars FORSTER 10:26:00.6 +00:11:08.7
6. SCOTT - Calabandida - Sergio MANTECON GUTIERREZ/Francesc GUERRA CARRETERO 10:26:00.6 +00:11:08.7
7. Santa Cruz - Maxime MAROTTE/Keegan SWENSON 10:26:45.5 +00:11:53.6
8. Wilier-Pirelli Factory - Cameron ORR/Daniel GEISMAYR 10:30:28.5 +00:15:36.6
9. Bulls - Urs HUBER/Simon SCHNELLER 10:32:39.0 +00:17:47.2
10. Imbuko - Pieter DU TOIT/Marco JOUBERT 10:39:37.2 +00:24:45.3

Pauline Ferrand Prevot e Robyn de Groot conquistam segunda vitória


Na disputa feminina da segunda etapa do Cape Epic 2022, Pauline Ferrand Prevot e Robyn de Groot (BMC MTB Racing) conseguiram sua segunda vitória na disputa.

Após terem vencido o prólogo e terminado a primeira etapa do Cape Epic apenas na quarta colocação, a dupla da BMC MTB Racing conseguiu fechar na frente de Haley Batten e Sofia Gomez Villafane (Songo Specialized), as atuais líderes.


A dupla da Songo Specialized foi forçado a parar várias vezes durante a etapa devido a um problema na bicicleta de Haley Batten. Ainda assim, elas conseguiram seguir e fechar em segundo lugar, mantendo a camisa de líderes na classificação geral. Ariane Lüthi e Amy Wakefield (Symbtech ZA) fecharam o pódio com a terceira colocação.

Classificação geral feminina após 2ª etapa do Cape Epic


1. NinetyOne-Songo-Specialized - Haley BATTEN/Sofia GOMEZ VILLAFANE 12:24:19.5
2. BMC MTB Racing - Pauline FERRAND PRÉVOT/Robyn DE GROOT 12:30:46.1 +00:06:26.6
3. Symbtech ZA - Ariane LÜTHI/Amy WAKEFIELD 12:31:07.1 +00:06:47.6
4. Faces Rola - Candice LILL/Mariske STRAUSS 12:34:30.0 +00:10:10.5
5. Private Client Holdings - Mari RABIE/Hayley PREEN 13:06:22.1 +00:42:02.6
6. PARTNERS GROUP SK - Janka KESEG STEVKOVA/Martina KRAHULCOVA 13:51:40.9 +01:27:21.4
7. Liv Factory Racing - Sarah HILL/Kaysee ARMSTRONG 13:53:24.5 +01:29:05.0
8. Liv Racing - Serena GORDON/Crystal ANTHONY 14:18:33.0 +01:54:13.5
9. Wintergreen-Abus (BB) - Elrika HARMZEN-PRETORIUS/Lehane OOSTHUIZEN 14:29:24.7 +02:05:05.2
10. Bicycling Sweden - Ingrid KJELLSTRÖM/Marika WAGNER 15:15:11.8 +02:50:52.3

Informações sobre a etapa 3 do Cape Epic 2022


A terceira etapa do Cape Epic 2022 acontece na quarta-feira, 23/03. O ciclistas percorrerão 101 km com 2250 metros de altimetria. O dia começa com carregado com um single track e os quilômetros iniciais de etapa são caracterizados por muito calor e poeira.

Gráfico etapa 3 do Cape Epic 2022


Subidas e descidas sinuosas suavizam as pernas para os single tracks de montanha rochosa na segunda metade da etapa. Na segunda metade da etapa, as trilhas fluem umas para as outras à medida que sobem e descem ao longo das montanhas Riviersonderend.

Foto de destaque: Nick Muzik / Cape Epic
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segunda-feira, 21 de março de 2022

Cape Epic 2022: competição tem novos líderes após 1ª etapa

Pódio da 1ª etapa do Cape Epic 2022


Após um prólogo incrível, a 1ª etapa do Cape Epic 2022 não podia ser menos emocionante. A disputa foi marcada pela mudança de liderança na classificação geral masculina e feminina e continuação da saga de azar de Nino Schurter e Lars Forster (SCOTT SRAM).

A 1ª etapa do Cape Epic 2022 contou com um percurso de 92 km com 2850 metros de altimetria. Depois da perda de tempo por causa de furos no pneu no prólogo, era fácil imaginar que Nino Schurter e Lars Forster iam dar tudo para recuperar o tempo perdido. A dupla da SCOTT SRAM até tentou, mas tiveram novo que os impediu de conseguir um bom resultado melhor. Fecharam em 5º com o tempo de 04:03:35,9.


Já na briga pela camisa amarela de líderes, a Canyon Northwave MTB, com Andreas Seewald e Martin Stosek, imprimiu rítimo forte para desbancar Matth Beers e Christopher Blevens (Toyota-NinetyOne-Specialized).

Até então líderes na classificação geral, Beers e Blevins começaram a perder rendimento por conta de problemas físicos do sul-africano. Algo impensável, pois todos esperavam que o campeão mundial de MTB XCC é que fosse ter dificuldades no Cape Epic.

Na linha de chegada, Andreas Seewald e Martin Stosek (Canyon Northwave MTB) conquistaram a vitória com 03:23 minutos de vantagem sobre Hans Becking e José Dias (BUFF-MEGAMO) e ficaram como líderes da geral. O pódio foi fechado por Wout Alleman e Fabien Rabensteiner (Willier Pirelli), 03:49 minutos atrás dos vencedores.

Classificação geral masculina após 1ª etapa do Cape Epic


1. Canyon Northwave MTB - Andreas Seewald/Martin Stošek 04:57.36,7
2. BUFF-MEGAMO - Hans Becking/José Dias 05:02.41,0 +5.04,3
3. Santa Cruz - Maxime Marotte/Keegan Swenson 05:03.33,8+5.57,1
4. Speed Company Racing - Georg Egger/Lukas Baum 05:03.46,9 +6.10,2
5. Wilier Pirelli - Fabian Rabensteiner/Wout Alleman 05:04.02,6 +6.25,9
6. SCOTT Calabandida - Sergio Mantecon Gutierrez/Francesc Guerra Carretero 05:05.45,6 +8.08,9
7. Toyota-NinetyOne-Specialized - Matthew Beers/Christopher Blevins 05:05.51,5 +8.14,8
8. SCOTT-SRAM Nino Schurter/Lars Forster 05:06.22,1+8.45,4
9. Wilier-Pirelli Factory Daniel Geismayr/Cameron Orr 05:06.25,5 +8.48,8
10. Insect Science Keagan Bontekoning/Arno Du Toit 05:08.29,9 +10.53,2

Sofia Gómez Villafane e Haley Batten vencem 1ª etapa do Cape Epic


A vitória de Pauline Ferrand Prevot e Robyn de Groot no prólogo do Cape Epic foi avassaladora, mas a receita da estreia não se repetiu na primeira etapa. A dupla da BMC MTB Racing conseguiu concluir a disputa apenas na quarta colocação com mais de 10 minutos atrás das venceoras.

