segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Segunda edição do Circuito Nicolas Machado Audax de XCO acontece em fevereiro

Circuito Nicolas Machado Audax abre o calendário nacional de XCO | Foto: Alemão Silva
Circuito Nicolas Machado Audax abre o calendário nacional de XCO | Foto: Alemão Silva


A cidade de Patrocínio (MG) se prepara para receber pela segunda vez o Circuito Nicolas Machado Audax de XCO. Com pontuação classe 1, a prova acontece nos dias 25 e 26 de fevereiro e será válida  para o Ranking Mineiro e Ranking CBC em todas as categorias.

A primeira edição do Circuito Nicolas Mahcado Audax de XCO aconteceu em 2021, marcando sua estreia no cenário nacional e também definiu os campeões mineiros de MTB cross country olímpico, disciplina do mountan bike em constante crescimento no Brasil. Para este ano, o circuito foi totalmente renovado e irá abrir com alto nível o calendário brasileiro de XCO.

"Recebemos cerca de 250 competidores, foi uma experiência incrível realizar o primeiro evento no circuito e ainda por cima ser um Campeonato Mineiro. Fez toda a equipe entender e aprender como funciona uma prova de XCO a nível nacional", comenta Nicolas Machado, idealizador da prova e atleta que dá nome ao evento.

O percurso nasceu de uma necessidade particular de Nicolas, atleta de elite que precisava de uma pista técnica com nível mais elevado funcionando como seu centro de treinamento. Agora, com os aperfeiçoamentos, a pista tornou-se totalmente apta a receber eventos como esses.

"Desde que comecei o projeto de ter um circuito na minha cidade e com meu nome, sempre pensei em evoluir cada vez mais o percurso para que fosse possível receber eventos à nível nacional, somando a minha experiência em provas mundo a fora, a ideia é sempre fomentar o esporte que tanto amo e trazer olhares para a minha cidade", comenta Nicolas.

Local no Circuito Nicolas Machado Audax de XCO


O próprio Circuito Nicolas Machado Audax de XCO acontecerá na arena onde será possível curtir com toda a família, chamado Recanto da Serra, o espaço é renomado e conhecido na região por ter lazer e abrigar eventos no estilo indoor e outdoor.

De fácil acesso, o local tem estacionamento próprio e conta com um restaurante repleto de comidas típicas da região e aquele café mineiro que dispensa comentários.

A organização preza para que todos que acompanharem os atletas se sintam à vontade nas áreas como a feira de exposição, com diversas marcas e produtos, área kids com monitores para que os pequenos também possam curtir e claro, muita música ao vivo com artistas convidados.

As inscrições para todas as categorias do Circuito Nicolas Machado Audax de XCO já estão disponíveis através do site OXYS Crono e toda a programação para o final de semana do evento está disponível no mesmo local.

Todos os competidores poderão fazer o reconhecimento do percurso, que está totalmente modificado em relação a 2021 e conta com obstáculos e desafios que os espectadores e familiares poderão assistir de qualquer parte da pista.
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Pedal das Capivaras reúne ciclistas para diversão e conscientização ambiental

Grupo passou pela Marginal Pinheiros | Foto: Gustavo Maciel / Shopping Market Place
Grupo passou pela Marginal Pinheiros | Foto: Gustavo Maciel / Shopping Market Place


Com o objetivo de aumentar a conscientização ambiental, a Shimano promoveu o Pedal das Capivaras - Pela despoluição de Rios e Mares, na manhã de sábado (28), em São Paulo. O evento já é realizado há 12 anos e leva esporte, saúde e diversão tanto aos que pedalam quanto aos que assistem.

"Globalmente, a Shimano tem buscado cada vez mais aproximar as pessoas da natureza. A bicicleta é sustentável, mas apenas incentivar o uso da bike no nosso dia a dia, não basta. Por isso, realizamos há 12 anos o Pedal das Capivaras, pela despoluição de rios e mares, e agora fizemos também uma operação de limpeza da Praia da Enseada, no Guarujá, com as crianças do Projeto Ondas e apoio da Secretaria de Meio Ambiente do município do litoral. Queremos passar aos pequenos também o conceito da pesca artesanal sustentável e transformá-los em mais multiplicadores", explica Susana Martin, gerente de marketing da Shimano Latin America.

A edição da pedalada de 2023 partiu do bicicletário do Shopping Market Place, passando pela ciclovia da avenida Berrini até entrar pela rampa do Parque do Povo para chegar a ciclovia do Rio Pinheiros. Além do pedal, os ciclistas tiveram a oportunidade de acompanhar uma mini-palestra do Eduardo Rocha, coordenador de meio ambiente da Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A (EMAE) sobre a evolução do processo de despoluição do Rio Pinheiros.

Criado pela Shimano em 2011 com o objetivo de chamar atenção da comunidade do ciclismo e das autoridades para a necessidade de ações para a despoluição do Rio Pinheiros, o Pedal das Capivaras 2023 passeou por um cenário diferente, mais animador. Os bikers puderam constatar as melhorias em relação a qualidade da água e da própria ciclovia.

"A gente percebe que o rio está melhorando, principalmente pela fauna. Já mudou bastante desde o primeiro ano que participei do Pedal das Capivaras. É importante trazer essa discussão sobre despoluição para que as pessoas entendam a importância do rio para a cidade. Ele não é só um cenário que está ali, sujo, largado e que deve ser ignorado enquanto passamos por uma ponte. Ele é parte da nossa casa, como se fosse o quintal, e a gente tem que manter limpo e bem cuidado. Importante ter eventos como este, que popularizam esse debate", afirmou Willian Cruz, cicloativista do site Vá de Bike.

"Ótimo evento, bem organizado, divertido, com pegada ambiental de introdução para quem não sabia sobre a despoluição do Rio Pinheiros e como a bike tem ajudado nesse processo. Tenho pedalado na ciclovia desde antes da estrutura melhorar. Tenho fotos segurando o nariz para mostrar o problema do mau cheiro. E acompanhei a mudança, especialmente de dois anos para cá. Hoje, vemos o rio mais limpo, com flores no entorno, paisagem mais confortável para pedalar . E não tem mais cheiro forte. Está cada vez mais atrativo para pedalar de forma segura", complementou a jornalista Carolina Ercolin.