Sofia Gómez Villafane e Haley Batten no Cape Epic 2022


Haley Batten e Sofia Gomez Villafane (Songo Specialized) aproveitaram um furo de pneu na dupla da Symbtech ZA nos últimos 20 km de prova. Elas assumiram a liderança, veceram a disputa e conquistaram a camisa amarela de líderes.

Ariane Luthi e Amy Wakefield (Symbtech ZA) fechram a primeira etapa do Cape Epic na segunda colocação, 01:49 atrás das líderes. Candice Lille e Mariske Strauss (Faces Rola) fecharam o pódio com 03:42 atrás das vencedoras.

Classificação geral feminina após 1ª etapa do Cape Epic


1. NinetyOne-Songo-Specialized - Sofia Gómez Villafane/Heley Batten 06:00.39,5
2. Symbtech ZA - Ariane Luthi/Amy Wakefield 06:02.24,8 +1.45,3
3. Faces Rola - Candice Lill/Mariske Strauss 6:03.33,0 +2.53,5
4. BMC MTB Racing - Pauline Ferrand Prevot/Robyn De Grood 6:09.53,9 +9.14,4
5. Private Client Holdings - Mari Rabie/Hayley Preen 06:23.08,2 +22.28,7
6. PARTNERS GROUP SK - Janka Keseg Stevkova/Martina Krahulcova 06:48.55,9 +48.16,4
7. Liv Factory Racing - Sarah Hill/Kaysee Armstrong 06:54.03,4 +53.23,9
8. Wintergreen-Abus (BB) - Elrika Harmzen-Pretorius/Lehane Oosthuizen 07:09.03,3 +1:08.23,8
9. Liv Racing - Serena Gordon/Crystal Anthony 07:10.51,4 +1:10.11,9
10. Bicycling Sweden - Ingrid Kjellström/Marika Wagner 07:33.59,4 +1:33.19,9

Fotos: Divulgação / Cape Epic
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Cape Epic 2022 começa com vitória de Matthew Beers e Christopher Blevins

Matthew Beers seguido por Christopher Blevins no Cape Epic


No domingo (20) começou mais uma edição do Cape Epic, prova descrita pelo primeiro vencedor de mountain bike em Olimpíadas, Bart Brentjens, como o "Tour de France do MTB". A disputa já começou com sua clássica etapa de contrarrelógio como prólogo da corriga e os vencedores foram Pauline Ferrand Prévot e Robyn de Groot (BMC MTB Racing) no feminino e Matthew Beers com Christopher Blevins (Toyota-NinetyOne-Specialized).

Todos os olhares estavam voltados para a dupla da SCOTT SRAM, com Nino Schurter e Lars Forster, mas eles não tiveram uma boa estreia na competição, fechando disputa na décima quinta colocação, 4 minutos atrás dos líderes.


Nos primeiros quilômetros do dia, o suíço Nino Schurter sofreu um furo no pneu que colocou a dupla na posição 44 antes do quilômetro 7. E quando estavam recuperando posições, o campeão mundial de XCO teve que parar novamente para receber assistência e reparar a roda traseira.

Na frente, o tempo mais rápido estava sendo feito pela equipe alemã Speed ​​Company Racing até que a dupla Toyota-NinetyOne-Specialized de Christopher Blevins e Matt Beers finalmente conquistou a vitória com uma vantagem de 40 segundos. Canyon Northwave de Seewald e Stosek fechou a corrida do dia, perdendo 1:06, enquanto Schurter-Forster perdeu 4:30 minutos para os vencedores e primeiros líderes do GC.

Pauline Ferrand Prevot e Robyn de Groot surpreendem na estreia


Na disputa feminina, Pauline Ferrand Prevot fez sua estreia na competição, marcando sua primeira participação em edições do Cape Epic. A atual campeã europeia de XCO fez dupla com Robyn de Groot e compuseram a equipe BMC MTB Racing.

Pauline Ferrand Prevot estreando no Cape Epic


E a estreia foi com vitória: Ferrand Prevot e De Groot completaram o prólogo com 1:09:05, ficando 42 segundos à frente de Candice Lill e Mariske Strauss (Faces Rola). O terceiro lugar ficou com Ariane Luth e Amy Wakefield (Symbtech ZA)

Resultados do prólogo do Cape Epic


Ao fim do prólogo, o top 5 das duplas femininas e masculinas ficou assim.

Top 5 da categoria masculina após prólogo do Cape Epic


1. Beers/Blevins - Toyota Ninety Specialized 58:06
2. Egger/Baum - Speed Company Racing + 0:40´
3. Seewald/Stosek - Canyon Northwave +1:06´
4. Frischknecht/Ragnoli - SCOTT SRAM DUE +2:13´
5. Marotte/Swenson - Santa Cruz +2:13

Top 5 da categoria feminina após prólogo do Cape Epic


1. Ferrand Prévot/De Groot - BMC MTB Racing  01:09:05
2. Lill/Strauss - Faces Rola  + 42"
3. Luthi/Wakfield - Symbtech ZA +1:27´
4. Batten/Gomez Villafane - Songo Specialized +1:31´
5. Rabie/Preen - Private Client Holding +6:45´

Para o segundo dia, a etapa mais irregular do Cape Epic espera os ciclistas em um percurso de 92 km com 2850 metros de altimetria.

Fotos: Cape Epic
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sexta-feira, 18 de março de 2022

Quais as datas de treinos na pista da Copa do Mundo de MTB em Petrópolis?

Avancini de bicicleta na pista da Copa do Mundo de MTB em Petrópolis


A edição da Copa do Mundo de Mountain Bike em Petrópolis (RJ) será histórica, não só por ser a primeira vez que a cidade imperial recebe o evento, mas também por ser o retorno dessa disputa ao Brasil após 17 anos de espera.

Os dias para o evento estão cada vez mais próximos: será entre os dias 7 e 10 de abril na pista construída no São José Bike Club, em Petrópolis (RJ). Vai ser a primeira vez que a Copa do Mundo de MTB desembarca na América Latina com o atual formato, composto por Short Track (XCC) e Cross Country Olímpico (XCO).


A pista a ser utilizada na Copa do Mundo de MTB se chama XCO Henrique Avancini. Nos dias do evento ela contará com uma agenda restrita de prática liberada. Assim, vale a pena atletas e equipes estarem atentos às datas disponíveis para treinos para poderem aproveitar cada instante.

A primeira oportunidade para fazer um verdadeiro treinamento de luxo para a Copa do Mundo de MTB no XCO Henrique Avancini vai ser durante a realização da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB). O evento acontece entre os dias 1º e 3 de abril, uma sema antes da Copa do Mundo. Já são quase de 600 inscritos, representantes de 30 países. Mais de 80 estrangeiros já garantiram suas vagas, bem como grandes nomes do ciclismo nacional.

Sexta-feira, dia 1º de abril, será o primeiro momento em que as pistas de XCO e XCC estarão abertas oficialmente para treinos, entre 10h e 16h. No sábado (2), os treinos acontecem entre 10h e 13h. Já no domingo (3), será a vez dos ciclistas fazerem praticamente uma Copa do Mundo antes da competição oficial da UCI, marcada para o fim de semana seguinte. Vale lembrar que a entrada do público será gratuita na CIMTB.

Pista fechada entre os dias 4 e 6


Entre segunda-feira (4) e quarta-feira (6), as pistas do XCC e XCO estarão fechadas para manutenção e montagem de estrutura da transmissão ao vivo, entre outras atividades. Enquanto o primeiro dia será reservado única e exclusivamente para ajustes, na terça será liberado o passeio a pé pelo circuito pelas equipes e atletas inscritos, entre 9h e 17h. Na quarta, a pista estará liberada para caminhada apenas das 9h00 às 12h00, pois à tarde serão realizadas as inspeções finais da UCI e da transmissão TV.

Pista volta a ser aberta no dia 7


No dia 7 de abril, quinta-feira, será a hora da ação voltar ao São José Bike Club. Entre 12h e 17h haverá os treinos livres de acordo com categorias. Das 12h às 13h30, sub-23 e elite feminina, das 13h30 às 15h, sub-23 e elite masculina, e, das 15h às 17h, a pista está liberada a todos, incluindo a Junior Series.


No dia 8 de abril, sexta-feira, mais três horários de treinos no XCO: 9h30 às 11h, sub-23 e elite feminina, 11h às 12h30, sub-23 e elite masculina; 13h às 14h30, categoria júnior. Ainda no mesmo dia, haverá o treino do XCC, das 14h45 até 15h30 para as mulheres, e das 15h30 até 16h15 para os homens.

No sábado (9), os atletas da júnior podem treinar das 8h às 9h, enquanto os ciclistas da sub-23 e elite masculina treinam entre 12h30 e 13h30, e as atletas da sub-23 e elite feminina, das 13h30 às 14h30. No domingo (10), dia de encerramento, também haverá pista aberta para ambas as categorias da elite, entre 9h e 10h30.

Cronograma de atividades no XCO Henrique Avancini


1 de abril - Treinos e competição
2 de abril - Treinos e competição
3 de abril - Dia de competição
4 de abril - Fechada para manutenção
5 de abril - Fechada para a bike e aberta para caminhada
6 de abril - Fechada para a bike e aberta para caminhada
7 de abril - Aberta para treinos
8 de abril - Treinos e competição
9 de abril - Treinos e competição
10 de abril - Treinos e competição

Foto: Fabio Piva / Red Bull Content Pool
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Red Bull TV confirma transmissão da Copa do Mundo de MTB em Petrópolis

Henrique Avancini na pista da Copa do Mundo em Petrópolis


A transmissão ao vivo e em português da etapa de abertura da Copa do Mundo de Mountain Bike, em Petrópolis (RJ), está confirmada na programação da Red Bull TV. O evento acontece entre os dias 8 a 10 de abril na região serrana do Rio.

Agora são dois veículos disponíveis para se assistir a etapa de Petrópolis da Copa do Mundo de MTB. Além da Red Bull TV, a as transmissões também irão acontecer ao vivo pelos canais SporTV, conforme confirmado em 15 de fevereiro.


Na Red Bull TV, as transmissões da Copa do Mundo de MTB em Petrópolis começam no dia 8 de março com o Short Track (XCC) masculino e feminino a partir das 16h30. Depois serão mais duas transmissões, ambas do dia 10: Cross country (XCO) feminino, às 11h, e XCO masculino, às 14h15.

Primeira e última transmissão da Red Bull TV em Petrópolis


Os organizadores da Copa do Mundo esperam trazer o evento novamente para Petrópolis nos próximos anos, mas mesmo que a competição retorne a Red Bull TV já não será mais a responsável pelas transmissões. Isso por que a União Ciclística Internacional (UCI) fechou com a Discovery Sports.

O blog Foto e Bike trouxe essa informação em fevereiro de 2022, após a reunião da UCI que estabeleceu a decisão.

Discovery Sports assume a produção e transmissões da Copa do Mundo de MTB a partir de 2023 e ficará responsável pelas exibições por um período de 8 anos.

Foto: Fabio Piva / Red Bull Content Pool
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segunda-feira, 14 de março de 2022

Primeiro Pan-Americano de ciclismo paralímpico será no Brasil

Lauro Chaman em disputa no paraciclismo


A Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI) anunciou a realização do primeiro Campeonato Pan-Americano de ciclismo paralímpico, que será disputado entre os dias 17 e 20 de março de 2022, em Maringá (PR). A competição, chancelada pela União Ciclística Internacional (UCI), receberá 170 atletas de 11 países em provas de pista e estrada. 

Entre os participantes, haverá alguns atletas campeões mundiais, como o paulista Lauro Chaman, que também tem duas medalhas em Jogos Paralímpicos: prata e bronze no Rio, em 2016. As nações representadas no Pan-Americano serão, além do anfitrião Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, República Dominicana, Jamaica, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.


A competição distribuirá pontos nos rankings mundiais, tanto no individual como no de nações. Tais rankings serão utilizados como base para a classificação dos ciclistas ao Parapan-Americano de Santiago 2023 e aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. 

As provas do Pan-Americano de ciclismo paralímpico serão divididas da seguinte forma: as disputas na pista acontecerão nos dias 17 e 18, enquanto as competições de estrada ocorrerão nos dias 19 e 20.

Presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), José Luis Vasconcellos afirmou que, para muitos atletas, o Campeonato Pan-Americano será a primeira oportunidade de brilharem em um evento internacional. 

"Há uma grande satisfação em realizar esta competição, pois temos a consciência de que estaremos na presença das maiores estrelas do ciclismo das Américas. São atletas que poderão obter medalhas nas próximas edições dos Jogos Paralímpicos", avaliou. 

Foto: Divulgação / Juan Bautista Benavent / CBC
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Swift Carbon Pro Cycling Brasil em busca do entrosamento perfeito

Equipe Swift Carbon Pro Cycling Brasil


Uma equipe de ciclismo de estrada funciona como um mecanismo bem ajustado, com cada atleta fazendo o papel de uma engrenagem. Por isso, a Swift Carbon Pro Cycling Brasil preparou uma formação bem variada, com ciclistas cujas qualidades se complementam - tudo para buscar os melhores resultados em provas dentro e fora do Brasil.

A equipe Continental de ciclismo de estrada da Swift Carbon aposta na união entre talentos já consolidados como Rafael Andriato, Magno Nazaré, Rafael Braga, Cristian Egídio e Kacio Freitas, mas também em atletas em franca ascensão como João Pedro Rossi, Otávio Augusto Gonzeli e Orlando Neto.


Além deles, o time ainda contará com três nomes “coringas”: Luiz Henrique Cocuzzi, que deve correr algumas provas de estrada para variar sua experiência com a bike, Pierre de Tarde, que é Gerente de Desenvolvimento da Sense Bike e ex-atleta profissional e Diogo Sclebin, triatleta olímpico da Swift Carbon Tri.

Seguindo a tradição de intercâmbio entre modalidades das equipes S2 Sports, Sclebin terá nas provas de ciclismo um complemento para seu treinamento para provas de longa duração como o Ironman, sendo também uma importante peça para compor a equipe Swift Carbon Pro Cycling Brasil nas provas onde o desempenho coletivo é fundamental para o sucesso.

“Nossos principais objetivos para a temporada 2022 são: conquistar títulos nacionais, vitórias em Granfondo, brigar por vitória em etapas de Voltas Internacionais e começar a disputar a vaga olímpica para Paris 2024”, explicou Marcelo Donnabella, Diretor Esportivo Swift Carbon Pro Cycling Brasil. 

“Para isso, fizemos importantes contratações como o Cristian Egídio e Kacio Freitas, atletas com potencial olímpico, além dos jovens talentos Orlando, Otávio e Rafael Braga”, complementou. 


“Temos sim um grupo forte, principalmente em provas que venham para sprint e provas de contrarrelógio, com 3 atletas bem fortes nesse quesito, que é fundamental em provas por etapas que tenham contrarrelógio. Estamos muito animados com a temporada de 2022. Estreamos na Argentina dia 09/02, já com um grupo bem homogêneo, para todo o ano, com atletas experientes e jovens, mas buscando sempre evoluir e melhorar dia-a-dia”, complementou Donnabella. 

“Temos um time novo e bem completo, com velocistas, atletas bons de contrarrelógio e atletas que se defendem bem nas subidas”, explicou o experiente Cristian Egídio, atleta que coleciona resultados de destaque como um título de campeão na geral da Volta do Uruguai, outro na Volta do Paraguai, e ainda mais um na Volta de Goiás. 

“Um dos principais objetivos é evoluir como equipe, entrosar esse time novo, que tem atletas experientes e atletas novos, então isso é importante em um primeiro momento. Com certeza dessa forma vamos buscar grandes resultados em provas no Brasil, e muita experiência internacional”, complementou. 

Segundo ele, as provas internacionais são bem mais competitivas. Mas, a presença de nomes destacados no esporte tende a contrabalançar isso. 

“Magno é um atleta olímpico, o Andriato tem anos de experiência na Europa, e eu estou indo para a décima quarta temporada com ótimos resultados, com mundiais, mundiais militares, vários jogos pan-americanos, pódios nos últimos brasileiros, então a ideia é amadurecer esse time, para em 2023 definir provas internacionais”, finalizou o atleta.  

Fotos: Pedro Cury / S2 Indústria da Bicicleta / Divulgação
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sexta-feira, 11 de março de 2022

Sense Factory Racing segue com objetivos olímpicos

Ciclistas da Sense Factory Racing


Primeira equipe apoiada pela Sense Bike, e também a precursora de todo o desenvolvimento que culminou na criação da S2 Sports, a Sense Factory Racing é hoje uma das principais equipes de XC do país, e uma das poucas que detêm a chancela UCI de time Continental no Brasil.

Para a atual temporada, o time conta com o importante reforço do piloto Luiz Henrique Cocuzzi, atleta da Elite do MTB Cross-Country Olímpico, que chega para somar forças com Rubinho Valeriano e Mário Couto, também da Elite, Giugiu Morgen, que agora sobe para a Sub-23 e Rafael Juriti, especialista em triathlon off-road. Rubinho competirá também na e-bike, seu principal foco e terá ainda, como companheiro nesta modalidade, Diego Knob, o atleta de e-bike da Sense Factory Enduro, que competirá nas provas de E-XCO da CIMTB e do Campeonato Brasileiro.


“Nosso objetivo na temporada é conquistar resultados realmente expressivos no cenário internacional. Para isso contratamos o Cocuzzi, e confiamos muito na Giugiu, com seu primeiro ano de Sub-23 e Super Elite, sem falar de grandes nomes como o Rubinho e o Mário", explicou Marlen Ferreira. 

“Objetivamos também fazer com que nossos atletas possam pontuar entre os melhores do mundo no ranking UCI, ao menos entre os top-30 do mundo no caso do Cocuzzi e no caso da Giugiu entre as 20 melhores. Visamos a vitória nos campeonatos nacionais, sobretudo o Brasileiro de XCO. Além disso, dar o máximo de retorno para nossos patrocinadores é fundamental”, complementou. 

Mas, apesar de cada atleta ter uma categoria primária, a equipe mais uma vez vai apostar no intercâmbio, estratégia que já rendeu ótimos resultados como a conquista do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada por Giugiu Morgen, que ainda levou pra casa o título de Vice-campeã Brasileira de contra-relógio, em 2021. 

Essa dinâmica de intercâmbio e integração já chamou a atenção de Luiz Henrique Cocuzzi, mais novo membro da equipe.