No retorno até o ponto de partida, no Shopping Market Place, a Shimano ofereceu coffee break e encerrou o evento com distribuição/sorteio de brindes para os participantes, que se inscreveram de forma gratuita no site do Clube SANTUU. A consultora ambiental Marianna Mennato participou do pedal e, no dia anterior, coordenou outra ativação da Shimano em prol da natureza. Nesta sexta-feira (27), o Beach Cleanup na Praia da Enseada, reuniu crianças de 7 a 14 anos para coletar resíduos deixados na areia. O evento teve parceria da ONG Projeto Ondas, do ex-surfista profissional Jojó de Olivença, apoio da prefeitura do Guarujá. A ONG recebeu uma bike da Shimano.

"As ações que a Shimano têm promovido são muito importantes. Ainda temos baixa acessibilidade em relação à educação ambiental e, desta forma, fizemos esse evento no Guarujá em auxílio a ONG Projeto Ondas, no qual ensinamos às crianças a importância da redução da geração e resíduos. E não só isso. Também a importância da separação e descarte correto. As crianças adoraram e foram guerreiras, pois recolhemos cerca de 40 quilos de lixo. Além disso, não geramos resíduos, pois ensinamos sobre compostagem, que é a reciclagem de material orgânico", comentou Marianna.  
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domingo, 29 de janeiro de 2023

Transbike de porta-malas é permitido?

Carro com transbike de porta-malas | Foto: SaiKrishna Saketh Yellapragada/Unsplash
Transbikes de porta-malas são cheios de regras para uso | Foto: SaiKrishna Saketh Yellapragada/Unsplash


Para carregar bicicletas nos carros a maioria das pessoas acaba escolhendo comprar um transbike de porta-malas. Acontece que há uma série de dúvidas sobre se é permitido esse tipo de suporte de bicicletas para carros e quais as regras para utilizá-lo.

Dentre as opções de transbike disponíveis no mercado, os de porta-malas são os que têm valor mais acessível e, por isso, são os mais escolhidos. Além do preço atrativo, é mais fácil colocar as bicicletas neles do que nos suportes para aplicação no teto dos carros.

De acordo com a legislação, o transbike de porta-malas é permitido. Porém, nem tudo são flores: é preciso ficar atento à algumas regras essenciais se você não quiser tomar multas no trânsito.

Regras para uso do transbike de porta-malas


O uso dos transbikes de porta-malas é permitido, mas há uma série de regras que devem ser observadas para que não seja cometida uma infração de trânsito e penalização com multas. E é aí que a pessoa que vai fazer o transporte de bicicletas nesse tipo de suporte precisa ficar atenta.

É o artigo 3º da resolução 349 do Contran quem explica com as bicicletas devem ser carregadas no transbike de porta-malas de forma segura e dentro da legislação de trânsito.

Basicamente, o texto lista 5 formas de como as bicicletas não podem ser levadas no transbike de porta-malas. Confira a seguir os itens na lista abaixo para saber como os transbike NÃO podem estar.

1. Não coloque em perigo as pessoas nem cause danos a propriedades públicas ou privadas

2. Não se arraste pela via nem caia sobre esta

3. Não provoque ruído nem poeira

4. Não oculte as luzes, incluídas as luzes de freio, setas e os dispositivos refletores

5. Não exceda a largura máxima do veículo

Caso você leve sua bicicleta no transbike de porta-malas em qualquer uma das condições listadas acima estará cometendo infração de trânsito graves e gravíssimas e poderá tomar multas que variam de R$ 190,00 a R$ 290,00. Como se não bastasse isso, seu veículo ainda pode ser retido.

Formas corretas e seguras de utilizar o transbike de porta-malas


Bom, agora que você já sabe que é o transkbike de porta-malas é permitido e também quais as formas de não utilizá-lo, é importante saber como transportar suas bicicletas no carro com esse dispositivo.

Carro com transbike de porta-malas, régua de sinalização e segunda placa traseira | Foto: GM Europe/sob licença CC BY-NC-ND 2.0
Carro com transbike de porta-malas, régua de sinalização e segunda placa traseira | Foto: GM Europe/sob licença CC BY-NC-ND 2.0


E ainda aqui você vai ver outras recomendações importantes que se, caso não forem seguidas, também são passíveis de multa. É verdade que os transbike de porta-malas são os mais procurados por terem melhor preço, mas eles são que mais têm regras para seu uso.

Não tampar a placa do carro


Esse é o ponto principal do transbike de porta-malas e o que mais faz os motoristas levarem multas: tampar a placa do carro, parcialmente ou completamente.

As placas dos carros precisam estar completamente visíveis. Quando você instalar o seu transbike de porta-malas, coloque as bicicletas nele e observe se a placa do veículo vai ficar obstruída parcialmente ou completamente. Se isso acontecer você vai precisar fazer uma segunda placa traseira para colocar por cima das bicicletas (e tem que ser placa oficial do Detran e tem que pagar o Documento Único de Arrecadação, o famoso DUDA).

Veja se as luzes de sinalização estão encobertas


Outra parte do carro que não pode ser obstruída pelo transbike de porta-malas são as luzes de sinalização. Aqui vale a mesma regra da placa: após colocar o suporte e as bicicletas, veja se estes sinalizadores não ficaram parcialmente ou completamente tampados.

Uma vez instaladas no transbike de porta-malas, caso ocorra das rodas das bicicletas tamparem as luzes, você precisará comprar uma régua de sinalização. Esse dispositivo tem medidas especificas e características próprias estipuladas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Possivelmente se as luzes de sinalização do carro forem obstruídas pelas bicicletas instaladas no transbike de porta-malas, a placa também terá sido tampada. Ao comprar a régua de sinalização, a segunda placa traseira também pode ser fixada nela.

As bicicletas não podem exceder a largura do carro


Um ponto muito importante é que as bicicletas instaladas no transbike de porta-malas não pode exceder a largura do veículo. Se isso acontecer sabe qual pode ser a consequência? Multa, é claro!