“Já fizemos um Training Camp em Janeiro, que foi fundamental para termos entrosamento, trocar de experiências e ter uma base de ritmo com os atletas da Sense Factory Racing. Além disso, tivemos muitas reuniões para acertar detalhes importantes da equipe”, comentou o atleta. 

“Estou curtindo demais, já que todos estão bem empenhados para trazer e fazer o melhor pelo time”, complementou o experiente ciclista.  

Fotos: Pedro Cury / S2 Indústria da Bicicleta / Divulgação
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quinta-feira, 10 de março de 2022

2022 pode ser ano das bicicletas elétricas no Brasil

Pessoa ajustando bicicleta elétrica


O ano de 2022 mal começou e já está confirmando que será o ano das bicicletas elétricas no Brasil. Seja nas ruas, trilhas, estradas ou notícias relacionadas ao ciclismo, esse tipo de bike vem ganhando terreno ano após ano.

O mercado de bicicletas elétricas no Brasil segue vivendo um crescimento contínuo. O ano de 2021 manteve esse histórico recente: a movimentação financeira de bicicletas elétricas no Brasil chegou a R$ 289,3 milhões, crescimento de 52,2% em relação ao ano de 2020.
 
Não por acaso, o país também registrou recorde em unidades comercializadas. Em 2021, foram 40.891 unidades de e-bikes, entre produção e importação, representando um volume 27,3% superior ao ano anterior, que já havia sido o mais alto até então.
 

Os dados são da Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), contemplando três fontes distintas: a base Siscori, da Receita Federal; monitoramento de associados da Aliança Bike; e dados de produção no Polo Industrial de Manaus, da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).
 
“São resultados muito relevantes, já que a bicicleta elétrica é importantíssima em diversos aspectos. Para a mobilidade urbana, porque é inclusiva e pode também desafogar o trânsito; e também na questão econômica, pois o mercado de e-bikes já é o que mais cresce no mundo”, explica Felipe Praça, coordenador do Grupo de Trabalho de Bicicletas Elétricas da Aliança Bike.

“Economicamente pode ser estratégico para o Brasil incentivar o uso de bicicletas elétricas, criando divisas importantes para o crescimento do país. Acredito que as elétricas representarão a maior fatia do mercado de bicicletas nos próximos 10 anos”, garante Felipe.

Produção das bikes elétricas no brasil em 2021


Em 2021, o pico de bicicletas elétricas produzidas e importadas aconteceu no mês de outubro, com 5.225 unidades. Mês a mês, assim se comportou o mercado de elétricas em 2021:

- Janeiro: 3.517 unidades
- Fevereiro: 3.830 unidades
- Março: 2.355 unidades
- Abril: 2.795 unidades
- Maio: 3.546 unidades
- Junho: 2.393 unidades
- Julho: 3.372 unidades
- Agosto: 4.862 unidades
- Setembro: 3.826 unidades
- Outubro: 5.225 unidades
- Novembro: 1.693 unidades
- Dezembro: 3.476 unidades
 

Raio-X do mercado de elétricas no Brasil

 
Além do expressivo aumento de movimentação financeira e também em unidades vendidas, 2021 apresentou um cenário diferente de anos anteriores. No ano passado, empresas que importam componentes e realizam a montagem de bicicletas elétricas no Brasil representaram 61% deste mercado – crescimento de 35% em relação ao período anterior.
 
Do total de bicicletas elétricas comercializadas em 2021, 15.963 foram importadas inteiras, enquanto que 24.955 foram montadas no Brasil. Das e-bikes montadas no Brasil, 10.294 foram produzidas no Polo Industrial de Manaus, enquanto que 14.661 foram produzidas fora do Polo.
 

De acordo com o levantamento realizado pela Aliança Bike, o preço médio das bicicletas elétricas em 2021 foi calculado em R$ 7.075,71 – acréscimo de 20% em relação ao número de 2020. Além dos consumidores procurarem por e-bikes com maior valor agregado, outros pontos que podem explicar esse acréscimo são a alta do dólar e o aumento do frete marítimo.
 
A Aliança Bike iniciou o monitoramento do mercado de bicicletas elétricas no Brasil no ano de 2016. Nestes 6 anos, já foram colocadas em circulação mais de 135 mil bicicletas elétricas no país.
 
Histórico do mercado de bicicletas no Brasil, em unidades:
 
2016: 7.600 unidades
2017: 7.200 unidades
2018: 22.500 unidades
2019: 25.000 unidades
2020: 32.110 unidades
2021: 40.891 unidades
 

Vitórias na tributação das bicicletas elétricas

 
As expectativas para o mercado brasileiro de bikes elétricas são boas para 2022. Em um cenário mais conservador, considerando o crescimento orgânico dos últimos anos, o segmento deve chegar a uma alta de 22%, alcançando 49,8 mil unidades. Em um cenário mais otimista apontado pelas principais empresas deste mercado, o crescimento seria de 50%, totalizando 61,3 mil unidades neste ano de 2022.
 
Homem adulto com bicicleta elétrica


Paralelamente aos números do mercado, o ano de 2022 começou com boas notícias em relação à tributação das e-bikes – apontada por especialistas e pessoas do mercado como um dos principais empecilhos para a popularização deste modelo de bicicletas. Foram duas conquistas importantes:
 
1) a primeira se refere exclusivamente ao estado de São Paulo, que excluiu as bicicletas elétricas do regime de substituição tributária do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). A mudança veio a partir de um pedido da Aliança Bike feito em 2019, que agora trabalhará para obter esta mudança igualmente em outros estados;
 
2) em novo pleito apresentado pela Aliança Bike, o Ministério da Economia decidiu favoravelmente à redução do imposto de importação para motores de bicicletas elétricas, de 18% para 0%. A decisão do governo brasileiro será comunicada aos demais países do Mercosul, que terão até 90 dias para se manifestar. Após esse período, a redução tarifária terá validade por 365 dias (com possibilidade de prorrogação por igual período) e terá quantitativos preestabelecidos. No caso dos motores, foi aprovada a quantia de 120 mil motores pelo período de 1 ano.
 
Ainda não é possível dizer qual será o impacto das medidas no valor das bicicletas elétricas. O que se sabe é que, até este momento, os impostos relacionados às e-bikes alcançam 85% do custo – cerca de 10% acima das convencionais.

Fotos: Freepik
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quarta-feira, 9 de março de 2022

Sense busca desenvolver cultura da bike e trail building no Brasil

Equipes Sense Enduro Base e Sense Factory Enduro


Com um projeto diferenciado que conta com uma equipe de base e uma principal - Sense Enduro Base e Sense Factory Enduro -, a Sense tem dois grandes objetivos dentro das categorias de gravidade, em especial o enduro: oferecer uma grande estrutura para os atletas e desenvolver a cultura da bike e do trail building no Brasil, algo destacado pelo experiente piloto Bernardo Cruz. 

“Um dos principais objetivos é fazer bastante conteúdo legal, mostrando a bike na sua melhor forma, funcionando da melhor maneira, produzindo bastante material de foto e vídeo, e também as competições”, explicou Bernardo Cruz, um dos principais nomes do enduro e do downhill no Brasil.


“Quero focar bastante nas competições de Enduro, com o foco principal sendo a Trans Madeira, em setembro, e provas locais também, como o Sense Enduro Cup”, complementou. 

“Os pilotos da equipe Factory tem como principal foco duas provas: Sense Enduro Cup, válida como Campeonato Brasileiro de Enduro, e Transmadeira, uma prova de Enduro de 5 dias na Ilha da Madeira. Já os meninos da Base tem foco total no campeonato brasileiro, provas regionais e no intercâmbio de conhecimento com os pilotos profissionais”, explicou Lucas Moreira, team manager das equipes de Enduro da Sense. 

“Tivemos uma excelente temporada em 2021, garantindo o prêmio de melhor equipe na principal prova do ano, o PES no Cheira Céu Bike Park. Esperamos, em 2022, com a equipe ainda mais sólida, e com a volta da Sense Enduro Cup ao cenário do Enduro, que os resultados sejam ainda melhores”, complementou.


Segundo ele, o intercâmbio de experiência entre os pilotos profissionais e a base será intensificado com um training camp, ainda no primeiro trimestre, assim como a produção de conteúdo exclusivo e o desenvolvimento dos produtos.

“Por ser um cara que realmente usa a bike de verdade, além de gerar produtos bons para o consumidor, ainda conseguimos comprovar que a bike é muito boa, já que eu realmente uso a bicicleta ao extremo”, complementou Bernardo Cruz.

Em 2022, a Sense Factory Enduro será formada por  Bernardo Cruz, correndo com bikes convencionais, e Diego Knob, especialista nas e-bikes. Já o time de base é composto por Rafael Curtis, Vítor Bicalho e Francisco Moreira. 

Fotos: Pedro Cury / S2 Indústria da Bicicleta / Divulgação
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terça-feira, 8 de março de 2022

CIMTB em Petrópolis: mais de 350 ciclistas estão inscritos

Ciclistas na largada da CIMTB em Petrópolis 2019


Mais de 350 ciclistas de 26 países diferentes estão confirmados para a etapa de abertura da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB) de 2022. Marcada para os dias 1 a 3 de abril, em Petrópolis (RJ), são previstas 39 disputas entre sexta e domingo, sendo: 25 na CIMTB, nove na Copa Sense e mais cinco largadas na Copa CIMTB de XCC.

Todos esses eventos vão acontecer uma semana antes da etapa de abertura da Copa do Mundo de MTB e no mesmo palco desse evento histórico: Petrópolis, no São José Bike Club.

Até o momento, mais de 350 ciclistas garantiram vaga nas disputas da CIMTB, Copa CIMTB de XCC e da Copa Sense. Entre os estrangeiros, são mais de 60 atletas vindos de 26 países. Enquanto na CIMTB e na Copa CIMTB de XCC apenas atletas federados estão autorizados a participar, a Copa Sense XCO é aberta a todos participantes, ou seja, permite que iniciantes e amadores tenham o prazer de pedalar no XCO Henrique Avancini, mesma trilha onde os melhores ciclistas do mundo vão se apresentar.


"Vale ressaltar que todas as categorias têm limite de participação, ou seja, os ciclistas devem garantir logo sua participação na etapa de abertura do nosso evento, que acontece em menos de um mês. Temos opções como a mirim, para os pequenos competidores com idades de a partir de 1 ano, até a participação de atletas com mais de 70 anos. Além da mirim, há a presença de categorias como PNE (Portadores de Necessidades Especiais), segurança pública e peso pesado, que também contribuem para uma maior inclusão no evento", destaca Rogério Bernardes, organizador da prova. "Diferente das demais etapas, que também tem a Maratona (XCM), Araxá, Taubaté e Congonhas, em Petrópolis o foco está no XCO e XCC", completa.

Países confirmados para CIMTB em Petrópolis


Além dos brasileiros, já confirmaram presença ciclistas vindos dos seguintes países: Paraguai, Alemanha, Equador, Canadá, EUA, Nova Zelândia, Romênia, Suíça, Inglaterra, México, Colômbia, Itália, França, República Tcheca, Chile, Rússia, Portugal, Porto Rico, Países Baixos, Letônia, Ucrânia, Dinamarca, Bélgica, Noruega e Estônia.

Categorias da CIMTB


Dentro da programação da CIMTB há categorias de Cross Country Olímpico (XCO) e Short Track (XCC). O XCO conta com oito categorias que são masculinas e femininas, a elite, sub-15, sub-17, sub-23, júnior, sub-40, sub-50 e E-MTB Pró. Enquanto as mulheres têm mais uma prova, a over-50, os homens contam ainda com sub-30, sub-35, sub-45, sub-55, sub-60, sub-65 e over-65, além da E-MTB Master. 
 

Copa CIMTB de XCC


Já na Copa CIMTB de XCC são cinco largadas, com as categorias elite (masculina e feminina) na manhã de sábado (2), além das masculinas sub-17/júnior e sub-35/35 e sub-40-45-50-60-65, categorias estas que abrem a disputa na tarde de sexta-feira (1º). 

Categorias da Copa Sense XCO


Na Copa Sense XCO, que vista incentivar os novos praticantes a entrarem no esporte, há as categorias masculinas expert, cadete, máster e veterano, a open feminina, e mais quatro categorias especiais, peso pesado (masculina), segurança pública (masculina), PNE (masculina com bicicleta normal adaptada) e mirim (masculina e feminina).
 