Para evitar isso, instale as bicicletas no transbike e veja se elas não excedem a largura do carro (contando os retrovisores). Caso elas ultrapassem esse limite, uma sugestão para corrigir é retirar uma das rodas (ou as duas): pode dar um trabalho, mas é melhor do que ser multado.

Como você pode ver, o transbike de porta-malas é permitido e tem um excelente custo benefício. Porém é necessário ficar atento às regras para não levar multas ao circular por aí com sua bicicleta nesse tipo de suporte. Agora, é só escolher qual o melhor transbike para você, respeitar as regras e ser feliz.
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sábado, 28 de janeiro de 2023

Cubos Absolute Prime Boost para MTB agora podem ser comprados avulso

Cubo Absolute Prime Boost traseiro | Foto: Isapa/Divulgação
Ciclistas terão melhor custo benefício para montar rodas de alto desempenho | Foto: Isapa/Divulgação


A partir de 2023, os cubos Absolute Prime Boost para MTB também podem ser comprados de forma avulsa para melhorar o custo benefício do ciclista que quiser montar uma roda de alto desempenho, foi o que divulgou a Absolute Bike na quinta-feira (26 de janeiro).

No início de 2022, a Absolute Bike apresentou no Brasil suas novas rodas Absolute Prime Boost, modelo topo de linha para MTB, montadas com aros de 26mm de largura interna e emendas soldadas, e cubos de alto desempenho. Com 6 "macaquinhos" no freehub, esta roda chegou ao mercado com engates super rápidos e precisos assim que o ciclista começa a pedalar, elevando o controle da bike nas subidas mais técnicas e acelerações.

A novidade é que agora os cubos podem ser adquiridos pelos ciclistas de forma avulsa. Dessa forma, a Absolute possibilita ao biker a facilidade para montar uma roda de alto desempenho com melhor custo benefício.

Os cubos Absolute Prime Boost são compatíveis com eixos passantes 15x110mm na dianteira e 12x148mm na traseira, e estão disponíveis nas versões 28 e 32 furos. Os cubos contam com núcleos no padrão HG (comum) mas, para ampliar as possibilidades de montagem, estão disponíveis de forma avulsa os núcleos nos padrões Shimano Micro Spline e SRAM XD, para cassetes de 12 velocidades.

Baixo peso e alta resistência


Para mover menos o ponteiro da balança, algo fundamental para quem deseja montar uma roda para treinos e competições de XCO, XCM, ou até mesmo para Trail e Enduro, os novos cubos Absolute Prime Boost usam e abusam do alumínio, que está presente não só no corpo dos cubos e da roda livre, mas também nos eixos, que são superdimensionados para aumentar a resistência.

Cubos Absolute Prime Boost | Foto: Isapa/Divulgação
Cubos Absolute Prime Boost | Foto: Isapa/Divulgação


Com isso, o peso do cubo dianteiro é de apenas 208g, com o traseiro pesando 312g com o freehub Shimano HG, 305g com o XD e 310g com o Micro Spline.

Para oferecer muitos quilômetros de uso sem preocupações, ele é montado com rolamentos selados de inox de alta qualidade. Inclusive, o núcleo é apoiado por três rolamentos, e não apenas dois como em muitos outros cubos. Assim, o freehub fica mais bem apoiado, otimizando a transmissão de energia da pedalada e, também, a durabilidade do conjunto. 

Outro segredo deste projeto é a utilização de um mecanismo de trava com seis "macaquinhos", o dobro dos cubos mais comuns, o que aumenta consideravelmente a velocidade de engate da relação. Além disso, cada um deles é feito em inox com três pontos de engate, que aumentam a superfície de contato entre o macaquinho e o corpo do cubo, criando uma interação mais sólida entre os componentes. Assim, a relação transmite imediatamente a força do ciclista para as rodas, permitindo acelerações rápidas e mais facilidade na hora de superar obstáculos técnicos.
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sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Peter Sagan anuncia aposentadoria em 2023 e foco no MTB para Jogos Olímpicos de Paris

Peter Sagan | Foto: TotalEnergies/Divulgação
Peter Sagan deixa ciclismo de estrada e vai encerrar carreira no MTB | Foto: TotalEnergies/Divulgação


No dia de seu aniversário de 33 anos, Peter Sagan anunciou que 2023 será sua última temporada como ciclista profissional de estrada e declarou que pretende uma vaga para disputar a prova de MTB nos Jogos Olímpicos de Paris. "Nunca foi meu sonho competir ou ser ciclista profissional até os 40 ou 50 anos", disse o eslovaco.

O anúncio foi feito por Peter Sagan em uma coletiva durante um dia de descanso da Vuelta a San Juan, na Argentina.

"Gostaria de dizer que chegou o momento. Decidi que gostaria de terminar esta temporada como piloto nas corridas do WorldTour. Eu quero me preparar para os Jogos Olímpicos de mountain bike", declarou Peter Sagan.

Peter Sagan está na segunda temporada de um contrato de dois anos com a TotalEnergies. O ciclista comunicou que fará um programa de corridas em 2023, incluindo as Clássicas de Primavera e o Tour de France, seus principais objetivos para este ano.

Profissional desde 2011, Peter Sagan coleciona 121 vitórias na carreira, incluindo o Tour de Flandres, Paris-Roubaix e três títulos mundiais consecutivos, de 2015 a 2017. O eslovaco também detém o recorde de sete vezes campeão por pontos do Tour de France, a mítica camisa verde.
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Novo amortecedor traseiro Manitou Mara chega ao Brasil

Manitou Mara chega ao Brasil | Foto: Isapa/Divulgação
Shock traseiro Manitou Mara é importado e distribuído pela Isapa | Foto: Isapa/Divulgação


Com nome baseado em uma divindade budista, o Manitou Mara é um amortecedor traseiro para mountain bikes que chega ao Brasil pela primeira vez. O componente é importado e distribuído exclusivamente pela Isapa.

O amortecedor traseiro Manitou Mara aposta em um desenho inteligente para unir dois quesitos: amplitude de opções de ajuste e simplicidade de manutenção.