Programação completa da CIMTB Petrópolis

 
Sexta - 1º de abril

8h00 às 15h00: último dia para montagem dos estandes
9h00 às 18h00 horas: confirmação das inscrições e credenciamento de apoio atletas/equipes
10h00 às 16h00: treino livre XCO e XCC
16h30: LARGADA XCC - bateria 1 (Sub17/Júnior), bateria 2 (Sub30/35) e bateria 3 (Sub40/45/50/55/60/65) - premiação
depois das três baterias na transmissão ao vivo
16h00 às 17h30: CLÍNICA TÉCNICA CIMTB Michelin - XCO (pista do XCC não será usada)
18h00: Congresso Técnico - XCO + XCC SOMENTE PARA SUPER ELITE (ELITE + SUB23)
 
Sábado - 2 de abril

Congresso Técnico para todas as categorias - SOMENTE VIRTUAL
08h00 às 18h00 horas: confirmação das inscrições e credenciamento de apoio atletas/equipes
9h00: 1a LARGADA - COPA CIMTB XCC (SHORT TRACK) FEMININA - premiação no final da prova
9h40: 2a LARGADA - COPA CIMTB XCC (SHORT TRACK) MASCULINA - premiação no final da prova
10h00 às 13h00: treino livre XCO (trecho usado pelo XCC não poderá ser usado no treino do XCO)
13h30: 3a LARGADA - Copa Sense CIMTB - Expert, Cadete, Master, Segurança Pública, Veterano, Peso Pesado, PcD
14h00 às 14h30 entrega das bikes elétricas na secretaria para teste pré-largada
15h30: 4a LARGADA - E-MTB (elétricas) - Masculinas PRO e MASTER + Feminina PRO
17h30: Premiação 3a e 4a LARGADA - Copa Sense CIMTB
 
Domingo - 3 de abril

7h30 às 13h00 horas: confirmação das inscrições e credenciamento de apoio atletas/equipes
8h00: 1a LARGADA XCO MASCULINA - CIMTB Michelin (Sub-17, Sub-15, Sub-55, Sub-60, Sub-65, Over-65)
10h00 - 2a LARGADA XCO MASCULINA - CIMTB Michelin (Sub-30, Sub-35, Sub-40, Sub-45 e Sub-50)
11h00: Premiação 1a LARGADA
11h30: CATEGORIA MIRIM E PREMIAÇÃO APÓS A PROVA
12h00: 3a LARGADA XCO FEMININA - CIMTB Michelin
Super ELITE, Júnior, Sub-30, Sub-40, Sub-50, Over-50, Sub-17, Sub-15 e Feminina Open)
13h00: Premiação 2a LARGADA + CONCURSO DE REDAÇÃO E DESENHO
14h00: 4a LARGADA XCO MASCULINA - CIMTB Michelin Super Elite e Júnior
14h30: Premiação 3a LARGADA
16h15: Premiação 4a LARGADA

Foto: Ney Evangelista
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Equipes de ciclismo da S2 Sports apostam em contratações e estrutura para obter os melhores resultados

Apresentação da fábrica da Sense


A S2 Indústria da Bicicleta, grupo formado pela fusão da Sense Bike com a Swift Carbon, se prepara para mais uma temporada de apoio e desenvolvimento no cenário esportivo da bike no Brasil. 

Contando com diversas equipes em diferentes disciplinas do mundo da bike, as equipes da S2 Sports mais uma vez se beneficiarão com uma grande estrutura de apoio, usufruindo de uma sede na cidade mineira de Lagoa da Prata com tendas, caminhões e suporte nas principais provas do Brasil.


Além disso, os atletas ainda contam com apoio profissional de técnicos, treinadores, nutricionistas e psicólogos, fisioterapeutas, mecânicos, criando as condições ideais não só para que eles ofereçam o melhor desempenho, mas também para seguir levantando a régua da profissionalização do esporte com bikes no Brasil.

“A S2 Sports é a estrutura que nós criamos, que agora engloba todos os times da Sense e da Swift, e, realmente, buscamos dar uma visão profissional para cada um dos times, bem como dar todo o aporte necessário para que os atletas possam performar”, comentou Marlen Ferreira, gerente de equipe da Sense Factory Racing e gestor da S2 Sports.

“Realmente é um grande desafio na minha carreira estar a frente deste projeto, que engloba tantas equipes, atletas, staffs e gestores esportivos. Acredito que agora temos a estrutura necessária para que nossos atletas obtenham os melhores resultados, para que os times despontem como referência no Brasil e na América-Latina”, explicou Marlen. 

“Estamos em um ano que consideramos mágico, com diversos eventos que serão muito importantes para o ciclismo como um todo no Brasil. Temos a Copa do Mundo de MTB já no primeiro semestre, que está gerando uma expectativa gigante, já que é uma grande subida de patamar para o esporte. Não podemos esquecer competições importantíssimas que retornam agora como o Ironman em Floripa, as voltas internacionais que nossos atletas de estrada vão disputar, e também o retorno da Sense Enduro Cup. Por isso, o ano vai ser mágico”, complementou. 

Fotos: Pedro Cury / S2 Indústria da Bicicleta / Divulgação
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segunda-feira, 7 de março de 2022

Henrique Avancini consegue sua primeira vitória na temporada 2022

Henrique Avancini comemorando


Henrique Avancini conquistou a sua primeira vitória na temporada 2022. O brasileiro da Cannondale Factory Racing foi o primeiro colocado na 1ª etapa da Copa Soul Sul Mineiro, válida pela 2ª etapa da Taça Brasil no cross country olímpico (XCO) no domingo, 6 de março.

"Primeira vitória da temporada. Como é bom competir com o barulho da galera. A proximidade do público com os atletas e pista é realmente algo especial no MTB", disse Avancini em suas redes sociais após a prova. Em seguida, o biker agradeceu a todos que compareceram em Lavras (MG) para prestigiar a prova.


Essa foi a terceira prova de Henrique Avancini em 2022 e a melhor colocação alcançada até o momento. As outras disputas foram fora do Brasil: Internacionales XCO Chelva, onde terminou na oitava colocação e Copa Catalana, onde fechou em nono.

Top 10 da segunda etapa da Taça Brasil 2022


Elite masculina
1- Henrique Avancini, 1:24:33
2- José Gabriel, 1:25:02
3- Ulan Galinski, 1:26:24
4- Kennedi Lago, 1:27:28
5- Nicolas Machado, 1:27:28
6- Pedro Bertallo, 1:28:05
7- Sherman Trezza, 1:28:11
8- Luiz Coccuzzi, 1:28:42
9- Rubens Valeriano, 1:28:52
10- Mario Couto, 1:28:52

Elite feminina
1- Isabela Lacerda, 1:24:49
2- Karen Olímpio, 1:26:31
3- Raiza Goulão, 1:26:35
4- Hercila Najara, 1:28:43
5- Letícia Cândido, 1:29:49
6- Giuliana Morgen, 1:32:32
7- Sabrina Oliveira, 1:35:51
8- Aline Simões, 1:35:51
9- Paula Gallan, 1:38:20
10- Jaqueline Leal, 1:38:36

Foto: Davi Corrêa
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sexta-feira, 4 de março de 2022

CBC define ciclistas de estrada para disputa dos Jogos Sul-Americanos da Juventude

Training camping da CBC


Visando selecionar os atletas mais bem qualificados e prezando por um processo de seleção justo, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) realizou um Training Camp avaliativo, entre os dias 25 e 27 de fevereiro para definir a delegação de ciclismo que disputará os Jogos Sul-Americanos da Juventude em Rosário na Argentina, entre os dias 28/04 e 08/05.

O programa dos Jogos contempla a participação apenas do ciclismo de estrada com atletas nascidos entre os anos de 2004 e 2005, nas provas de critérium e revezamento misto, portanto as avaliações foram direcionadas para os aspectos determinantes para estas provas.


No dia 25 aconteceram os testes de laboratório, avaliando medidas antropométrica e de desempenho num ciclo ergômetro da Watt Bike, marca considerada referência mundial no cenário mundial. Desta forma os atletas podem ser comparados em nível internacional também.

Os testes de campo foram realizados nos dias 26 e 27, no Centro Nacional de Ciclismo da CBC, localizado em Londrina (PR) o qual oferece as condições seguras para realização dos mesmos. O objetivo dos testes foi avaliar a força especial, potência aeróbia, além da técnica e tática.

A comissão avaliadora foi composta por profissionais altamente qualificados e com a presença de um membro da Comissão de Atletas da CBC. 

“É sempre muito difícil compor uma delegação, nossa vontade é de poder levar todos, mas sabemos que existem restrições. Porém desta forma foram selecionados os atletas de forma justa e os que não foram desta vez, esperamos que continuem empenhados para oportunidades futuras. O Training Camp faz parte do programa de desenvolvimento de ciclistas da CBC, que visa a identificação de talentos e conscientização dos jovens atletas para a carreira esportiva, por meio de palestras e disponibilização de informações,” relatou José Luis Vasconcellos, Presidente da CBC.


Além das avaliações, os atletas participaram de palestras sobre a carreira do atleta, sistema de preparação esportiva, treinamento e doping, na ocasião os atletas aproveitaram para esclarecer dúvidas e compartilharem informações.

Participaram do processo de avaliação 20 atletas, sendo 10 homens e 10 mulheres, segundo a comissão técnica as disputas foram muito acirradas e a escolha dos atletas se deu pela análise de todos as variáveis mensuradas, dando-se um peso maior para as provas de campo. Desta forma foram selecionados cinco atletas de cada gênero, sendo um suplente:

• Ana Julia Santos Alves – Equipe de Rolândia
• Ana Laura Oliveira Moraes - Audax/CT Vilela/ Bike Show
• Isabela Letícia Schuster – Equipe de Rolândia
• Jaisson Madeira Bressolin – Z6 Cycling Team
• João Roberto da Silva – Clube Maringaense de Ciclismo
• Julio Mateus Antunes Silva - Equipe de Santos
• Luana Ferreira da Silva – Equipe de Rolândia
• Mayra da Costa e Silva – Equipe de Santos
• Pedro Henrique Kunst – Equipe Acivas
• Werik Kauã Domingos – Equipe de Santos

Foto: Divulgação / CBC
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quarta-feira, 2 de março de 2022

Rússia e Belarus são proibidas de participar das provas da UCI



A União Ciclística Internacional (UCI) proibiu as seleções de ciclismo da Rússia e Belarus de participarem em quaisquer eventos do calendário internacional da entidade máxima do ciclismo. A decisão foi tomada devido aos russos terem invadido a Ucrânia no dia 24 de fevereiro.

O Comité de Gestão da UCI se reuniu no dia 1º de março em sessão extraordinária para debater a situação na Ucrânia e as medidas que a entidade pretende tomar a este respeito.

"A UCI expressa novamente sua grande preocupação com a situação na Ucrânia e condena firmemente a agressão dos governos russo e belarusso e seu desrespeito à trégua olímpica. A UCI deseja ver um retorno à paz o mais rápido possível e pede o respeito aos valores olímpicos. Com efeito, o desporto em geral e o ciclismo em particular são veículos de paz, amizade, solidariedade e tolerância", diz a nota da instituição.


A UCI decidiu oferecer apoio à comunidade de ciclismo ucraniana e se comprometeu a receber atletas ucranianos no Centro Mundial de Ciclismo da UCI (WCC), seu centro de educação e treinamento em Aigle, na Suíça. 

Após parabenizar as decisões tomadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) no dia 28 de fevereiro e resolveu aplicar as mesmas ao ciclismo.

Dessa forma, as seleções nacionais russas e belarussas não estão autorizadas a participar em quaisquer eventos do Calendário Internacional da UCI a partir do dia 2 de março de 2022.

Dentre as medidas, também foi anunciado que 6 equipes perderam o estatuto de Equipe UCI, sendo três da Rússia e três da Belarus.


Todos os eventos da Rússia e Belarus que constavam no calendário internacional da UCI para 2022 foram cancelados e a entidade não aceitará novos pedidos de registro. As camisas dos campeões nacionais da Rússia e Belarus estão proibidas.

Ainda na série de medidas, a UCI pontuou que "proíbe os organizadores de eventos do Calendário Internacional da UCI de convidar clubes russos e belarussos, equipes regionais ou mistas" E garantiu que não nomeará comissários internacionais russos ou belarussos para eventos até novo aviso.

"A UCI deseja esclarecer que os titulares de licenças da Rússia e da Belarus estão autorizados a participar em eventos do Calendário Internacional da UCI com suas respectivas equipes, desde que estejam inscritos em uma equipe da UCI que não seja russa nem belarussa. Os pilotos russos e belarussos também podem participar nos eventos do Calendário Internacional da UCI se a inscrição individual for autorizada".

"A decisão de não impor uma proibição geral aos atletas russos e belarussos em todos os eventos internacionais baseia-se na obtenção de um equilíbrio de todos os interesses. Em particular, trata-se de levar em consideração os direitos contratuais dos pilotos e equipes em questão, e não penalizar injustamente as equipes que não são russas ou belarussas", diz a nota da UCI.
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