O shock traseiro é feito em alumínio 7050, com um peso de apenas 275g no tamanho 165mm e, para garantir um ótimo funcionamento em diferentes bikes, compartilha diversas soluções técnicas com o seu irmão maior, o Mara Pro, versão indicada para bikes de enduro, porém com um desenho mais compacto e ajustes mais voltados para bikes de cross-country e trail.

Importado nos tamanhos 165x38mm e 210x50mm, o Manitou Mara é compatível, por exemplo, com as bikes Oggi Cattura Sport (165mm para modelos até 2022 e 210mm para modelos 2023) e Oggi Cattura Pro T-20 desde o lançamento.

Por serem bastante comuns, além dos modelos da Oggi, estas dimensões também são compatíveis com diversas outras bicicletas do mercado.

Sistema IPA de compressão


Para funcionar em diferentes condições de trilha e estilos de pilotagem, o Manitou Mara aposta em um sistema de ajuste de compressão chamado IPA (Incremental Platform Adjust), que utiliza dois circuitos independentes para controlar com precisão os movimentos da suspensão traseira, oferecendo uma grande amplitude de ajustes.

Controlado por uma alavanca externa, o Mara conta com quatro posições, indo do party (festa em inglês), indicado para as descidas esburacadas e rock gardens, até o work (trabalho em inglês), que cria uma plataforma bem mais firme, ideal para sprints em subidas, com duas outras posições intermediárias, que devem satisfazer o mountain biker mais exigente.

Amortecedor traseiro Manitou Mara | Foto: Isapa/Divulgação
Manitou Mara | Foto: Isapa/Divulgação


O Manitou Mara também possui controle externo de retorno. Mais uma vez, o segredo para o bom funcionamento está no duplo circuito de óleo, com uma metade ficando responsável pelo retorno de baixa velocidade e pelo ajuste fino, e a outra controlando o retorno de alta velocidade.

Progressividade ajustável


O Manitou Mara também possui controle externo de retorno. Mais uma vez, o segredo para o bom funcionamento está no duplo circuito de óleo, com uma metade ficando responsável pelo retorno de baixa velocidade e pelo ajuste fino, e a outra controlando o retorno de alta velocidade.

Mas, além desta regulagem básica, o modelo ainda pode ter o volume da câmara de ar reduzido com o uso de espaçadores.

Com isso, é possível ajustar a curva de progressão do amortecedor, para que ele se ajuste melhor ao sistema de suspensão da sua bike, e também com o seu estilo de pilotagem. Com mais espaçadores, a curva torna-se mais progressiva, reduzindo as chances de chegar ao fim do curso. Retirando-se espaçadores, o amortecedor vai trabalhar de maneira mais linear. 

Este tipo de ajuste amplia ainda mais as possibilidades de encontrar um acerto ideal para o estilo de pilotagem de cada ciclista. 

Simplicidade de manutenção e alta durabilidade


Facilitar a vida de quem vai desmontar garfos e suspensões para fazer manutenção é uma das marcas registradas da Manitou, com essa característica estendendo-se ao Mara. Além disso, o acabamento anodizado duro de padrão militar e o uso de vedações de teflon proporcionam alta durabilidade e um funcionamento suave, com ótima leitura de terreno.
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MAVIC fornece rodas para Sense e Swift na temporada 2023

MAVIC oferecerá também oferecerá suporte aos ciclistas da Sense e Swift | Foto: Divulgação
15 atletas da S2 Indústria da Bicicleta contarão com suporte da MAVIC | Foto: Divulgação


Para a temporada de 2023, a marca francesa MAVIC fornecerá rodas e dará suporte aos atletas de alto rendimento da S2 Indústria da Bicicleta, composta pelas equipes MTB XC Sense Factory Racing e Swift Carbon Pro Cycling Team UCI Continental.

Ao todo, serão 15 ciclistas de alto rendimento da S2 atendimentos pelas rodas da MAVIC, conhecidas por sua qualidade, durabilidade e desempenho.

"Temos o prazer de anunciar que formamos uma nova parceria com a S2 Indústria da Bicicleta, um dos principais fabricantes de bikes de alta qualidade. Esta emocionante colaboração marca a primeira vez que a S2 Bikes usará nossas rodas Mavic, e não poderíamos estar mais entusiasmados por trabalhar com uma empresa tão respeitável e inovadora", comenta Jean Christophe Braquenier, Gerente da Mavic Brasil.

Jean também destacou o compromisso da MAVIC em garantir assistência técnica de qualidade  e suporte aos atletas da Sense e da Swift que, pela primeira vez, estão utilizando as rodas da fabricante francesa.

"É uma relação comercial que não se limita apenas a vender nosso produto para um fabricante de bicicletas. É o nosso compromisso de assegurar com excelência uma  assistência técnica e garantia aos nossos clientes. A Sense e a Swift são marcas sérias e ambiciosas não só para o Brasil, mas também para a América Latina e  Europa. Nosso principal objetivo é mostrar aos nossos clientes no Brasil que a Mavic é a melhor marca de rodas que ele pode encontrar no mercado", acrescenta Jean.

Os atletas da Sense e da Swift já estão utilizando as rodas da MAVIC modelos Crossmax Ultimate 25, para MTB, e Cosmic SLR45 de carbono, para estrada. Além da parceira esportiva entre franceses e brasileiros, a cooperação entre as marcas vai beneficiar os ciclistas do Brasil e consumidores internacionais, que passam a ter a chance de adquirir bikes Sense equipadas com rodas MAVIC.

"Quem é apaixonado por ciclismo sabe da importância e relevância da Mavic no Mundo. A marca francesa sempre apoiou as maiores provas - como o Tour de France - equipou os melhores campeões de ciclismo em todas as categorias e hoje é um ícone histórico como marca de rodas! Na S2, nós prezamos por produtos de alta tecnologia e qualidade, por isso a escolha da Mavic foi óbvia! Estamos orgulhosos desta forte parceria que se inicia de muita paixão para levar a Mavic no alto do pódio nos quatros cantos do globo, deixando um grande legado no Brasil", comenta Pierre de Tarde, CEO da S2 Indústria da Bicicleta.

Fundada em 1889, a MAVIC (Manufacture d’Articles Vélocipédiques Idoux et Chanel) desenvolve desde então componentes de alta tecnologia para ciclismo, como rodas, vestuário e acessórios.

Equipamentos e atletas da S2


Os atletas da S2 têm à disposição vários pares de rodas Mavic. Para treinar, a escolha são por rodas feitas de alumínio, já para competir, a opção é feita por aros de fibra de carbono. 

“Para a equipe Sense MTB, disponibilizamos rodas Mavic Crossmax Ultimate 25 para corrida e a Crossmax SLS para treinamento. Todos os conjuntos estão abaixo de 1.500 gramas de peso total. Para os atletas da equipe de estrada Swift, eles contam com rodas Mavic Ksyrium SL (alumínio) e rodas Mavic Cosmic SLR45 de carbono. Ainda na temporada 2023, entregaremos um modelo especialmente feito para a equipe Swift: uma roda lenticular que será usada para as corridas de contrarrelógio (Time Trial)”, revela Jean.

O time Sense Factory Racing 2023 conta com o seguinte elenco:


Giuliana Morgen
Rubens Donizete Valeriano
Luiz Henrique Cocuzzi
Leonardo de Castro Filho
Marcela Lima

Equipe Swift Carbon Pro Cycling Brasil:


Alessandro Guimarães
Caio Godoy
João Pedro Rossi
Kácio Freitas
Lauro Chamam
Magno Nazaret
Otávio Augusto Gonzeli
Pierre de Tarde
Rafael Augusto Braga
Vitor Pompeu

"A colaboração com a S2 é uma prova da confiança que os principais fabricantes têm em nossos produtos, e estamos ansiosos para ver os resultados desta parceria nas competições", adiciona Andre Piva, Gerente de Marketing da PROPARTS, marca que representa a Mavic no Brasil.
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quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

População pode opinar sobre equipamentos obrigatórios das bicicletas



A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) disponibilizou a minuta de resolução de equipamentos obrigatórios das bicicletas para que a população opinar. O texto, liberado em para consulta em 26 de dezembro de 2022, fica disponível até o início de fevereiro.

A consulta considera a proposta de revogação da Resolução 912/2022 do Contran e cria uma resolução específica para os equipamentos obrigatórios das bicicletas. Na determinação vigente, as bikes estão enquadradas junto com toda a frota de veículos em circulação.

Via de regra, a minuta considera como obrigatórios os mesmos itens da resolução que está em vigor atualmente. O texto indica que estão isentas apenas as bicicletas com aro inferior a 20 polegadas e outras apenas quando estiverem em competição.

De acordo com a minuta de resolução de equipamentos obrigatórios das bicicletas proposta pelo Contran e pela resolução que está em vigor atualmente, espelho retrovisor do lado esquerdo, campainha e sinalização noturna devem estar presentes nas bikes.

A minuta de resolução de equipamentos obrigatórios das bicicletas fica disponível para que o público possa opinar até o dia 9 de fevereiro de 2023 por meio do site da plataforma de participação social Participa + Brasil. É importante que o maior número de ciclistas acesse o conteúdo para deixar seus comentários com opiniões e criticas à minuta.

Uma vez aprovado, o texto tem deve entrar em vigor no dia 1º de março de 2023.
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Nairo Quintana desmente rumores sobre aposentadoria

Nairo Quintana desmente rumores sobre aposentadoria | Foto: reprodução / redes sociais
Quintana está sem equipe desde Tour de France de 2022 | Foto: Facebook de Nairo Quintana


O ciclista colombiano Nairo Quintana convocou uma coletiva de imprensa para desmentir rumores sobre sua aposentadoria neste ano. Aos jornalistas, nesta quarta-feira (25), o atleta declarou que está "em boa forma para continuar".

Durante a coletiva de imprensa realizada em Bogotá (Colômbia), Nairo Quintana leu um texto preparado por ele mesmo e desmentiu as informações que apontavam para o final de sua carreira. Os rumores circulavam em diversas mídias especializadas em ciclismo desde que o atleta ficou sem equipe há quatro meses.

Nairo Quintana teve seu contrato com a Arkéa Samsic rescindo após ter sido desclassificado do Tour de France de 2022 por uso de Tramadol, um analgésico banido pela UCI, mas que não é considerado dopante pela Organização Mundial Antidoping (WADA).

"Devido aos acontecimentos dos últimos meses, é inegável o ambiente estranho e a inexplicável muralha que se levantou. Mas sigo. Sou um ciclista que está acostumado à chuva, ao frio, ao calor, às quedas e aos arranhões, mas também a levantar-me e continuar a pedalar", disse Nairo Quintana.

Aos 32 anos, o colombiano destacou que é um "ciclista honesto e sempre respeitou o jogo limpo". Nairo Quintana lembrou ainda que luta e sacrifício são caminhos que conhece bem.

"Vou seguir batalhando para competir, continuar sobre a bicicleta até onde meu corpo e minha mente resistam", declarou Nairo Quintana.
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quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Aplicativo da CIMTB reúne informações sobre as provas

App da CIMTB está disponível para download | Imagem: Divulgação


A temporada de 2023 da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB) vai contar com um aplicativo que reúne informações sobre as provas para o público que acompanha a competição. Lançado no ano passado, o serviço continuará disponível.

Com o app da CIMTB, atletas e fãs têm acesso as principais informações como: inscrições, cronometragem ao vivo, resultados das provas, hotéis parceiros, regulamento, podcast, programação de corridas e shows, datas e informações das próximas etapas, notícias e outros temas pertinentes ao evento.

As competições do calendário da CIMTB para 2023 começam entre os dias 14 a 16 de abril, em Araxá (MG). A etapa comemora 20 com a promessa de grandes emoções para os apaixonados por MTB. Serão três provas para a elite: XCO, XCC e XCO Hors Class. Em seguida, será a vez de Nova Lima (MG) estrelar no circuito entre os dias 23 e 25 de junho. Taubaté (SP), de 25 a 27 de agosto e Congonhas, de 22 a 24 de setembro, encerram a temporada deste ano.

Todas as quatro etapas da CIMTB de 2023 vão contar com a tradicional maratona (XCM), garantindo que todos os níveis de atletas possam participar da competição.

O app da CIMTB está disponível e pode ser baixado tanto para iOS quanto para Android. Quem preferir também pode fazer o download gratuito direto do site Fábrica de Aplicativos.
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Strava anuncia compra do FATMAP e vai incluir mapas 3D em alta resolução

Strava dará salto de qualidade com mapas 3D em alta resolução | Foto: Divulgação


O Strava anunciou a compra do FATMAP, uma plataforma de mapas 3D em alta resolução que será incorporada ao aplicativo de rastreamento de exercícios físicos mais famoso do mundo que incorpora recursos de redes sociais. A partir de agora, o app passará a contar com funções novas e exclusivas.

A aquisição faz parte do investimento contínuo da Strava para oferecer a melhor experiência digital da categoria para pessoas que estão se esforçando por um estilo de vida ativo. O FATMAP construiu uma tecnologia de mapeamento 3D global exclusiva que será habilitada em todos os serviços da Strava, capacitando os indivíduos ativos a descobrir e planejar de forma holística uma experiência ao ar livre com guias locais, pontos de interesse e informações de segurança com curadoria.

"Em 2022, quase 10 milhões de rotas foram salvas e recomendadas por indivíduos ativos em todo o mundo na Strava. Mapas e ferramentas são desbloqueios poderosos para agregar valor diário e motivar nossa comunidade ativa", disse Michael Horvath, CEO e cofundador da Strava. "Temos uma visão compartilhada com o FATMAP para inspirar mais pessoas a se movimentarem, capacitando elas a descobrir e vivenciar a alegria do ar livre. Para nós, a oportunidade de reimaginar o propósito dos mapas e como eles inspiram a exploração é uma vantagem excepcional para uma experiência diferenciada ao ar livre".

A plataforma FATMAP foi criada há uma década e é hoje uma referência para praticantes de esportes ao ar livre que realizam suas atividades em montanhas e zonas onde os mapas convecionais que a maioria dos aplicativos utiliza não chega com definição. Nestes 10 anos, o FATMAP trabalhou com várias empresas de satélites aeroespaciais para obter imagens de alta resolução que são utilizadas, por exemplo, em estações de esqui.

FATMAP, considerado como o Google Maps para esportes ao ar livre, conta com 1,6 milhão de usuários registrados e até agora oferece uma assinatura premium anual que desbloqueia algumas funções de sua opção gratuita. 

No momento, ambas as plataformas seguirão trabalhando de maneira independente, mas o Strava espera integrar suas funções nos próximos meses e deixar para o futura a decisão sobre o Fatmap seguir funcionando também de maneira independente.

Os detalhes sobre os termos da aquisição não foram divulgadas, mas é nítido que com esta compra o Strava vai economizar anos de desenvolvimento em tecnologia semelhante e pode liderar o setor de mapas em alta resolução que funcionam para quase todos os esportes ao ar livre

Nenhuma informação sobre o acordo de aquisição do FATMAP foi divulgada, mas com esta compra, o Strava economiza anos de desenvolvimento em tecnologia semelhante e pode liderar o caminho em mapas de alta resolução que funcionam para quase todos os esportes ao ar livre.

A integração do FATMAP no Strava será total a partir de 2023. Tanto os usuários gratuitos quanto os premium poderão fazer uso das novas funções.
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Projeto que incentiva prática do ciclismo está parado na Câmara dos Deputados

Projeto está parado na Câmara desde novembro | Foto: PublicDomainPictures / Pixabay
Projeto está parado na Câmara desde novembro | Foto: PublicDomainPictures / Pixabay


O Projeto de Lei 3568/19, que incentiva a prática do ciclismo e promove a integração de modais no transporte urbano esta com tramitação parada na Câmara dos Deputados e aguardando a designação de um relator na Comissão de Constituição de Justiça e de Cidadania.

De autoria da senadora Leila Barros (PDT-DF), "o projeto tem por objetivo promover o desenvolvimento do ciclismo como forma de transporte individual e a integração de todos os modais de transporte urbano para garantir efetiva  mobilidade na cidade".

Já aprovado no Senado, o Projeto de Lei 3568/19 foi encaminhado à Câmara dos Deputados em abril de 2022. Em novembro do mesmo ano, o texto que incentiva a prática do ciclismo foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano e desde então segue parada aguardando o relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O texto do Projeto de Lei 3568/19 propõe alterações no Estatuto da Cidade (Lei 10257/01), que regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal, tem três objetivos: 1) melhorar o planejamento urbano por meio de mobilidade e transporte; 2) obrigar que no planejamento urbano das cidades haja integração dos modais automotor, ferroviário, metroviário e cicloviário; e 3) maior participação da sociedade na implantação de ciclovias, ciclofaixas e bicicletários.
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terça-feira, 24 de janeiro de 2023

UCI tem novas regras para MTB na temporada de 2023

UCI com novas regras para o MTB | Foto: Davi Corrêa
Novas regras da UCI começam a valer em 2023 | Foto: Davi Corrêa


Para a temporada de 2023, a UCI preparou uma série de mudanças nas e implantou novas regras nas provas de MTB. Algumas alterações são leves e outras são maiores e podem afetar competições que acontecem no Brasil.

Entre as mudanças da UCI para a temporada 2023 de MTB, é a liberação do uso de rádios de comunicação entre os ciclistas e suas equipes nas etapas de Copa do Mundo ou sob autorização da entidade máxima do esporte.

O uso dos rádios de comunicação já presente nas provas de estrada há anos. Com as mudanças da UCI, o dispositivo chega ao MTB devido à entrada das provas de XCM na programação da Copa do Mundo. Acredita-se que no MTB o aparelho terá uma função mais prática e menos estratégica, ao contrário do que ocorre no ciclismo de estrada.

A adição dos Sub-23 em mais eventos do calendário para o ano de 2023 também é um dos destaques das mudanças apresentadas pela UCI para o MTB. Agora os ciclistas dessa categoria vão ter provas de XCC para disputar, o que vai dar a eles mais oportunidades e exposição na mídia. E mais, a partir de 2024 haverá XCC da categoria Sub-23 no Campeonato Mundial de MTB.

Mudanças podem impactar MTB no Brasil


O Brasil também deve ser impactado pelas mudanças apresentadas pela UCI para o MTB. A entidade estipulou novas regras para provas Hors Class (HC), que garante muitos pontos aos ciclistas.

Com as novas regras da UCI, é necessário ter ao menos 8 ciclistas do Top 50 Ranking UCI de cada gênero. Somado a isso, o incremento de 5 para 10 nações estrangeiras presentes no evento. Essa novidade deixa o processo mais difícil para a realização de provas com pontuação Hors Class.

Um adendo é que também haverá a necessidade dos três anos anteriores terem sido Hors Class e os ciclistas Sub-23 correndo na categoria própria destinada a eles, o que geralmente não ocorre no Brasil.

E há ainda mais mudanças e novas regras da UCI para o MTB. Resta aguardar o início da temporada para avaliar se as novidades serão boas ou prejudiciais ao esporte.
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Equipe Trek Factory Racing fecha com Pirelli para provas de MTB

Jolanda Neff já deu boas-vindas à Pirelli | Foto: Divulgação / Trek Factory Racing


A Trek Factory Racing agora conta com a parceria da Pirelli para as disciplinas de MTB, algo que já acontece na Trek-Segafredo. A partir de agora, e pelos próximos três anos, a marca italiana fornecerá pneus para as equipes de XC, enduro e downhill do time.

A partir desta temporada, a equipe de XC da Trek Factory Racing correrá com os pneus da linha Scorpion XC da Pirelli. Enquanto isso, as equipes DH e Enduro vão utilizar os novos pneus Scorpion DH e Enduro da fabricante para os desafios mais ferozes da recém-criada UCI MTB World Series.

"Não poderíamos estar mais entusiasmados com o fato de as equipes de mountain bike da Trek Factory Racing trabalharem com a Pirelli", disse Tim Vanderjeugd, diretor global de marketing esportivo da Trek. "Vimos em primeira mão quanta paixão, cuidado e atenção a Pirelli dedica ao desempenho nas corridas por meio de sua parceria com a Trek-Segafredo. Expandir essa parceria para incluir as equipes da Trek Factory Racing foi uma decisão fácil". 

Tim ainda declarou que a Trek Factory Racing está ansiosa para "ajudar a Pirelli a impulsionar seus produtos enquanto eles nos ajudam a ter um desempenho de alto nível nos maiores palcos do mundo".

Ao fazer parceria com a Trek, a Pirelli terá acesso aos atletas Trek Factory Racing para avançar no desenvolvimento de seus pneus de mountain bike de alto desempenho por meio de um processo exaustivo de testes e feedback, que há muito é o modus operandi da Pirelli. A nova linha de pneus Scorpion da fabricante italiana será desenvolvida e produzida em uma nova fábrica em Bicocca.

"Esta nova fase demonstra o quanto estamos empenhados em sermos líderes no ciclismo competitivo, que também funciona como um laboratório a céu aberto para o desenvolvimento de produtos próprios. Ser capaz de trabalhar com os melhores atletas nos permite avançar continuamente o nível tecnológico de nossos pneus de ciclismo para que eles superem o padrão de qualidade e desempenho que os ciclistas profissionais precisam, mantendo a adaptabilidade e versatilidade que os ciclistas amadores desejam", disse Matteo Barbieri, chefe da Pirelli Cycling.

A Trek Factory Racing conta com alguns dos atletas de maior destaque do mundo em todas as três disciplinas, incluindo três ex-campeões mundiais de elite: Jolanda Neff (XC 2017, campeã olímpica em 2021), Evie Richards (XC 2021) e Reece Wilson (DH 2020). No ano passado, os ciclistas da Trek Factory Racing venceram sete corridas da Copa do Mundo ou Enduro World Series e acumularam sete campeonatos nacionais ou continentais.

Tal como acontece com a Trek-Segafredo, o logotipo da Pirelli também aparecerá no peito e na manga da camisa dos kits da equipe Trek Factory Racing.
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Conheça o Ciclo Jacutinga: 15 rotas para cicloturismo em Minas Gerais

Ciclo Jacutinga conta com 15 rotas para cicloturismo | Foto: Divulgação


Pessoas que gostam de estar em contato com a natureza e são apaixonadas por cicloturismo não podem deixar de conhecer o Ciclo Jacutinga, uma série de rotas sinalizadas que passa pelos principais pontos turísticos naturais de uma das regiões mais bonitas do Brasil.

O Ciclo Jacutinga conta com 678 km de rotas sinalizadas com roteiros autoguiados de cicloturismo. Ao todo, são 15 rotas circulares partindo da cidade de Santa Rita de Jacutinga (MG), na Serra da Mantiqueira.

Lançado há cerca de um ano, em janeiro de 2023 o Ciclo Jacutinga passa a contar com mais novidades para os ciclistas brasileiros: a Praça do Cicloturismo, no centro de Santa Rita, que conta com um totem ideal para as fotos de quem vai curtir a viagem e o passeio previsto para os meses de março e setembro.

A primeira edição do passeio de cicloturismo no Ciclo Jacutinga foi realizado pela prefeitura de Santa Rita em outubro de 2022 e contou com mais de 400 ciclistas. Esse evento é ideal para que gosta de festa pedal. Também vale ressaltar que os meses de março e setembro são os melhores para quem quer conhecer a cidade.

As novidades foram apresentadas oficialmente ao público durante o Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura 2022, o Abeta Summit, que aconteceu no início de dezembro, em São Paulo.

Sobre o ciclo roteiro do Ciclo Jacutinga


Idealizado por Gil Cunha, secretario de turismo de Santa Rita de Jacutinga, o Ciclo Jacutinga conta com 15 opções de rotas de cicloturismo sinalizadas para desbravar a região. A variedade de percursos atente aos diversos níveis de ciclistas.

Todas as rotas de cicloturismo do Ciclo Jacutinga são circulares com ponto de partida e chegada no centro da cidade de Santa Rita de Jacutinga, o que facilita a logística do passeio e cria uma vantagem muito grande para quem quer curtir a região com a família e amigos, mesmo aqueles que não são ciclistas.

O projeto Ciclo Jacutinga engloba os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, passando por sete municípios: Santa Rita de Jacutinga, Rio Preto, Passa Vinte, Bom Jardim de Minas, Valença, Barra do Piraí e Barra Mansa. Ao todo, são 678 km de trilhas e estradas de terra totalmente sinalizadas. Os percursos também contam com arquivos para navegação via GPS.

Além de estimular a economia e destacar a cultura local, o Ciclo Jacutinga permite explorar as belezas das regiões turísticas do Circuito Serras de Ibitipoca e do Vale do Café, com os percursos passando por por dez vilarejos e 15 cachoeiras - muitas delas são um convite para pequenas pausas no cicloturismo para um mergulho.

Ciclo Jacutinga proporciona cicloturismo e contato com natureza | Foto: Divulgação
Ciclo Jacutinga proporciona contato com natureza | Foto: Divulgação


De acordo com o Gil, as rotas do Ciclo Jacutinga foram idealizadas com a ajuda de ciclistas locais, que estão acostumados a pedalar na região. Assim, existem opções tanto para quem realmente deseja explorar a natureza e os limites do corpo, e também para quem quer fazer um passeio menos desafiador - a Ciclorrota do Pontilhão, por exemplo, tem apenas 14.3Km, com pouco mais de 550 metros de desnível vertical, mas apresenta para o turista paisagens realmente de tirar o fôlego.

Estrutura turística e atrações do Ciclo Jacutinga


Com uma área total de 437mil km² e encravada entre belas montanhas, Santa Rita de Jacutinga é agraciada com dezenas de cachoeiras, comunidades rurais, mirantes, trilhas, rios e estradas de terra. Por isso, a região é muito interessante não só para quem pedala, mas também para quem deseja praticar outras modalidades do ecoturismo. 

O município conta com uma ótima estrutura hoteleira e de alimentação, sempre com a deliciosa culinária mineira. Além disso, a cidade possui atrações como a Igreja Matriz, a Igreja do Alto e fazendas de café que já serviram de cenário para filmes e novelas. 

Localizada basicamente entre as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, Santa Rita de Jacutinga pode ser facilmente acessada, com ligação direta com a Presidente Dutra e com a BR-040.

Quem quiser conhecer mais sobre o Ciclo Jacutinga ou estiver em busca de mais informações, vale a pena acessar o site oficial deles: ciclojacutinga.com.

Fotos: Divulgação
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Venda de bicicletas teve queda de 35% em 2022, aponta levantamento

Venda de bicicletas teve queda em 2022 | Foto: Davi Corrêa /  Foto e Bike
Levantamento da Aliança Bike apontou recuo na venda de bikes | Foto: Davi Corrêa / Foto e Bike


Um levantamento feito pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) com lojistas do Brasil apontou uma queda de 35% no número de vendas de bicicletas no país no ano de 2022.

De acordo com a Aliança Bike, as vendas da bicicletas de entrada foram as que tiveram maior queda no número de vendas. Já as bikes de valor mais elevado e as importadas sofreram menos, apesar de também registram decréscimo.

O vice-presidente da Aliança Bike, Rodrigo Coelho, explica que o resultado da pesquisa retrata bem a situação atual do mercado brasileiro de bicicletas. "Pode-se dizer que esse decréscimo de vendas era até esperado, por conta da alta recorde que tivemos nos dois anos anteriores", conta.

"Ainda estamos vivendo um momento em que o mercado está retraído, mas a tendência é melhorar, já que é como o mercado funciona. A hora é de trabalhar com inteligência, manter o mercado abastecido e gerir os estoques para que as vendas retomem um viés de alta", complementa Rodrigo.

O cenário do mercado em 2022 levou as de vendas de bicicletas para o mesmo patamar do período pré-pandemia. Ao avaliar, por exemplo, o ano de 2020 (auge do período pandêmico), as vendas de bikes bateram recorde no Brasil, superando do o crescimento do ano anterior. A situação em 2021 continuou positiva, apenas com um recuo de 2%.

Saturação do mercado e medo do endividamento são causas principais


De acordo com a Aliança Bike, os lojistas entrevistados indicaram que três fatores atuando em conjunto são os principais responsáveis pela redução nas vendas de bicicletas novas e usadas no Brasil.

O primeiro deles é a saturação do mercado com bicicletas usadas, adquiridas durante a pandemia, e que agora estão sendo vendidas pelos próprios ciclistas. Isso porque, com as medidas de distanciamento social adotadas, muitos optaram pela bike como forma de manter uma atividade física ao ar livre, ou mesmo para fugir do transporte público, situação que não se sustentou com o retorno à "normalidade".

Além disso, a queda do consumo familiar por conta da atual crise econômica também é apontada como uma das principais causas da atual situação do mercado. Por fim, a elevação da taxa SELIC para conter a inflação gerou um receio de endividamento e falta de disponibilidade de crédito, afetando diretamente a venda de bicicletas de gama mais elevada. 

"Em 2020, os lojistas que tinham bicicletas venderam bem, já que na pandemia a bike tornou-se uma opção de exercício ao ar livre, gerando uma explosão de consumo. Chegando em 2021, a falta de componentes gerou atrasos nas linhas de produção, e por isso vendemos menos do que poderíamos. Além disso, muita gente que comprou bike no ano anterior, mas não se manteve no esporte, acabou colocando o equipamento para vender por conta própria, e isso dificultou o trabalho dos lojistas", explicou Adriana Costa, proprietária da Sports Indaia Bike Shop, loja de Indaiatuba, São Paulo, que já está no mercado há 12 anos. 

"Já 2022 não foi ruim, mas também não dá para considerar um ano bom. Muitos eventos tiraram a atenção, como a Copa do Mundo e as eleições. Imagino que 2023 será um ano desafiador. Em minha loja não faremos grandes compras para não nos endividarmos", complementou. 
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